Notícias

Técnicos campeões abrem o ciclo de palestras da Copa Brasil de Voleibol Feminino


O Seminário Interdisciplinar de Voleibol acontece nesta quarta (17) e quinta-feira (18) no auditório da ACIL
Técnicos campeões abrem o ciclo de palestras da Copa Brasil de Voleibol Feminino Fotos Marcelo Pakinha

Além dos jogos da semifinal da Copa Brasil de Voleibol Feminino, outro evento já está mobilizando atletas, profissionais, estudantes de Lages e até de outras cidades.

Um deles é o funcionário público Leandro Augusto da Costa. Formado em Educação Física e coordenador do projeto Escolinha Dom Bosco, em Vacaria (RS), ele veio a Lages para acompanhar os jogos da Copa e participar do seminário.

“Fui atleta e sei que esses grandes treinadores também passaram pela base, por isso quero ouvi-los para poder levar esse conhecimento para a formação dos nossos atletas”.

A professora de Educação Física e jogadora da equipe de Caçador, Ana Paula Pereira, também fez a inscrição para o seminário.

“É uma oportunidade incrível. E a gente percebe o quanto Lages está respirando vôlei”.

Técnico do Dentil Praia Clube, o experiente Paulo Coco abriu o ciclo de palestras com o tema “Formação completa do atleta, da base ao alto rendimento”. Na condição de jogador, ele defendeu Banespa e Palmeiras, entre 1986 e 1996. Também foi treinador das equipes do Banespa, Pinheiros e Vôlei Futuro, no Brasil; e o Murcia, na Espanha.

Na função de auxiliar-técnico,  Coco se destaca na seleção brasileira feminina como assistente de José Roberto Guimarães, onde conquistou títulos importantes, como o bicampeonato olímpico em Pequim 2008 e em Londres 2012.     

Já a “Importância do profissional de educação física e dos treinadores de base para o voleibol brasileiro”foi o tema da palestra do técnico do Vôlei Nestlé, Luizomar de Moura. Com a experiência da Superliga, à frente de equipes como Flamengo, Automóvel Clube de Campos e Osaco, também comandou a seleção brasileira infanto-juvenil e conquistou a medalha de bronze no Mundial disputado na Polônia em 2003.

O Seminário Interdisciplinar de Voleibol começou na tarde nesta quarta-feira, 17 de janeiro, e ocorre também nesta sexta, no período da tarde, no auditório da Associação Empresarial de Lages (Acil). Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (49) 98803-5318 ou 99133-3602.

Programação

Quinta-Feira (18/01)

13h – Palestra: Evolução da Captação de Talentos e a Formação no Voleibol Italiano – Stefano Lavarini – Minas Tênis Clube

14h – Palestra: Conquista e Sustentabilidade – Bernardo Rezende – SESC RJ

15h – Palestra: Tecnologia no Voleibol – Renan Dal Zotto (CBV) 

Galeria