ACESSE O MENU DO SITE
Logo PML
Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Contato
Serviços Ícone
NOTÍCIAS
MUNICÍPIO DE LAGES


Programa Desenvolve Mais Bairro, em parceria com a ação Lages em Busca do Lixo Zero, movimentam a região do Santa Mônica  - 2022-07-22 15:42:28
Legenda: Fotos: Toninho Vieira / Credito:
DOWNLOAD DA IMAGEM
Desenvolvimento 22/07/2022 15:42:28

Programa Desenvolve Mais Bairro, em parceria com a ação Lages em Busca do Lixo Zero, movimentam a região do Santa Mônica

Uma série de serviços foi ofertada à população, como o encaminhamento a entrevistas de emprego, confecção de documentos, recolhimento de materiais recicláveis, distribuição de mudas, cursos e orientações aos microempreendedores


Mais uma vez a Prefeitura de Lages realiza ações em prol da comunidade, descentralizando serviços essenciais ofertados pela administração municipal. Nesta sexta-feira (22 de julho), o programa Desenvolve Mais Bairro, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, juntamente com a ação Lages em Busca do Lixo Zero, da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, promoveram um grande evento na região do bairro Santa Mônica, atendendo também toda a parte alta da cidade.

A ação foi centralizada na sede do Centro de Referência de Assistência Social do bairro (CRAS V) localizado na rua Luís Floriani Júnior,  próximo à Associação de Moradores. No local a comunidade pode ter acesso a vários serviços, que contaram também com a parceria das secretarias municipais de Saúde, Semasa, Assistência Social e Habitação, e Agricultura e Pesca. O evento teve apoio e transmissão ao vivo pela Rádio Clube de Lages.

O Balcão Cidadão ofertou serviços como emissão de CPF, carteira de trabalho, alistamento militar e segunda via do Cartão SUS. O programa Qualifica Mais, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, ofertou os cursos de Cuidador de Idosos e Higiene e Manipulação de Alimentos, com 40 vagas cada. “Trouxemos praticamente toda a estrutura da Secretaria de Desenvolvimento Econômico para que as pessoas tenham acesso e usufruam dos nossos serviços. Estamos muito felizes e satisfeitos, pois está sendo um sucesso, a exemplo da primeira edição que aconteceu no bairro Novo Milênio”, destaca o secretário Álvaro Mondadori (Joinha).

A Secretaria da Saúde marcou presença com a distribuição de materiais informativos e orientações à população.

Materiais recicláveis com destino correto

A ação Lages em Busca do Lixo Zero, promovida pela Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, realizou mais uma edição com o recolhimento de lixo eletrônico e outros materiais recicláveis. A ação é realizada em parceria com a empresa Eco Centro Sul Gerenciamento de Resíduos Tecnológicos, que dá encaminhamento correto para o lixo eletrônico descartado pela população.

A Secretaria de Agricultura e Pesca distribuiu mudas de hortaliças. E a Gerência de Proteção Animal, vinculada à Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, fez o cadastramento das pessoas interessadas em participar do mutirão de castração de cães e gatos, que será realizado gratuitamente em agosto.

Ariana Araújo Pereira, moradora do loteamento Campos Verdes, fez o cadastro para fazer o procedimento em uma cadela e uma gata de sua propriedade. “Achei esta ação maravilhosa. Moro há apenas dois anos em Lages, sou da cidade de Itaqui (RS), e por lá nunca tinha visto um evento como este da prefeitura, com tantos serviços disponíveis”, comenta.

Grande procura por oportunidades de trabalho

Entre os estandes mais procurados, o Banco do Emprego fez o cadastro de currículos e encaminhamentos para entrevistas nas empresas com vagas de trabalho disponíveis. Uma equipe da própria Secretaria de Desenvolvimento Econômico realizou uma triagem e detectou 107 vagas de emprego em 15 empresas na área industrial da cidade, beneficiando quem procura uma oportunidade de trabalho próximo à sua residência.

São vagas nas mais diversas funções, como auxiliar de produção; atendente; motorista; mecânico; auxiliar administrativo; operador de máquina; camareira; estoquista; borracheiro, entre outras. Geovana Regina Freitas, 23 anos, foi encaminhada para entrevista para uma vaga de atendente em uma farmácia localizada no próprio bairro onde mora. “Estou muito contente e confiante com esta oportunidade, pois não está fácil, muitas vezes não nos chamam nem para entrevista, e aqui consegui ir direto”, comemora. Outra jovem, Alice Goulart, 18 anos, depois de três meses procurando emprego foi encaminhada para entrevista no Hotel Aford, onde pleiteia uma das vagas.

Mais de 3 mil novos empregos em um ano e meio

Números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), dispositivo legal utilizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego para acompanhar a situação da mão de obra formal no Brasil, mostram dados positivos para Lages neste ano. Até a data de 31 de maio foram divulgados 1.289 novos empregos formais no município. Se contabilizar desde janeiro de 2021, já foram 3.288 vagas de trabalho preenchidas.

O secretário Joinha destaca também que, além dos empregos formais, a abertura de novas empresas ou Microempreendedores Individuais (MEIs) vem crescendo cada vez mais. Em 2019 foram 400 novos MEIs, aumentando para 712 em 2020 e no ano passado subiu para 3.241 novos CNPJs. “Tivemos um grande aumento de empreendedores pós-pandemia, pessoas que buscam alternativas à crise e se reinventam, gerando emprego e renda para nosso município. É um momento único para Lages, pois temos os melhores índices da última década nesta questão de emprego e renda”, ressalta.

Durante o Desenvolve Mais Bairros, a Sala do Empreendedor disponibilizou consultores capacitados para orientar sobre o passo a passo para formalização de Microempreendedor Individual (MEI). O Banco da Família esteve presente no evento levando oportunidades de se conseguir linhas de crédito a juros zero para quem precisa investir no próprio negócio como microempreendedor.

Texto: Aline Tives

Fotos: Toninho Vieira

Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD

DEIXE O SEU COMENTÁRIO







COMENTÁRIOS


Foto - 1658515348686.JPG
Quadras de basquete do complexo esportivo do Jones Minosso recebem novos aros
Foto - 1658515348686.JPG
Entroncamento das ruas Professor Simplício e Heitor Villa Lobos terá rótula
Foto - 1658515348686.JPG
Especialistas da Assistência Social são instruídos especificamente no acolhimento de pessoas fragilizadas em relação a própria vida
Foto - 1658515348686.JPG
Previsão de alto volume de chuva para a região coloca Defesa Civil Municipal em alerta
Foto - 1658515348686.JPG
Bairro Penha recebe a 38ª horta do Programa Colheita Feliz
Foto - 1658515348686.JPG
Limpeza no córrego no bairro Sagrado Coração de Jesus executada pela Defesa Civil previne eventuais alagamentos
Foto - 1658515348686.JPG
Prefeitura e Polícia Militar irão definir velocidades máximas permitidas em vias urbanas de Lages

 

AGORA FICOU MAIS FÁCIL E RÁPIDO ENCONTRAR O QUE VOCÊ PRECISA!

 
Destaque 1 Destaque 2 Destaque 3 Destaque 4


Logo PML
Prefeitura de Lages - (49) 3019-7400
Horário de atendimento: das 8h às 12h e das 14h às 18h

RAMAIS PREFEITURA +
Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Contato
PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGES 2021. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Logo Estúdio Sul