Festa do Pinhão começa a ser planejada

“A próxima edição será um evento totalmente nosso, voltado ao povo lageano e ao resgate da cultura e história tradicionalista.” Toni Duarte

Projeto será formatado e levado ao prefeito Elizeu Mattos (Fotos: Sandro Scheuermann)

O primeiro encontro para planejar a 26ª Festa Nacional do Pinhão reuniu membros da Comissão Central Organizadora (CCO) e parte do colegiado da administração Elizeu Mattos e Toni Duarte na manhã desta quinta-feira (7) na Fundação Cultural de Lages (FCL). Muitos temas foram debatidos, desde o preço dos ingressos e valores promocionais, até a possível programação para 2014. A discussão foi baseada nas propostas colhidas no seminário ocorrido no mês de setembro, na Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

De acordo com o vice-prefeito e presidente da CCO, Toni Duarte, as alterações feitas na 25ª festa foram aprovadas pelo público e a administração municipal vai ao encontro dos anseios da comunidade para valorizar Lages através do turismo de eventos. “Pretendemos manter essa linha, fazendo uma Festa do Pinhão voltada ao lageano e valorizando a nossa história”, diz.

Valorização da cultura local

Após esta reunião, um projeto sobre a edição 2014 será formatado e levado ao prefeito Elizeu Mattos. “A previsão é que seja concluído em dezembro e apresentaremos o conceito de Festa do Pinhão que queremos levar ao público”, destaca Toni. Para a próxima edição, de 13 a 22 de junho, haverá ênfase à valorização da cultura e educação.

Itens como segurança, questões ambientais, acesso ao parque de exposições Conta Dinheiro, saúde e turismo foram abordados na reunião. “É preciso fazer da cultura local o centro da festa. Isso é uma necessidade que garante a sobrevivência do evento com cunho regional e tradicionalista”, explica o diretor de Políticas Culturais da FCL, Gilson Maximo.

Data: 07/11/2013