Notícias

Lages terá o Centro Dia do Idoso


Este equipamento terá uma equipe técnica completa formada para o atendimento aos idosos com graus de dependência de natureza física e cognitiva controlada que não tenham condições de permanecerem sozinhos em seus domicílios
Lages terá o Centro Dia do Idoso Fotos: Divulgação e Toninho Vieira

Uma obra muito esperada em Lages na área da assistência social está prestes a sair do papel. O secretário municipal da Assistência Social e Habitação, Samuel Ramos confirmou que o Governo do Estado lançou oficialmente nesta quarta-feira, dia 6 de dezembro, o edital de licitação para a contratação da empresa responsável por construir o Centro Dia do Idoso.  

Este equipamento terá uma equipe técnica completa formada para o atendimento aos idosos com graus de dependência de natureza física e cognitiva controlada que não tenham condições de permanecer sozinhos em seus domicílios, necessitados de cuidados assistenciais e de saúde, que estejam com violações de direitos, extrema pobreza ou vulnerabilidade social.

O edital especifica que a entrega dos envelopes das empresas interessadas na obra será até as 14 horas do dia 21 de dezembro, na sede da Secretaria de Estado da Assistência Social, em Florianópolis.

Centro Dia do Idoso será construído no bairro Centenário

O Centro Dia do Idoso estará localizado no bairro Centenário, em área anexa ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras II), ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas II) e da Unidade Básica de Saúde do bairro. O investimento será de R$ 1,3 milhão.

A nova estrutura terá 749,58 metros quadrados de área construída com diversos ambientes para a realização das atividades de interação, integração e atendimento técnico para 50 idosos.

“O diferencial é que nossa equipe irá trabalhar também com a família destes idosos, realizando um serviço de qualidade no vínculo familiar dos usuários deste equipamento”, diz o secretário.

No cronograma do Governo do Estado estão previstas as construções de cinco Centros Dia do Idoso em Santa Catarina. Lages será a segunda cidade contemplada neste pacote de obras.

Política pública de atendimento ao idoso

Com o início das obras do Centro Dia do Idoso, o município de Lages intensifica a execução de políticas públicas à pessoa idosa. Isso porque, no mês de outubro, o prefeito Antonio Ceron inaugurou o Centro de Convivência do Idoso, no bairro Várzea. Este equipamento se difere do Centro Dia, pois realiza um trabalho de prevenção à quebra de direitos dos idosos.

No Centro de Convivência são oferecidas inúmeras atividades gratuitamente, realizadas pela Assistência Social e Habitação, em parceria com as secretarias de Educação, Saúde, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Agricultura e Fundação Cultural.

Entre os trabalhos desenvolvidos estão contação de histórias, pintura e desenho, xadrez, danças (vários ritmos), aulas de canto, trabalhos manuais, curso de cabeleireiro e de maquiagem, artesanato, ginástica (projeto Vida Ativa), horta comunitária do projeto Colheita Feliz, atendimento médico e fisioterapia (parceria com as universidades).A capacidade de atendimento do local é para 500 idosos.

Galeria