Track Day abre temporada de provas em circuito de 1.600 metros

Track Day abre temporada de provas em circuito de 1.600 metros Fotos Marcelo Pakinha

As provas de Track Day iniciaram √†s 14 horas deste domingo (14 de abril), na pista de corridas das Pedras Brancas, reunindo pilotos vinculados √† Associa√ß√£o Serrana de Automotores (ASA). Com largada individual, cada competidor percorre circuito de 1.600 metros, formado por uma reta de mais ou menos 600 metros e o restante da pista com curvas acentuadas. O vencedor √© sempre quem faz o menor tempo. A pista das das Pedras Brancas est√° localizado pr√≥ximo √† Pousada Ref√ļgio do Lago, na SC-114, Km 10 (Lages-S√£o Joaquim).

Pilotos de Lages e de munic√≠pios da Serra Catarinense competem nesta prova, a maioria deles empres√°rios do ramo de oficinas de carro. A prova n√£o √© competitiva. O piloto M√°rcio Ramos (vice-presidente da ASA), que tamb√©m compete em provas oficiais de automobilismo, em n√≠vel estadual, disse que a seguran√ßa dos pilotos √© fundamental, e desta forma a Federa√ß√£o de Automobilismo do Estado de Santa Catarina (Fauesc) exige, entre outros itens, que os carros estejam equipados com ‚ÄúSanto Antonio‚ÄĚ (gaiola de prote√ß√£o interna), extintor, banco concha, cinto cinco pontas e capacete para o piloto.

M√°rcio, que √© mec√Ęnico, explica como um carro comum (Chevete, por exemplo), que desenvolve normalmente uma velocidade m√°xima de 110 km/h, √© levado para a pista de corrida: ‚Äúele √© turbinado, com biela e pist√£o forjados, freio a disco nas quatro rodas, mais freio de transmiss√£o (basicamente). Assim o carro passa a atingir at√© 170 Km/h, na pista de corrida‚ÄĚ.

Com este tipo de carro, é permitida apenas correr em autódromos e com fiscalização da federação de automobilismo. São veículos adaptados, os quais não têm nem para choque nem faróis.

Track Day

√Č uma prova originada nos Estados Unidos, muito desenvolvida em Curitiba e S√£o Paulo, com provas organizadas em pistas profissionais ou privadas. Re√ļne tanto carros como motos, sendo que os carros correm e um circuito (com largada de tempo individual) e as motos em forma de arrancada (em duplas).

‚ÄúEm sua tradu√ß√£o literal, Track Day significa ‚ÄúDia na Pista‚ÄĚ. Trata-se de um evento esportivo, em que condutores habilitados podem conduzir seu ve√≠culo em um aut√≥dromo profissional, com papel na conscientiza√ß√£o dos participantes de que existe local certo e seguro para a pr√°tica. E que este local n√£o √© a rua. Existem duas modalidades distintas de Track Day - Car Track Day: Destinada a carros de passeio e caminhonetes leves e Moto Track Day: Destinada a motocicletas‚ÄĚ, explica o diretor de eventos da Secretaria de Turismo, da Prefeitura de Lages, Henrique Belling.

‚ÄúDifundida em pa√≠ses europeus e nos Estados Unidos, no Brasil algumas escolas de pilotagem em conjunto as suas prefeituras j√° aplicam o Track Day. Atualmente, no Brasil, este tipo de evento tem sido promovido por participantes de clubes de carros com carros de diversas pot√™ncias. O evento movimenta a economia das oficinas e setores de pe√ßa da regi√£o, al√©m de proporcionar entretenimento para toda a fam√≠lia prestigiado em num domingo em Lages‚ÄĚ, fala Belling.

A Copa Lages de Automobilismo conta com apoio da Prefeitura de Lages, atrav√©s da Diretoria de Turismo da Secretaria do Desenvolvimento Econ√īmico. Esta prova abre a temporada de provas em circuito de 1.600 metros, consolidando o setor de eventos esportivos e tur√≠sticos do munic√≠pio de Lages.

Estiveram na pista das Pedras Brancas, neste domingo, o vice-prefeito de Lages, Juliano Polese, e o Executivo de Turismo, do Município, Luís Carlos Pinheiro.

Texto: Iran Rosa de Moraes