“Eu me sinto muito bem aqui com as meninas. A gente brinca, dá risada, se confidencia as coisas. Aqui a gente é a gente de verdade. A gente se solta e é feliz. E ainda fazemos peças lindas e coloridas, em um trabalho pelo qual somos apaixonadas. Que belo presente de aniversário, hein?!” - Maria de Lourdes Lopes
Qual mulher não gosta de se juntar às amigas e ter assunto para dividir pela tarde inteira? E às vezes a tarde termina, mas a conversa não, e fica para outro dia. É com este clima animado e de bem-estar que mulheres se encontram frequentemente para um compromisso inadiável. As garotas ficam de olho no calendário do celular porque a cada 15 dias, às quintas-feiras, elas se reúnem para trocar confidências, compartilhar novidades da vida em casa com a família e aprender e aperfeiçoar habilidades manuais, “ocupar a cabeça e o tempo precioso”, como elas mesmas dizem. Mulher tem perfil detalhista e quando resolve se inspirar e usar a criatividade viaja por diferentes técnicas, formas, texturas e cores, tornando reais e belos artigos de vestuário [principalmente peças de inverno de lã para bebês, crianças e idosos, como toucas, boinas, tiaras, luvas, cachecóis, polainas e meias], acessórios de estética, utilidades domésticas, decoração e souvenirs. Estas moças são artesãs de Lages.
A intenção destas aulas? Valorização pessoal de mulheres, crianças e adolescentes; inclusão social, e geração de renda. E, por que não, aguçar o empreendedorismo e fazer esta instigação virar negócio próprio?
O bairro Frei Rogério é um dos ambientes do perímetro urbano de Lages que recebem as mulheres para as aulas dos cursos do Programa Arte dos Bairros, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher e para a Pessoa Idosa. Mas, desta vez, o encontro de quinta-feira virou festa, literalmente, pois o dia 17 de julho foi aniversário da aluna mais experiente da turma, a dona Maria de Lourdes Lopes, que completou seus 93 anos, com direito a bolo de chocolate com cobertura de confeito granulado. Nada melhor do que estar entre amigas para celebrar a dádiva da vida, o privilégio de ter saúde e o prazer de estar perto de quem se gosta. “Eu me sinto muito bem aqui com as meninas. A gente brinca, dá risada, se confidencia as coisas. Aqui a gente é a gente de verdade. A gente se solta e é feliz. E ainda fazemos peças lindas e coloridas, em um trabalho pelo qual somos apaixonadas. Que belo presente de aniversário, hein?!”, festeja dona Maria de Lourdes.
450 alunos até agora, em 2025
Nos dias atuais, 450 pessoas são alunos do Programa em sua totalidade, dos quais, 449 mulheres e um homem. O Programa Arte dos Bairros está sob coordenação da Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher e para a Pessoa Idosa e oportuniza o ensinamento das técnicas de tricô, crochê, patchwork, amigurumi e pintura, bem como a utilização do feltro como matéria-prima. E se faz de tudo - peças utilitárias, bonecos, bolsas, itens ornamentais e lembrancinhas. Sabe aquela capinha de botijão de gás e de liquidificador, os trilhos de mesa, cortinas, bonecas de tecido e os panos de prato com “biquinhos” em crochê, ideais para presentear, e que geralmente a gente só vê na casa da vovó? Então, é este grupo que faz.
Os elementos fabricados são destinados ao uso próprio dos alunos e alunas. São para comercialização, doação para entidades e/ou servem como presentes a alguém por quem tenham apreço. Em resumo, cada um fica com seus trabalhos.
O Arte dos Bairros nutre um leque expandido de pessoas beneficiadas com os cursos gratuitos. Não apenas mulheres podem participar. Crianças, adolescentes, adultos, idosos, enfim, qualquer pessoa que tenha interesse em aprender artesanato pode chegar sem se acanhar. A faixa etária dos alunos de hoje em dia é bem eclética - de dez a 93 anos, a maioria, acima de 50, pois nunca é tarde para se desafiar em uma atividade nova, explorar potencialidades de capacidades práticas e intelectuais e manter a mente ativa.
Não há nada que substitua o curso por 12 meses, sem interrupção, ou seja, dá para bater papo e incrementar o catálogo de produtos o ano inteiro, inclusive com produtos temáticos de datas celebrativas, como Dia Internacional da Mulher, Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Natal. Cada participante tem direito a toda a matéria-prima e materiais de trabalho para exercitar as orientações.
As três instrutoras são artesãs vinculadas à Prefeitura de Lages - Irene, Glicéria e Ana Maria, e mais sete voluntárias - Gorete, Zilda, Alvara, Eloí, Sirlei, Néia e Rute. Debora Martendal é a gerente de Inclusão, Cidadania e Produção Artesanal.
Atualmente executado pela Secretaria de Políticas para a Mulher e para a Pessoa Idosa, assumido pela pasta em abril de 2025, anteriormente o programa de qualificação pertencia à Secretaria Municipal da Assistência Social, e está existente desde o primeiro semestre de 2021, portanto, fechou quatro anos.
O Arte dos Bairros possui um espaço inaugurado em dezembro de 2021 dentro do Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini, onde são comercializados os trabalhos produzidas pelos artesãos e artesãs, aos quais o lucro financeiro é totalmente revertido. Em 2024, 780 pessoas concluíram os treinamentos.
Cursos em mais de 20 bairros e localidades do interior
Hoje em dia, as aulas são ofertadas em 22 bairros, loteamentos e localidade rural do município de Lages, em encontros marcados em 22 ambientes - centros comunitários, associações de moradores, salões de igreja, associações de classe e no 5º Batalhão de Bombeiro Militar (BBM). Os locais são os seguintes: Santa Mônica, Frei Rogério, Morro do Posto, Petrópolis, Santa Helena, Araucária, Santa Clara, Centenário, Centro (Mercado Público e Associação dos Aposentados e Pensionistas de Lages), Vila Nova, Várzea, São Cristóvão, Sagrado Coração de Jesus, Coral, Santa Maria, Conta Dinheiro, Vila Maria, Jardim Celina, Guarujá, Vila Mariza e Salto Caveiras. São parceiros: Associações de moradores, centros comunitários, igrejas, escolas, Centros de Referência de Assistência Social (Cras’s) e a Clínica de Saúde da Associação Beneficente dos Militares Estaduais de Santa Catarina - Abepom - (CliniPOM).
Enaltecimento das tarefas, relações comunitárias e terceira idade. “De braços abertos a toda a comunidade, o Programa Arte dos Bairros foi pensado para aconchegar as pessoas de modo único. As tardes são melhores quando a gente pode sair de casa com um intuito positivo, de esperança e ainda poder fazer solidariedade a partir dos nossos gestos. As mulheres mais maduras, que contribuíram pela maior parte de suas vidas para o bem de suas famílias, e tanto têm a nos ensinar, são as que mais aproveitam. São lições de vida a cada momento. E ainda podem fazer a mágica de fazer ao artesanato ser renda para a casa e ter suas próprias vontades materiais frente aos olhos, com saúde”, evidencia a secretária de Políticas para a Mulher e para a Pessoa Idosa, Suzana Duarte.
Um up na vida das lageanas e lageanos. “O principal objetivo é melhorar as condições de vida das pessoas por meio de ações social e econômica, com alternativa extra para o lar, e estimular o bem-estar social, tendo como prioridade a conquista da própria autonomia através do artesanato como uma nova atividade de geração de renda”, realça a gerente de Inclusão, Cidadania e Produção Artesanal, Debora Martendal.
Em atuação há três meses neste ano de 2025, o Programa Arte dos Bairros está em mais de 20 lugares e atende mais de 400 pessoas. “Gradativamente, estamos abrindo os cursos em mais bairros, conforme a predisposição de voluntárias. A ideia é bem aceita pelo público. Auxilia na identificação e desenvoltura de habilidades, saúde mental e no resgate da autoestima”, comemora Suzana Duarte.
Se você ficou interessada, já anota aí na agenda que as aulas são das 14h às 16h [quinzenais] e o número de contato para saber mais: 3019-7454.
Texto: Daniele Mendes de Melo
Fotos: Divulgação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!