Notícias

Gethal ganha horta comunitária


Já fizemos o pedido, diretamente ao prefeito Antonio Ceron, de 80 hortas comunitárias
— , anuncia o secretário Uncini
Gethal ganha horta comunitária Fotos:Marcelo Pakinha

No início da tarde desta quarta-feira (13), o secretário da Agricultura e Pesca, Osvaldo Uncini, juntamente com o diretor administrativo da pasta, Ozair Coelho de Souza, e o presidente da Associação de Moradores, Aldori Wolff, participaram do ato de inauguração da horta comunitária do bairro Gethal, localizada em área anexa ao Posto de Saúde.

Esta é a segunda horta comunitária entregue oficialmente à comunidade, neste ano, a primeira delas na Vila Esperança, entre os bairros Tributo e Guarujá. Outras cinco hortas já estão praticamente prontas e logo também serão inauguradas. “A prefeitura entrega a horta pronta para que as associações de moradores e as escolas prossigam com o devido cultivo e façam um bom aproveitamento dos produtos ali cultivados. Antes disso é feita reunião entre a equipe técnica e administrativa da Agricultura, as lideranças comunitárias e moradores, para as devidas explicações técnicas e para se falar sobre os objetivos do projeto Colheita Feliz”, fala o Uncini.

O secretário disse que as hortas que serão implantadas nas escolas servirão para que os alunos desenvolvam a prática do cultivo de hortaliças, temperos e plantas medicinais. “A ideia é entregar o cultivo para grupos de estudantes, cada qual cuidando de um canteiro e ao final promover a premiação para os melhores trabalhos realizados”, revela Uncini.

Geralmente, nas hortas comunitárias são cultivadas várias espécies de hortaliças: cenoura, repolho, alface, almeirão, rúcula, beterraba, couve manteiga, espinafre, bem como temperos (cebolinha, salsa, alho poró) e plantas medicinais (alecrim, cidró e sálvia entre outras).

Ozair Coelho disse que já estão prontas, e também serão entregues aos cuidados da comunidade, as hortas comunitárias do bairro da Bates (junto à Asdef), do Pisani (no CAPS II), do Caravággio (junto à ALAM), no Guarujá (no Abrigo Menino Deus) e no bairro Vista Alegre (no CEIM Madalena Largura).

Horta da Vila Esperança

A primeira horta inaugurada pela Secretaria da Agricultura e Pesca, na Vila Esperança, está sendo cultivada e os produtos aproveitados para a Cozinha Comunitária, onde são servidas diariamente 120 refeições. “Já fizemos o pedido, diretamente ao prefeito Antonio Ceron, de 80 hortas comunitárias”, anuncia Uncini.

O projeto Colheita Feliz tem como meta contemplar os bairros com maior concentração de famílias de baixa renda.