ACESSE O MENU DO SITE
Logo PML
Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Contato
Serviços Ícone
NOTÍCIAS
MUNICÍPIO DE LAGES


Profissionais passam por treinamento para gerir Central de Controle Operacional em semáforos  - 2019-08-13 16:50:28
Legenda: A ativação da comunicação das demais placas será estabelecida pelo pessoal treinado / Fotos: Toninho Vieira / Credito:
DOWNLOAD DA IMAGEM
Vias 13/08/2019 16:50:28

Profissionais passam por treinamento para gerir Central de Controle Operacional em semáforos

Central de Controle Operacional (CCO) mostrará, em tempo real, pontos com anormalidades e solução será breve
Daniele Mendes de Melo


Ao longo desta semana (entre segunda e quinta-feira, dias 12 a 15), dois especialistas da empresa NewTesc, de São Paulo, engenheiro eletrônico, o paulista Davi Roberto Couto Silva, e o consultor comercial, o curitibano Marcelo Ekuni, estão em Lages atuando na passagem dos controladores para a Central de Controle Operacional (CCO) de semáforos da cidade, pois estavam todos em pontos isolados e não havia comunicação nenhuma com a CCO, situada na sede administrativa da Diretoria de Trânsito (Diretran). Portanto, os controladores estão se tornando online, e para isto foi instalado o servidor, com a devida configuração. Eventuais problemas estão sendo equacionados e resolvidos. Este trabalho envolve todos os 41 semáforos, porém, alguns ainda dependem da resolução de problemas ou com necessidade da instalação da fibra óptica, ou há pendências de instalação de controlador. Até quinta-feira (15) será concluída a comunicação interligada de 30 pontos. A ativação da comunicação das demais placas será estabelecida pelo pessoal treinado. “Estamos implantando o sistema de monitoramento. Com a Central é possível visualizar intermitências, problemas e defeitos no controlador do semáforo, como quedas de energia elétrica que envolva lâmpada ou LED, acidente de trânsito, de forma mais rápida. Este um sistema que melhora a vida dos trabalhadores de trânsito e a do cidadão. A evolução é gradativa com o tempo”, pontua o engenheiro Davi.

A empresa está em Lages também com o intuito de treinar dois técnicos eletricistas efetivos da prefeitura na aprendizagem de programação e ter uma noção básica do funcionamento e manuseio do sistema digital de acompanhamento dos semáforos de Lages.

O diretor de Engenharia de Trânsito e Sinalização da Diretran, Sérgio Todeschini, explica que os profissionais ficarão de olho na Central para averiguar problemas eventuais proporcionar que seja resolvido no menor tempo possível e não haja transtornos à mobilidade urbana. “Os eletricistas são Diego e Luciano. Um agente de trânsito terá uma tela na Diretran para observação”, pontua Todeschini.

Para o prefeito Antonio Ceron esta ação é de suma importância para a melhoria da mobilidade urbana de Lages. “Temos a responsabilidade de gerir todo o sistema de trânsito da cidade. Com estudos e planejamento estamos determinando ações que irão melhorar o trânsito”, diz o prefeito.

Estudo para implantação da “Onda Verde”

Já existe um software desenvolvido por um doutor em Trânsito na Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) e então será repassada pela Diretran a contagem volumétrica de veículos que passam nos cruzamentos e serão inseridas em um simulador, baseando a definição do melhor método de sincronismo da “Onda Verde”. Um segundo profissional, professor da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), atuante na Engenharia de Trânsito, também utilizará informações disponibilizadas pela Diretran para inserção em software. Boa parte dos estudos já está pronta pela Diretoria de Trânsito. “Esta sincronia já funciona de modo que o motorista já sente o impacto positivo”, salienta Todeschini.

“Onda Verde” não é o mesmo que sincronia

 O consultor comercial, Marcelo Ekuni, esclarece que todos os semáforos contam com sincronia de relógio, de acordo com os momentos de abertura, alerta e fechamento e com o ciclo total nos cruzamentos. A “Onda Verde” depende de estudos relacionados ao volume de carros e de horários de pico com maior movimentação na travessia de carros, e aí então seriam estabelecidas diferenciações de tempo em horários mais “quentes”, como início e final da manhã, da tarde e da noite. “A partir da contagem de carros, joga-se a simulação para o software e assim evitar questões de impasse, como congestionamentos. Ou seja, é preciso haver essa defasagem para haver a ‘Onda Verde’. Depois dos estudos haverá no mínimo cinco planos para tal finalidade. O que se está fazendo aqui por enquanto é a comunicação da fibra, desde a Central até o controlador. A Central mantém o relógio de todos os semáforos igual”, enfatiza Marcelo Ekuni.

Fotos: Toninho Vieira

Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD

DEIXE O SEU COMENTÁRIO







COMENTÁRIOS


Foto - 1565725827388.JPG
Quadras de basquete do complexo esportivo do Jones Minosso recebem novos aros
Foto - 1565725827388.JPG
Ponte que oferecia perigo à comunidade foi substituída por tubos no bairro Santa Helena
Foto - 1565725827388.JPG
Entroncamento das ruas Professor Simplício e Heitor Villa Lobos terá rótula
Foto - 1565725827388.JPG
Especialistas da Assistência Social são instruídos especificamente no acolhimento de pessoas fragilizadas em relação a própria vida
Foto - 1565725827388.JPG
Previsão de alto volume de chuva para a região coloca Defesa Civil Municipal em alerta
Foto - 1565725827388.JPG
Bairro Penha recebe a 38ª horta do Programa Colheita Feliz
Foto - 1565725827388.JPG
Limpeza no córrego no bairro Sagrado Coração de Jesus executada pela Defesa Civil previne eventuais alagamentos

 

AGORA FICOU MAIS FÁCIL E RÁPIDO ENCONTRAR O QUE VOCÊ PRECISA!

 
Destaque 1 Destaque 2 Destaque 3 Destaque 4


Logo PML
Prefeitura de Lages - (49) 3221-1000
Horário de atendimento: 08:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00 horas
Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Contato
PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGES 2019. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Logo Estúdio Sul