Daniel Lucena e convidados “voltam ao tempo” na Arena Cultural

“Sinto-me muito feliz em ver o Lucena assim, à vontade, descontraído, entre amigos, interagindo com o público, brincando. Para mim, este é um dos momentos mais emocionantes da festa.” Mauricio Neves de Jesus

No repertório desta noite, 13 canções que misturam harmonia, paz, poesia, suavidade, inocência e muita saudade/Fotos: Sandro Scheuermann

O artista lageano Daniel Lucena reuniu três amigos para um show caracterizado pelo intimismo e pela descontração, na Arena Cultural, na 25ª Festa Nacional do Pinhão, na noite deste sábado (1), sob o olhar atento da plateia, confortavelmente acomodada na arquibancada com vista privilegiada para o grupo.

Em pouco mais de uma hora de apresentação, Daniel reuniu emoção, prazer e bom humor num pacote só, transportando o público em uma viagem pelo tempo da musicalidade e dos anseios dos jovens dos anos 80, década em que o grupo Expresso Rural, cuja liderança atribuía-se a Daniel, embalava os festivais de músicas estudantis, com surgimento em Florianópolis.

Ao juntar-se aos seus “certos amigos”, Robson Anadon (banda Orquídea Negra), Geraldo (banda Kamuflagem), Macarrão (banda Nós na aldeia) e o gaiteiro Zé Moreno, Daniel dedilhou e cantou as principais músicas de sua carreira, além de outras, também com pinceladas de rock rural, inspiradas em Sá e Guarabira. O Expresso Rural baseia-se na referência em relação aos grupos 14 Bis e Boca Livre.

No repertório desta noite, 13 canções que misturam harmonia, paz, poesia, suavidade, inocência e muita, muita saudade dos tempos de juventude de quem aproveitava a década de 1980 para correr atrás dos próprios sonhos e se sentia livre quando a música de Daniel Lucena traduzia seus desejos mais inquietos.

As canções, escolhidas a dedo, foram interpretadas com a mesma sutileza de 30 anos atrás. “O navio e a pólvora”, “Banho das seis”, “Céu de Lages”, Fale à vontade”, Sol de Sonrisal”, “O Sol nasce no Sul”, “Harmonia”, “Anna”, “Nas manhãs do Sul do mundo”, “Martim”, “Rosa vermelha”, “Reggae na casa amarela” e é claro, o grande sucesso “Certos amigos”.

Casal de Itajaí escolheu Lages para um passeio romântico

Rosilaine Batista, 31 anos, e Fábio José Ignácio, 29, casados há seis anos, chegaram ao parque de exposições Conta Dinheiro às 19h, após três horas de viagem, partindo de Itajaí, distante 278 quilômetros de Lages. Ao chegarem, se dirigiram ao Palco Nativista, e logo, à Arena Cultural, onde Lucena se apresentava. A proprietária de uma empresa distribuidora de água e o motorista escolheram Lages para fugir do estresse do dia a dia e “curtir” uma programação a dois, um passeio romântico e sossegado. “Estamos gostando muito do show, é uma apresentação calma”, comenta Rosilaine, enquanto o marido observa, curioso e admirado, a camisa do time catarinense Figueirense, estampada no corpo de Lucena.

“Minha mãe nasceu aqui. Eu já tinha vindo à festa uma vez, há uns dez anos. Já minha esposa está na festa pela primeira vez”, comenta Fábio, frisando que mês passado esteve em Urubici e em abril, em São Paulo, com ela. “Somos acostumados a passear juntos”, reforça, antes de sua esposa justificar a ausência da filha, de 5 anos. “Pensamos que o frio seria mais intenso, por isso poupamos a criança, mas a temperatura está agradável. A chuva parou de cair e o clima está bom. Se soubesse, teria trazido ela para conhecer a Festa do Pinhão e saborear os pratos típicos”, lembra Rosilaine. Os turistas decidiram pernoitar em Lages e visitar o parque novamente neste domingo (2).

“Daniel é o maior nome de Lages no mundo da música nos últimos tempos”

O superintendente da Fundação Cultural de Lages (FCL), Mauricio Neves de Jesus, acompanhou o show de seu ídolo, Daniel Lucena, e não poupou elogios ao artista lageano. “Daniel é o maior nome de Lages no mundo da música nos últimos tempos. Sinto-me muito feliz em ver o Lucena assim, à vontade, descontraído, entre amigos, interagindo com o público, brincando. Para mim, este é um dos momentos mais emocionantes da festa”, reconhece.

Uma referência. Assim Daniel Lucena foi definido pelo coordenador da Arena Cultural e membro da FCL, Patrick Mota, ao associar o artista ao propósito do espaço. “Na Arena propõe-se evidenciar a pluralidade de talentos, com dinamismo entre uma apresentação e outra. Por isso, os públicos mudam tão de repente. Na Arena cabem todos os tipos de manifestações, toda a diversidade”, justifica Patrick.

Para ele, Daniel Lucena se constitui numa lenda viva no cenário de uma musicalidade sensível, subjetiva, exemplar. “Atualmente, somos carentes de referenciais e Daniel supre essa necessidade, assim como o Expresso Rural. Comemoro ao saber que podemos contar com a bagagem do Lucena, com seus ensinamentos e sua lição de vida”, reflete.

Data: 01/06/2013