Vencedor do prêmio Educador nota 10 é destaque na imprensa estadual

É uma surpresa, uma emoção muito grande. É a realização de um sonho. Sinto-me orgulhoso em representar a cidade e a educação lageana.
—  Carlos Eduardo Canani
Vencedor do prêmio Educador nota 10 é destaque na imprensa estadual O professor desenvolveu o projeto Por um fio de memória. A ideia surgiu a partir da percepção do distanciamento dos jovens de hoje aos avós e antepassados (Foto: Cao Ghiorzi)

O professor de língua portuguesa, Carlos Eduardo Canani (Cadu), da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Suzana Albino França, será destaque em matéria estadual televisiva nos próximos dias. Ele foi escolhido primeiro colocado no prêmio Educador Nota 10 no país, juntamente com nove profissionais da educação de todo o Brasil. Nesta quarta-feira (17), profissionais da imprensa estiveram na escola para uma reportagem sobre o projeto vencedor, “Por um fio de memória”.

O professor desenvolveu a ideia a partir da percepção do distanciamento dos jovens de hoje aos avós e antepassados. “Como no planejamento do oitavo ano há a previsão do gênero textual memórias literárias, fiz a motivação para que os alunos fossem escutar seus avós, pais e familiares e começassem a fazer textos dessas memórias”, frisa. Cadu explica que os textos foram revisados e reescritos pelos alunos várias vezes, e depois, gravados áudios das narrativas com a leitura expressiva pelos próprios estudantes. “Foram momentos intensos e de emoção, pois os estudantes conheceram e aprenderam a valorizar as histórias de suas próprias famílias”, explica.

Em seguida, realizaram a devolutiva, chamada de “Rádio Memória”, em que os avós foram à escola e tiveram a oportunidade de ouvir os áudios das gravações de suas histórias nas vozes de seus próprios netos. O aposentado Lucio Tadeu dos Santos foi à escola ouvir sua história na voz de seu neto João Vitor Moura Descheimer. “Estou muito orgulhoso, é bastante gratificante ter momentos como esse”, relata. A dona de casa Nilza Borges de Lima se emocionou bastante ao ouvir sua neta Milene Pereira de Moura ler sua própria história. “A gente vê os netos nascerem, crescerem e fica feliz em fazer o bem, e ser útil para eles”, afirmou, dando um forte abraço em Milene.

Qualidade do ensino

A secretária de Educação, Leni Coelho Granzotto, ressalta que uma premiação como esta demonstra a qualidade do ensino municipal de Lages e por isso é motivo de orgulho. A diretora da escola, Rosângela Vaz de Liz Ribeiro, lembra que a instituição tem sido destaque em vários outros prêmios nacionais, com a atuação do professor Cadu, como o concurso “Soletrando” e as Olimpíadas de Português.

O prêmio Educador nota 10 é uma iniciativa da Fundação Victor Civita e da Rede Globo, considerado o maior prêmio educacional da América Latina. Seu objetivo é destacar trabalhos nas mais diversas disciplinas para que sirvam de inspiração e possam ser replicados por outros professores.

Neste ano, foram 4.221 trabalhos inscritos e Cadu foi um dos vencedores. Cadu não se imaginava vencedor de um prêmio tão disputado e importante. “É uma surpresa, uma emoção muito grande. É a realização de um sonho. Sinto-me orgulhoso em representar a cidade e a educação lageana”, finaliza.