ACESSE O MENU DO SITE
Logo PML
Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Contato
Serviços Ícone
NOTÍCIAS
MUNICÍPIO DE LAGES


Projeto Lixo Orgânico Zero distribui cartilha informativa à população - 2019-09-11 08:54:00
Legenda: Lages vem sendo referência também para outras cidades, que solicitam à equipe orientações sobre o método de compostagem / Fotos: Toninho Vieira e Divulgação / Credito:
DOWNLOAD DA IMAGEM
Meio Ambiente 11/09/2019 08:54:00

Projeto Lixo Orgânico Zero distribui cartilha informativa à população

O objetivo é construir uma alternativa viável, sem custo elevado, que envolva os cidadãos na busca pela solução e destinação dos resíduos que cada um produz
Aline Tives


O Projeto Lixo Orgânico Zero, uma iniciativa da prefeitura de Lages, com apoio do Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV/Udesc), agora tem uma nova ferramenta de divulgação de práticas como métodos de compostagem e reciclagem, entre outros princípios que compõem o Projeto. Cartilhas informativas estão sendo distribuídas, tendo como público-alvo estudantes e a comunidade em geral. A tiragem inicial é de 20 mil exemplares.

Objetivo da cartilha é que as pessoas acompanhem o processo pelo qual Lages vem passando, de construir uma alternativa viável sem custo elevado, que envolva os cidadãos na busca pela solução e destinação dos resíduos que cada um produz. “Todos somos responsáveis pelos resíduos que geramos e temos a obrigação de dar a destinação correta, por isso é muito importante a população estar ciente destas práticas, e que isso se torne um hábito”, salienta a diretora da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente, Silvia Oliveira.

Lages vem sendo referência também para outras cidades, que solicitam à equipe orientações sobre o método de compostagem. Participam do Projeto mais de 70 instituições, entre elas escolas de educação infantil e de ensino fundamental e médio, presídio, restaurantes, centros comunitários, Centros de Referência de Assistência Social (Cras), universidades, hortas comunitárias e pessoas da comunidade, que utilizam a compostagem para diminuir a emissão de resíduos orgânicos ao aterro sanitário. “Nossa meta é atingir mais de 100 escolas na cidade, pois a partir delas o processo avança para as residências como já está acontecendo”, enfatiza Silvia.

Diariamente, uma equipe técnica, com a participação de bolsistas, visita escolas e outras instituições a fim de acompanhar o processo, motivar e entregar materiais, como serragem e poda triturada para cobertura (disponibilizadas pela Secretaria de Meio Ambiente), além de entregar e produzir mudas para plantio (através da Secretaria de Agricultura e Pesca). “Na segunda-feira estivemos no Condomínio Tozzo conversando com os moradores e fazendo um diagnóstico da situação que enfrentam. Vamos auxiliá-los junto à síndica para mudar a realidade que vivenciam em relação ao lixo”, afirma.

Também são realizadas oficinas, palestras, entrevistas e orientações diversas sobre a temática de forma a construir uma atitude mais positiva para com o ambiente. “Os professores nas escolas, as merendeiras e os gestores têm sido incansáveis na busca desse objetivo, que é diminuir a quantidade de resíduos que chegam ao aterro sanitário, favorecendo a própria reciclagem e uso dos materiais que podem ser transformados em renda, como papel, plástico vidro, entre outros”, completa.

Fotos: Toninho Vieira e Divulgação

 

Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD

DEIXE O SEU COMENTÁRIO







COMENTÁRIOS


Foto - 1568202840861.JPG
Quadras de basquete do complexo esportivo do Jones Minosso recebem novos aros
Foto - 1568202840861.JPG
Ponte que oferecia perigo à comunidade foi substituída por tubos no bairro Santa Helena
Foto - 1568202840861.JPG
Entroncamento das ruas Professor Simplício e Heitor Villa Lobos terá rótula
Foto - 1568202840861.JPG
Especialistas da Assistência Social são instruídos especificamente no acolhimento de pessoas fragilizadas em relação a própria vida
Foto - 1568202840861.JPG
Previsão de alto volume de chuva para a região coloca Defesa Civil Municipal em alerta
Foto - 1568202840861.JPG
Bairro Penha recebe a 38ª horta do Programa Colheita Feliz
Foto - 1568202840861.JPG
Limpeza no córrego no bairro Sagrado Coração de Jesus executada pela Defesa Civil previne eventuais alagamentos

 

AGORA FICOU MAIS FÁCIL E RÁPIDO ENCONTRAR O QUE VOCÊ PRECISA!

 
Destaque 1 Destaque 2 Destaque 3 Destaque 4


Logo PML
Prefeitura de Lages - (49) 3221-1000
Horário de atendimento: 08:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00 horas

RAMAIS PREFEITURA +
Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Contato
PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGES 2019. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Logo Estúdio Sul