No distrito de Índios

Elizeu entrega ordem de serviço e fala de investimentos em Lages

“Lages somará, até maio de 2014, R$ 160 milhões em investimentos, em parceria com o governo federal e o Estado, o equivalente ao que foi investido na cidade em 15 anos.” Elizeu Mattos

Segundo o prefeito, em apenas 11 meses, ele e sua equipe estão angariando recursos em montantes que acreditava conseguir somente a partir do final do terceiro ano de administração (Fotos: Nilton Wolff)

Na tarde desta sexta-feira (1), o prefeito Elizeu Mattos esteve no distrito de Índios entregando a ordem de serviço para a recuperação de 34 quilômetros de estradas vicinais, em parceria com o governo do Estado, nas comunidades Santa Catarina, Rancho de Tábuas, Índios, Potreiros, Entrada do Campo e Lambedor, à empresa Liz Terraplanagem.

Após a assinatura, o prefeito dispendeu cerca de uma hora para explicar as novidades em relação a investimentos e conversar sobre as necessidades da população. Entre as notícias, comentou que no dia 22 de novembro (aniversário de Lages) será anunciada, oficialmente, a destinação de quatro tratores agrícolas para as Comunidades Rurais Organizadas (Cros). Segundo o chefe do Poder Executivo, mais dois tratores deverão chegar a Lages no início do ano que vem.

Já no dia 30 de novembro, o prefeito planeja executar a Operação Dia D. “Um dia em que a população estará mobilizada a favor da limpeza e conservação visual da área frontal de sua casa e da via pública, recolhendo o lixo, cortando grama, plantando uma árvore. É a consciência de que temos de cuidar do que é nosso”, informa. À noite, na mesma data, acontecerá a abertura do Natal Felicidade.

Lages somará, até maio de 2014, segundo Elizeu, R$ 160 milhões em investimentos, em parceria com o governo federal e o Estado, o equivalente ao que foi investido na cidade em 15 anos, segundo ele. O município vem ganhando diversas melhorias em aspectos diferenciados, como a pavimentação asfáltica. Até fevereiro de 2014, 50 ruas urbanas deverão ser recuperadas e implementadas a partir de obras.

Uma grande lista de investimentos

“Teremos também a etapa 3 do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), com obras para mais 70 ruas, todas novas, além da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), o Parque da Cidade, a Praça de Esportes no bairro Cristal, projetos de infraestrutura no Caroba e Santa Mônica, e a construção de 200 casas populares, em parceria com a  Caixa Econômica Federal (CEF), para as famílias realocadas das margens do rio Ponte Grande”, relaciona o prefeito Elizeu Mattos.

Além disso, segundo ele, será assinado um convênio com o governo estadual no valor de R$ 5,7 milhões também para aplicação em ruas. E o pacote de presentes para Lages em seu aniversário conta também com o incentivo a 12 empresas em ampliação no município, através da doação de áreas para instalação, estimulando a geração de novos empregos.

Mais três novas empresas deverão se instalar na cidade. Uma delas se mantém ainda em sigilo para não atrapalhar as negociações. Já a Ecomposit está chegando para confeccionar produtos a partir da laminação de toras de pinus que, com procedimentos de alta tecnologia, atinge níveis extremos de resistência e durabilidade. “Existem somente três empresas do tipo no mundo”, descreve. Deverão ser gerados 220 empregos diretos, mais de 200 indiretos, além dos postos na atividade extrativa. A Bella Janela irá se expandir e abrir 500 novos postos de trabalho e produzir 120 mil pares de cortinas em Lages.

Prefeito garante recursos para a Festa do Agricultor

Um dos pedidos feitos pela comunidade de Índios e redondezas refere-se à Festa do Agricultor, promovida pela Associação das Comunidades Rurais Organizadas (Acro). Segundo o presidente da entidade, Antonio Amaral, seriam necessários cerca de R$ 30 mil para a próxima edição, em março de 2014. “A festa promove as localidades, suas atividades e potenciais. O Município vai ajudar. Pode contar com a gente”, garante Elizeu.

Seguindo a lista de reivindicações, o presidente da Associação de Moradores de Índios, Manoel Antonio Farias, aproveitou para solicitar uma passarela de travessia entre a rodovia BR-282 e a localidade, uma creche (o terreno já foi doado pelo Besc) e uma academia ao ar livre, pedido reforçado pela parcela de pessoas idosas do local. “A passarela é algo que precisa ser estudado, pois depende de discussão e análise junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Sobre a creche iremos estudar a possibilidade e, por fim, as academias em Lages passarão por uma revitalização. E para Índios pediremos um complexo de equipamentos. É viável”, assegura o prefeito.

A educação foi lembrada por meio das escolas itinerantes. “Nossa equipe está estudando a readequação das itinerantes, pois pretendemos implementar escolas núcleos, com aulas todos os dias e oportunizar emprego para pedagogos que residem na área rural. A intenção é diminuir custos e otimizar recursos, pois o Município arca com R$ 3,6 milhões ao ano para manter 240 estudantes. A ideia é oferecer ensino de qualidade sem desgastes aos alunos”, finaliza. Até abril de 2014, devem chegar a Lages cinco ônibus novos, além de mais um, proveniente de emenda de autoria do senador Luiz Henrique da Silveira.

Data: 02/11/2013