Notícias

Museu Histórico Thiago de Castro
Grupo do Asilo Vicentino visita Museu e recebe histórias, música e teatro


Foi uma tarde bem diferente para 20 idosos
Grupo do Asilo Vicentino visita Museu e recebe histórias, música e teatro Fotos: Fabrício Furtado

A tarde da terça-feira (14 de novembro) foi especial para um grupo de 20 idosos do Asilo São Vicente. Eles tiveram a oportunidade de participar de uma visita guiada ao Museu Histórico Thiago de Castro (MTC), e lá encontraram uma recepção diferente. Desde o início de 2017, a proposta dos colaboradores do MTC é a de fazer a transmissão de conhecimentos de forma alternativa, através do ludismo (relativo a lúdico), da música, do teatro e da troca de experiências.

Segundo o coordenador do Museu, Ader Godoy, a mudança está na maneira de como contar a história de Lages e região. “Nós transformamos a visita em teatro e música, desta forma conseguimos atrair mais a atenção dos visitantes, fixando ainda mais a história que o museu guarda”, comenta.

Para a assistente social do Asilo Vicentino, Rochele Gewehr, a integração dos idosos na sociedade é o grande ganho dos passeios em locais como o Museu Thiago de Castro. “As visitas os transformam, quando voltam para o Asilo depois das atividades externas, tudo melhora. O astral muda e a saúde tem ganhos incríveis”, diz.

Na visita desta terça-feira foi apresentada a esquete “Casos e Causos”, e o cantor e compositor Paulinho Guazzelli, que também trabalha no MTC, com sua gaita contou de forma musicada a história dos objetos e documentos expostos pelo Museu. Para agendar uma visita guiada ao Museu Thiago de Castro basta entrar em contato pelo telefone 3224-7425. 

Galeria