Uma pesquisa de satisfação, aplicada pela Secretaria de Turismo durante e após o evento, apontou que 89% do público considerou positiva ou muito positiva a experiência da festa no Centro. Entre as novidades, a realização das Sapecadas na Praça João Costa e o Festival de Arte e Cultura Planalto Serra
A programação da 35ª Festa Nacional do Pinhão chegou ao fim e a rotina da cidade vai voltando a sua normalidade. As estruturas montadas, tanto no calçadão da Praça João Costa, onde foi realizado o Recanto do Pinhão Aracy Paim, quanto no Estádio Vidal Ramos Júnior, onde aconteceram cinco shows nacionais, totalmente gratuitos, estão sendo desmontadas.
As estruturas físicas e móveis são retiradas, mas o legado da Festa, de resgatar a cultura e tradição da Serra Catarinense, pela edição raízes, e também o impacto positivo, tanto no aquecimento da economia quanto no fomento do turismo de eventos no Município, permanecem e somam aos esforços de todos para que o evento acontecesse com grandiosidade. “Foi uma festa linda, que aproximou novamente a família lageana do nosso maior evento, resgatando a cultura, a essência e a alma serrana. Tivemos a aprovação das pessoas, com todas as mudanças que foram necessárias para que tudo desse certo, e isso nos deixa imensamente felizes”, destaca a prefeita Carmen Zanotto.
Este ano a Festa Nacional do Pinhão contou com um novo endereço, bem no coração da cidade, e a mudança trouxe um saldo positivo principalmente para o comércio local, que contou com seus estabelecimentos com maior movimentação de pessoas que aproveitavam as festividades e também davam uma olhadinha nas vitrines e ofertas. Uma pesquisa realizada no setor pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/Lages) deverá ser lançada nesta quarta-feira (25 de junho), com números concretos sobre este incremento nas vendas durante a Festa.
Público expressivo no Recanto do Pinhão e show nacional com lotação máxima
A edição raízes contou com grande presença de público, circulando pelos quatro palcos montados de forma descentralizada: Palco principal no Estádio Municipal Vidal Ramos Júnior; Recanto do Pinhão Aracy Paim, na Praça João Costa; Palco Raízes na rua Nereu Ramos, e Palco Entrevero no Mercado Público Municipal.
No Recanto, a programação musical atraiu média de dez mil pessoas por dia. Mais de 45 mil pessoas passaram pela Praça João Costa ao longo dos três dias de realização da 31ª Sapecada da Canção Nativa e da 23ª Sapecada da Serra Catarinense. No palco principal, o sábado (21 de junho) registrou o maior público da edição com 22.500 pessoas presentes para o show da cantora Yasmin Santos, com lotação máxima do Estádio.
31ª Sapecada da Canção Nativa e 23ª Sapecada da Serra Catarinense com recorde de inscrições e de público
A 31ª Sapecada da Canção Nativa e a 23ª Sapecada da Serra Catarinense tiveram recorde de inscrições, com mais de 700 composições passando pela triagem que antecede o festival.
A mudança de local, do parque de exposições Conta Dinheiro para a praça João Costa, atraiu grande público para o evento, considerado um dos maiores dos últimos tempos. “As Sapecadas no Centro foram extremamente bem recebidas, tanto pelo público quanto pelos artistas. A acessibilidade ampliou o alcance do evento, atraindo um público mais diversificado e maior do que em anos anteriores. Isso ajudou a valorizar a música nativista, aproximando-a de novos públicos e reforçando a identidade cultural da cidade. Muitos artistas elogiaram a visibilidade que tiveram. E já foi considerada pela crítica como o melhor Festival Nativista da América Latina de 2025. E o mais importante foi a família presente na Festa, e a circulação de pessoas durante todo o dia”, aponta a secretária de Turismo, Ana Vieira.
A prefeita Carmen Zanotto afirmou que as Sapecadas na edição do ano que vem permanecerão no palco principal do Recanto do Pinhão, uma resposta ao público que fez este pedido em especial à chefe do executivo. “A Sapecada pertence ao coração de Lages, e merece estar no Centro, mais perto das pessoas, fortalecendo cada vez mais o festival. Precisamos respeitar nossa essência e a nossa identidade, por isso ampliamos os palcos e demos mais espaço para as apresentações”, destaca.
Pesquisa de satisfação com 89% de aprovação
Uma pesquisa de satisfação também foi aplicada pela Secretaria de Turismo durante e após o evento, e apontou que 89% do público considerou positiva ou muito positiva a experiência da festa no Centro. Os pontos mais bem avaliados foram a localização central, a segurança reforçada, e a programação cultural diversificada e a limpeza. Foram evidenciados também os preços atrativos da alimentação.
Para a turismóloga e secretária de Turismo, Ana Vieira, o maior desafio em trazer a Festa para o Centro foi a parte logística de adaptação da estrutura do evento ao espaço urbano central, a necessidade de reorganizar o trânsito, além de garantir segurança para pedestres e moradores e a limpeza. “Também foi necessário um diálogo com comerciantes e moradores, seguindo rigorosamente os horários preestabelecidos. A intenção era trazer a festa evidenciando a sua importância e que ela fosse um resgate da cultura e envolvimento da comunidade”, pontua Ana.
Os impactos positivos foram medidos em diversos setores, que apontaram a democratização do acesso, já que o evento ficou mais próximo da população e também pela gratuidade dos shows nacionais. “O comércio local, lojas, cafés e lanchonetes, foi um dos mais favorecidos, com aumento expressivo no faturamento. O setor cultural também se beneficiou, com maior visibilidade para artistas locais e maior integração com a comunidade. Além disso, houve fortalecimento do sentimento de pertencimento por parte da população”, destaca a secretária.
Aumento na taxa de ocupação da rede hoteleira
A rede hoteleira da cidade registrou uma taxa de ocupação média de 80% a 100%. Esse índice representa um crescimento proporcional de 21,5% em comparação ao mesmo período da Festa do ano anterior, com picos nos finais de semana do evento. Muitos hotéis relataram ocupação total.
O impacto também foi percebido em hospedagens alternativas, como casas de temporada e plataformas digitais, que tiveram alta demanda. “A maioria dos visitantes era oriunda de cidades vizinhas e da própria região serrana, mas houve presença significativa de turistas de outras regiões do Estado e até de Estados do Sul”, salienta a secretária Ana Vieira.
A taxa média de permanência foi de 2,5 dias, indicando que muitos visitantes aproveitaram o evento para fazer turismo na cidade. Os atrativos mais procurados foram o Morro da Cruz, a Catedral Diocesana, o centro histórico, o Museu Thiago de Castro, entre outros. Muitos turistas também relataram interesse em retornar em outras épocas do ano.
Concurso de Vitrines fortalece a identidade local e aquece as vendas
O Concurso de Vitrines, que tradicionalmente ocorre por meio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/Lages) em parceria com a Prefeitura de Lages, contou com um número surpreendente de participantes, provando que a maioria dos empresários do ramo estava engajada e motivada a transformar o centro da cidade em um local agradável e atrativo aos lageanos e turistas que visitaram a festa.
Com recorde no número de participações, 70 empresários se motivaram a decorar suas vitrines, sendo 49 inscritos no concurso e outros simbolicamente, integrando o comércio à cultura da cidade. “Historicamente, o Concurso de Vitrines nunca teve um número de participações tão elevado. As vitrines com temática da Festa valorizaram a identidade local, atraindo clientes e aquecendo as vendas. Aproveitando o alto fluxo da festa, as vitrines temáticas atraíram olhares e potenciais compras”, destaca o Diretor Executivo da CDL/Lages, Jhonathan Roberto da Silva.
Segundo o Presidente da CDL, Célio Bueno, a iniciativa estimulou a criatividade, a beleza urbana e promoveu uma participação ativa dos lojistas na festa. “O concurso de vitrines serviu como catalisador para a união entre comércio e festa: atraiu lojistas, decorou a cidade, aquecendo o comércio e criando um ambiente festivo nos pontos de venda. A iniciativa também reforça projetos maiores em Lages, como a humanização e revitalização do centro comercial”, destaca.
Festival de Arte e Cultura Planalto Serra
Este ano, a novidade da Festa, reforçando a ideia do resgate de suas raízes, foi a realização do Festival de Arte e Cultura Planalto Serra, promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG/Lages), em parceria com a Prefeitura de Lages.
Mais de mil inscritos de várias cidades da Serra e Planalto Serrano, movimentaram o Festival, com uma programação completa, desde danças tradicionais gaúchas, declamações, contação de causos, chula e apresentações musicais.
Quatro espaços foram destinados às apresentações que ocorreram ao longo dos 17 dias de evento, com ênfase maior no último final de semana de Festa. Além do palco principal do Recanto do Pinhão, ainda foi montado o Palco Raízes, em frente ao Teatro Marajoara, na Rua Coberta. Na Praça João Ribeiro, em frente à Catedral Diocesana, o espaço foi dedicado especialmente à primeira Laçada de Vaca Parada da Festa Nacional do Pinhão, com a participação de aproximadamente 150 pessoas, entre crianças e adultos, enaltecendo esta prática antiga da cultura gaúcha. A atividade aconteceu no domingo (22 de junho).
Outro espaço que foi palco para o tradicionalismo foi o Casarão Juca Antunes, um dos ícones da cidade como patrimônio histórico, que recebeu as declamações e contação de causos.
Eventos paralelos à festa movimentaram a cidade
9ª Cavalgada do Pinhão – Um dos principais atrativos da Festa Nacional do Pinhão foi a Cavalgada do Pinhão, em celebração à cultura serrana e a figura dos tropeiros. Nesta edição aconteceu no dia 14 de junho, com início pela manhã e após foi servido um almoço. A cavalgada foi organizada pela jornalista, tradicionalista e apresentadora do Programa Oh de Casa, Bia Melo.
Bailinho da Realeza no Serrano Tênis Clube – Rainha e princesas de 2025 e de edições anteriores históricas da Festa Nacional do Pinhão se encontraram com familiares, amigos e convidados em uma noite de festividade. Aconteceu na noite do dia 20 de junho, no Serrano Tênis Clube. Evento promovido pela Rádio Jovem Pan (JP) de Lages.
Corrida do Pinhão – A tradicional Corrida do Pinhão [5 quilômetros], aconteceu no dia 21 de junho, com largada às 15h em frente ao Ginásio Municipal de Esportes Ivo Silveira. Premiação foi de R$ 6 mil em dinheiro. Evento promovido por Squadra dialex Eventos Esportivos, com apoio da Prefeitura de Lages e patrocínio de K2 Store.
Stammtisch da Serra - O tradicional festival de cerveja artesanal promovido pelo Núcleo de Negócios Cervejeiros da Associação Empresarial de Lages (ACIL), aconteceu no sábado (21 de junho), das 12h às 20h, dentro do Mercado Público de Lages, com a proposta de reunir amigos, famílias e entusiastas da boa cerveja em um ambiente aconchegante.
Estandes gastronômicos terão recursos angariados revertidos em solidariedade
Outra novidade deste ano foi a Rua Coberta – a rua Nereu Ramos, que fica entre a praça da Catedral Diocesana e o calçadão da praça João Costa, que foi transformada em uma verdadeira via gastronômica para celebrar os sabores da 35ª edição da Festa Nacional do Pinhão.
Neste espaço foram abrigados os estandes de nove entidades filantrópicas que ofereciam uma diversidade de pratos típicos, com destaque para o pinhão como ingrediente principal, desde a paçoca, o entrevero, cachorro-quente, pastel, coxinha, bombons, tudo à base da semente mais famosa da Serra Catarinense, além é claro de bebidas quentes para espantar o frio serrano, como o chocolate quente e o ponche.
Entre as entidades, a Associação de Pais e Amigos dos Surdos – Apas, tinha um produto exclusivo e muito procurado: a coxinha recheada com paçoca de pinhão. Para a diretora Adriana Aparecida da Silva, a participação da Associação no Recanto do Pinhão foi essencial, tanto no aspecto financeiro quanto na visibilidade da sua causa.
As vendas realizadas durante esses dias representam uma importante fonte de arrecadação, que será revertida diretamente para a continuidade surda, por meio dos atendimentos como oficinas de Libras, atendimentos especializados, ações de inclusão e custeio de despesas gerais. “Estar presente em um evento tão tradicional e com grande circulação de pessoas nos proporciona uma oportunidade única de mostrar o trabalho que realizamos, sensibilizar a população e fortalecer o vínculo com a sociedade. Essa visibilidade é fundamental para ampliar o apoio à instituição e reforçar o nosso compromisso com a inclusão e a transformação de vidas”, comenta Adriana.
As novas estruturas e instalações da Rua Coberta trouxeram avanços importantes para quem trabalha voluntariamente nos estandes das entidades. “Sentimos muita diferença, especialmente em relação às instalações de água e energia elétrica, que funcionaram muito bem e atenderam às nossas necessidades durante os dias de evento”, relata.
No estande do Lions Clube Lages Copacabana, o produto mais consumido foi o ponche e, nesta edição, um maior consumo de cachorro-quente. “A arrecadação foi maior que em edições anteriores, porém os insumos para a confecção do que servimos também aumentou bastante. O valor arrecado irá nos dar suporte em todas as nossas campanhas, como doação de cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade, aquisição de novos equipamentos para o nosso Banco Ortopédico, equipamentos esses que são emprestados a pessoas que não possuem condições financeiras de comprar ou alugar, e emprestamos por tempo indeterminado até quando a pessoa precisar. Auxiliará também no suporte que fornecemos a crianças em tratamento contra o câncer cadastradas na Casa de Apoio Maria Tereza, além de consultas oftalmológicas em crianças cujo teste de acuidade visual aplicado por nossa equipe, detectou algum problema”, relata a presidente Everlim Luciane Baldissera Pereira.
Texto: Aline Tives
Fotos: Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura de Lages
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