ACESSE O MENU DO SITE
Logo PML
Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Contato
Serviços Ícone
NOTÍCIAS
MUNICÍPIO DE LAGES


Lages é referência em projetos sociais e chama atenção de município rio-grandense  - 2022-08-03 15:44:47
Legenda: Fotos: Diogo Godoy e Ary Barbosa de Jesus / Credito:
DOWNLOAD DA IMAGEM
Assistência Social 03/08/2022 15:44:47

Lages é referência em projetos sociais e chama atenção de município rio-grandense

Técnicas da Secretaria Municipal de Assistência Social de Charqueadas (RS) estiveram em Lages conhecendo o trabalho desenvolvido aqui. Alguns dos projetos lageanos serviram de inspiração e serão implantados no município visitante


Os programas, ações e projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Lages vêm chamando a atenção de outros municípios e até de outros Estados. Nesta terça-feira (3 de agosto), o prefeito Antonio Ceron e o secretário Jean Pierre receberam a assistente social Caren Roberta Chaves e a coordenadora do Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Saica), Claudia Raquel Costa, ambas de Charqueadas (RS).

As profissionais estão pela primeira vez em Lages e se encantaram com a cidade. Vieram conhecer os trabalhos realizados pela Secretaria de Assistência Social e passaram dois dias visitando os principais programas e projetos. “Lages possui muito das tradições gaúchas e ficamos felizes com a visita. Espero que nossas ações sirvam como exemplos positivos e possam enriquecer o trabalho de vocês”, comenta o prefeito Antonio Ceron.

No cronograma de visitas por todos os equipamentos da Secretaria, entrou o Centro Dia do Idoso (CDI), no bairro Centenário, que realiza diversas atividades com pessoas da terceira idade, e a Cozinha Comunitária Rolde Romeu Rosar, localizada no bairro Guarujá, que atende as famílias em situação de vulnerabilidade social. “Já vínhamos acompanhando o trabalho da secretaria pelas redes sociais e nos instigou a visitar e conhecer mais de perto”, comenta Claudia.  

Durante a noite de terça-feira acompanharam o trabalho de abordagem social, que encaminha pessoas em situação de rua até os abrigos preparados para recebê-las para o pernoite, com alimentação e banho. Este trabalho é intensificado durante o período de inverno, devido às baixas temperaturas registradas na Serra Catarinense. “Muito boa esta troca de experiência, temos aprendido muito um com o outro, buscando passar o conhecimento sobre nossos projetos que estão ganhando destaque e ajudando a população”, aponta o secretário Jean Pierre.

Nesta quarta visitaram os dois Serviços de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (abrigos municipais), localizados nos bairros Santo Antônio e Guarujá. Trata-se de serviços que acolhem crianças e adolescentes em medidas protetivas por determinação judicial, em decorrência de violação de direitos (abandono, negligência, violência) ou pela impossibilidade de cuidado e proteção por sua família.

Projeto Novo Acalento será implantado em Charqueadas

Um dos projetos da Secretaria de Assistência Social que mais atraiu os olhares das visitantes foi o Novo Acalento, desenvolvido em parceria com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) e o Ministério Público. O projeto tem como objetivo estimular pessoas que tenham interesse em apadrinhar crianças ou adolescentes institucionalizadas nos abrigos municipais.

Esta ação visa criar novos laços afetivos e possibilitar a convivência familiar e comunitária. “Nos nossos abrigos em Charqueadas temos crianças já com 16 anos e precisamos encontrar um caminho para elas e encaminhá-las ao mercado de trabalho. O projeto de apadrinhamento será muito importe neste processo, para que elas realmente se sintam acolhidas”, comenta a coordenadora do Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Saica), Claudia Raquel Costa.

Conheça um pouco sobre Charqueadas (RS)

O município rio-grandense tem cerca de 40 mil habitantes e fica a 396 quilômetros de Lages e a 60 quilômetros da capital Porto Alegre (RS). Tem como principal atividade o ramo metalúrgico, com grandes indústrias instaladas, como a Gerdal, a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas américas e de aços especiais no mundo.

Charqueadas é conhecida por contar com o maior complexo prisional do Rio Grande do Sul, com quatro presídios em regime fechado e duas unidades em regime semiaberto (todos estaduais), além de uma nova unidade federal. A população carcerária chega a oito mil habitantes.

 

Texto: Aline Tives

Fotos: Diogo Godoy e Ary Barbosa de Jesus

Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD

DEIXE O SEU COMENTÁRIO







COMENTÁRIOS


Foto - 1659552287678.JPG
Quadras de basquete do complexo esportivo do Jones Minosso recebem novos aros
Foto - 1659552287678.JPG
Entroncamento das ruas Professor Simplício e Heitor Villa Lobos terá rótula
Foto - 1659552287678.JPG
Especialistas da Assistência Social são instruídos especificamente no acolhimento de pessoas fragilizadas em relação a própria vida
Foto - 1659552287678.JPG
Previsão de alto volume de chuva para a região coloca Defesa Civil Municipal em alerta
Foto - 1659552287678.JPG
Bairro Penha recebe a 38ª horta do Programa Colheita Feliz
Foto - 1659552287678.JPG
Limpeza no córrego no bairro Sagrado Coração de Jesus executada pela Defesa Civil previne eventuais alagamentos
Foto - 1659552287678.JPG
Prefeitura e Polícia Militar irão definir velocidades máximas permitidas em vias urbanas de Lages

 

AGORA FICOU MAIS FÁCIL E RÁPIDO ENCONTRAR O QUE VOCÊ PRECISA!

 
Destaque 1 Destaque 2 Destaque 3 Destaque 4


Logo PML
Prefeitura de Lages - (49) 3019-7400
Horário de atendimento: das 8h às 12h e das 14h às 18h

RAMAIS PREFEITURA +
Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Contato
PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGES 2021. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Logo Estúdio Sul