Notícias

Antagonismo no Natal Felicidade
Noite de clássicos natalinos e de puro rock


Clima voltou a pregar peças
—  e temperatura volta a cair. Porém, programação segue normalmente
Noite de clássicos natalinos e de puro rock Lages ??respira? as vésperas do Natal (Foto: Sandro Scheuermann)

O mundo inteiro está em contagem regressiva para o Natal. Uma data em que os corações ficam mais aquecidos e a fraternidade impera nos lares. A solidariedade entre os povos fica mais aguçada e é chegada a hora do exame de consciência de 2016 e do planejamento renovado para o ano que está logo ali. Em Lages, quatro espetáculos foram elencados nesta sexta-feira, 16ª noite de programação - 16 de dezembro. Lageanos, visitantes de cidades próximas e turistas de longe acompanharam os shows da Orquestra Soprano, Planeta Elétrico e Na Palma dos Dentes, estes no palco do Largo da Catedral, além do Musical de Natal no Teatro Marajoara. Mais uma vez a Magia de Natal (projeção mapeada em três dimensões na fachada da matriz de Lages) empolgou o público, bem como acontece na exibição no intervalo entre a primeira e segunda atração da noite. Uma das projeções se referia a uma homenagem à ex-primeira-dama do município, Cristiane Garcez Mattos, falecida há dois meses. Uma foto sua foi estampada na Catedral durante a execução da música "Certos Amigos", pela banda Na Palma dos Dentes.

O Musical de Natal foi apresentado pela Academia Liz Velho, que há 20 anos atua com os preceitos do respeito, disciplina, amor à dança e ao seu corpo de baile. Tradicionalmente, as pequeninas dançarinas apresentam-se junto à Banda do Papai Noel durante o Desfile de Natal no Túnel Encantando na rua Nereu Ramos, algumas caracterizadas com personagens do gosto infantil. Na noite desta sexta foram apresentadas cinco coreografias no Marajoara: Velas, Barbie no Natal, Fábrica do Papai Noel (ajudantes), A Paz e Estrelas. O coral também se apresentou depois de realizados cinco ensaios anteriores com as crianças, sob o comando da professora Simone Chiomento. Ao todo, 30 crianças estiveram envolvidas, sendo a grande maioria meninos.

“O corpo executa cada movimento libertando-se de tudo que o faz sentir preso”, diz a sinopse da interpretação. Disciplina, ensaios, técnica, expressão e leveza transformam as crianças em bailarinas, coreografando, com os olhos do coração, a dança da alma no palco da vida, “fazendo acontecer, concentrando energias para a realização dos propósitos, condensando força de vontade em atitudes.” O público foi surpreendido ao final do espetáculo pela divertida Banda do Papai Noel, que invadiu o palco do Marajoara e executou canções natalinas bem famosas.

Este ano, no dia 6, as crianças alunas da Academia Liz Velho participaram do Desfile de Natal no Túnel Encantado, bem como de apresentação no palco do Largo da Catedral no dia 14. “E hoje (sexta) encerramos nossas apresentações do balé no Natal Felicidade 2016”, afirma a proprietária da Academia, Lizandra Velho. A ideia para as edições futuras, segundo Lizandra, é convidar crianças de uma escola municipal por ano para dar oportunidade de estarem inseridas nos espetáculos. Já no palco do Largo da Catedral, houve a apresentação da Orquestra Soprano, formada por crianças e adolescentes do Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Nossa Senhora dos Prazeres, no bairro Santa Catarina.

 

Dos anos 80

 

Na sequência das atrações, a banda de rock n’ roll Planeta Elétrico alegrou os jovens que estavam na plateia do Natal Felicidade. A banda lageana surgiu em 2014 graças ao reencontro dos músicos Romeu Netto (vocalista) e Marcos César (guitarrista), que resolveram montar a banda para dar continuidade a um trabalho nascido nos anos 90.  Desta forma, Romeu e Marcos convidaram os já renomados músicos de Lages, Marcelo Bernarnhard (contrabaixista) e Cristiano Gomes (baterista) para participar do projeto. Os músicos são inspirados no rock dos anos 80.

Já conhecido em Santa Catarina e no Rio de Janeiro, a banda interpreta canções de bandas nacionais renomadas, como Barão Vermelho e do eterno Cazuza. Romeu Netto morou oito anos no Rio de Janeiro, onde trabalhou com Guto Goffi e Roberto Frejat na Maracatu Brasil, escola de ritmos brasileiros, quando era vocalista da Le Baron (banda cover do Barão Vermelho), criada por Romeu Netto e Guto Goffi.

 

Outros caras da banda

 

Alexandre Diniz é considerado um dos melhores bateristas do Rio de Janeiro. Marcos César tem seus riffis arrojados. Marcelo Bernarnhard é um músico de grande experiência no cenário catarinense. Já tocou com quase todos os grandes músicos da cidade de Lages e tem groove marcante. Cristiano Gomes tem um trabalho inspirado nos grandes bateristas de rock da história.

 

Na Palma

 

Dia 16 foi dia de rock no Natal Felicidade e, para seguir à risca a proposta, a banda Na Palma dos Dentes mostrou seu talento com sucessos do rock nacional e internacional. A banda nasceu em 1996, por iniciativa do vocalista Jean Varela, do baixista Robson Anadon, do guitarrista Vinícius Porto e do baterista Marcelo Menegotto. A banda permaneceu com a mesma formação por 14 anos e hoje conta com Pablo Borba na voz, Robson Anadon no baixo, Vinícius Porto na guitarra, Márcio Rosa na guitarra e George Piccinato na bateria, executando covers de Rush, Deep Purple, Led Zepellin, AC/DC, Nazareth, Creedence e Pink Floyd, entre outros. A banda se apresentou por várias temporadas de verão no Balneário de Piçarras, além de outras cidades do Estado, como Concórdia, Rio do Sul, Joaçaba, São Joaquim, Curitibanos, Fraiburgo, Florianópolis e Brusque, e do Rio Grande do Sul, a exemplo de Vacaria.