Realizadas em diversos pontos da cidade, as atividades desta terça-feira (22 de julho) movimentaram os mais de três mil participantes do evento
O segundo dia do XIX Congresso de Educação do Município de Lages foi marcado pela realização de 16 seminários temáticos e 85 oficinas pedagógicas. Realizados em diversos pontos da cidade, as atividades desta terça-feira (22 e julho) movimentaram os mais de três mil participantes do evento.
O secretário municipal da Educação, professor Dr. Cristian de Oliveira, destacou a grande mobilização do Congresso e a qualidade do evento. “O segundo dia do nosso Congresso de Educação foi marcado por uma mobilização impressionante em toda a cidade. Todos os seminários temáticos e oficinas pedagógicas acontecendo simultaneamente, envolveram todos os profissionais da educação participantes do evento. A riqueza dos debates, a troca de experiências e o engajamento de cada participante reforçou o quanto o nosso sistema municipal está vivo, comprometido e em constante evolução”, relatou o secretário.
O período da manhã foi reservado aos seminários. A Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) foi palco de cinco eventos. A professora da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Itnerante Maria Alice Wolff, Priscila da Silva, participou do Seminário Educação antirracista e valorizou os conhecimentos adquiridos. “O Congresso está muito bem organizado. É muito bom poder participar de um seminário que faz parte do nosso dia a dia em sala de aula”, relatou.
O auditório do Centro Universitário Facvest (Unifacvest) foi palco do seminário com o maior público. O Seminário Alfabetização e Letramento nos Anos Iniciais: desafios das práticas pedagógicas inclusivas reuniu mais de 500 participantes.
No período da tarde foram realizadas as oficinas pedagógicas envolvendo uma pluralidade temática, desde a cultura africana, danças gaúchas, até Inteligência Artificial (IA). A professora Carla Ribeiro dos Santos, do Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Adelina Tramontin Sommariva, participou da oficina “Justiça Restaurativa no Âmbito da Educação” e aprovou a iniciativa. “As oficinas estão bem organizadas, com uma estrutura muito boa e essa em especial apresentou um tema bem pertinente e importante para o âmbito escolar”, relatou Carla.
O escultor José Cristovão Batista foi um dos ministrantes da oficina “Esculpindo Memórias, Criando Raízes” que teve como objetivo aproximar professores e estudantes do Sistema Municipal de Educação da história de Lages por meio da arte escultórica. “Essa foi uma ótima oportunidade para realizar um trabalho diretamente com as professoras para que elas incentivem a criação artística com os alunos”, relatou o escultor.
O Congresso teve como tema “Educação que cria raízes: fortalecendo a identidade e o pertencimento” e foi a primeira edição completamente presencial do evento desde o ano de 2019. “Esse congresso não só fortaleceu a identidade da nossa educação, como também plantou sementes de pertencimento e inovação nas práticas pedagógicas. Agradeço imensamente a cada ministrante, à equipe da SMEL e à nossa prefeita Carmen Zanotto, cujo apoio tornou tudo isso possível”, realçou o secretário Cristian.
Texto: Glaucir Borges
Fotos: Marcos Heitor de Carvalho
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!