ACESSE O MENU DO SITE
Logo PML
Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Contato
Serviços Ícone
NOTÍCIAS
MUNICÍPIO DE LAGES


Bairros Santa Mônica e Santa Cândida e região serão contempladas com o evento Ação Lages em Busca do Lixo Zero nesta sexta-feira  - 2022-07-20 10:08:05
Legenda: Arte: Marcio Machado (Latino)/Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente/Divulgação / Credito:
DOWNLOAD DA IMAGEM
Meio Ambiente 20/07/2022 10:08:05

Bairros Santa Mônica e Santa Cândida e região serão contempladas com o evento Ação Lages em Busca do Lixo Zero nesta sexta-feira

Programa Desenvolve Mais Bairro, cadastramento para mutirão de castração e cães e gatos e entrega de mudas de hortaliças estão no roteiro. Servidores da prefeitura se adiantaram e trabalharam na manutenção de ruas na semana precedente para deixar os bairros mais bonitos para a concentração de público e aos dias de rotina dos residentes


Como ocorre semanalmente, a Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, vinculada à prefeitura de Lages, em parceria e apoio da Rádio Clube, empresa Eco Centro Sul Gerenciamento de Resíduos Tecnológicos, Gerência de Vida Animal e secretarias da Saúde e da Agricultura e Pesca, irá realizar, na próxima sexta-feira (22 de julho), no período entre 8h e meio-dia, nos bairros Santa Mônica e Santa Cândida, estendendo-se aos territórios adjacentes, uma nova edição do evento Ação Lages em Busca do Lixo Zero, dirigido ao recolhimento de artigos fabricados com tipos variados de resíduos sólidos (papel, plástico, vidro, metal, orgânico e não reciclável). O bairro Santa Cândida recebeu as vantagens da iniciativa Ação Lages em Busca do Lixo Zero em uma primeira ocasião, no sábado (16 de julho).

No mesmo parâmetro, na sexta-feira (22 de julho), a população deverá encaminhar seus materiais até os pontos de coleta, fixados na rua Esporte Clube Palmeiras, bairro Santa Mônica, ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS), e na rua José Wilson Muniz, bairro Santa Cândida. Serão aceitos objetos, como garrafas pet e de vidro; caixas; lâmpadas; pilhas; baterias e/ou carregadores; fogões; geladeiras; máquinas de lavar roupas; louças sanitárias; aparelhos televisores, de celular, CD, DVD e de videogame; computadores, e pneus. Enfim, produtos inservíveis ao consumo sob o ponto de vista do cotidiano das famílias.

Os itens serão entregues à Eco Centro Sul, responsável por tomar providência quanto à retirada de peças e outros componentes para seu reaproveitamento e transformação, colaborando com o meio ambiente ao sensibilizar as pessoas sobre a contenção do desperdício e de descartes irregulares em terrenos baldios privados, áreas institucionais e em rios, riachos e córregos. Entulhos industriais e detritos orgânicos, como galhos de árvores, também serão recolhidos, tornando Lages um município mais limpo e organizado. Caminhonetes e caminhões basculantes (caçambas) e com carroceria, da frota da prefeitura, estarão a postos para o carregamento e transporte dos volumes rejeitados.

Milhares de habitantes favorecidos

Em 2022 já foram agraciados, pela mobilização Ação Lages em Busca do Lixo Zero, os moradores dos bairros Vila Maria, Maria Luiza, Várzea, Tributo, Gethal, Conta Dinheiro, Santa Maria, Jardim Cepar e Santa Cândida e proximidades. No ano passado, entre as regiões de bairros e loteamentos da cidade beneficiadas estiveram Santa Mônica, Santa Helena, Santa Catarina, Guarujá, Morro do Posto e Vila Mariza. Total de cerca de dez operações em 2021, com cerca de 60 bairros e loteamentos.

Mais atividades para Lages neste dia 22 de julho

A Gerência de Vida Animal irá cadastrar interessados no mutirão de castração gratuita de cães e gatos a ser promovido em agosto. São 80 vagas para cada uma das oito áreas dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras’s) do município. Às protetoras de animais, 186 vagas.

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo irá desenvolver, das 9h às 17h, a 2ª edição do Programa Desenvolve Mais Bairro, no Cras V, bairro Santa Mônica. Haverá cursos de cuidador de idosos e higiene e manipulação de alimentos, pelo setor Qualifica Melhor Lages. Acesso ao cadastramento de currículos e encaminhamentos para vagas de trabalho, através do Banco do Emprego.

Os moradores poderão consultar um compacto da Sala do Empreendedor, com consultores capacitados para orientações sobre o passo a passo à formalização como Microempreendedor Individual (MEI). Serviços do Balcão Cidadão, como emissão de Cadastro de Pessoa Física (CPF), segunda via do Cartão SUS (Sistema Único de Saúde) e alistamento militar, estarão à disposição. O Banco da Família disponibilizará consultoria financeira a empresas, além de opções de empréstimos com taxa zero de juro.

Enquanto isto, a Secretaria da Agricultura e Pesca fará a distribuição gratuita de mudas de hortaliças (alfaces crespa, lisa, roxa e americana; repolho; couve; brócolis; beterraba, e temperos). A Secretaria do Planejamento e Obras está presente nesta parceria. Como habitualmente, a Ação do dia 22 de julho será transmitida ao vivo pelo Programa Clube Comunidade. “Os departamentos da prefeitura unidos para prestar estes atendimentos a nossa comunidade, procurando satisfazer as necessidades de todas as áreas da cidade de Lages”, sustenta o secretário de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Delfes Rodrigues. Dúvidas podem ser esclarecidas pela Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente: 3019-7472.

Preservação dos bairros

 Geralmente, na semana antecedente ao evento Ação Lages em Busca do Lixo Zero, equipes de servidores públicos municipais das secretarias de Serviços Públicos e Meio Ambiente e do Planejamento e Obras atuam na execução especial de benfeitorias de limpeza, varrição, roçada, manutenção, desassoreamento de córregos e cursos d’água, ordenamento, aperfeiçoamento da infraestrutura em vias de chão e asfaltadas e aprimoramento da mobilidade viária na área.

Você não tem onde descartar seus móveis usados?

Desde abril de 2022, a Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente oferta, ao público, o serviço de recolhimento de móveis usados suscetíveis ao descarte. O agendamento deste trabalho pode ser efetuado por telefone: 3019-7472.

Parte dos materiais descartados e recolhidos é reaproveitada, substancialmente aqueles fabricados com madeira, como os móveis. Outra porção é reaproveitada para a confecção de estacas, utilizadas no plantio de mudas de árvores.

Texto: Daniele Mendes de Melo

Arte: Marcio Machado (Latino)/Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente/Divulgação 

DEIXE O SEU COMENTÁRIO







COMENTÁRIOS


Foto - 165832248531.jpeg
Quadras de basquete do complexo esportivo do Jones Minosso recebem novos aros
Foto - 165832248531.jpeg
Entroncamento das ruas Professor Simplício e Heitor Villa Lobos terá rótula
Foto - 165832248531.jpeg
Especialistas da Assistência Social são instruídos especificamente no acolhimento de pessoas fragilizadas em relação a própria vida
Foto - 165832248531.jpeg
Previsão de alto volume de chuva para a região coloca Defesa Civil Municipal em alerta
Foto - 165832248531.jpeg
Bairro Penha recebe a 38ª horta do Programa Colheita Feliz
Foto - 165832248531.jpeg
Limpeza no córrego no bairro Sagrado Coração de Jesus executada pela Defesa Civil previne eventuais alagamentos
Foto - 165832248531.jpeg
Prefeitura e Polícia Militar irão definir velocidades máximas permitidas em vias urbanas de Lages

 

AGORA FICOU MAIS FÁCIL E RÁPIDO ENCONTRAR O QUE VOCÊ PRECISA!

 
Destaque 1 Destaque 2 Destaque 3 Destaque 4


Logo PML
Prefeitura de Lages - (49) 3019-7400
Horário de atendimento: das 8h às 12h e das 14h às 18h

RAMAIS PREFEITURA +
Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Contato
PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGES 2021. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Logo Estúdio Sul