Programa Reuso é desenvolvido em Lages a partir do reaproveitamento de materiais da construção civil com a finalidade social do direito à moradia plena aos lageanos
15/05/2025 15:10:06
Fotos: Fábio Pavan
Habitação 15/05/2025 15:10:06
Programa Reuso é desenvolvido em Lages a partir do reaproveitamento de materiais da construção civil com a finalidade social do direito à moradia plena aos lageanos
Prefeitura conta com a comunidade para dar suporte àquelas pessoas que precisam destes itens primordiais em seus lares
Idealizado para atender famílias em vulnerabilidade econômica e social e com demanda de moradia no município de Lages, o Programa Reuso possui um segundo propósito, o do impacto positivo ao meio ambiente, pois esta iniciativa está alicerçada no reaproveitamento de materiais utilizados no segmento da construção civil, como em novas construções, ampliações, reformas e demolições.
O exercício prático desta mobilização se torna realidade em razão da união da Prefeitura de Lages, por intermédio da Coordenação Habitacional e Regularização Fundiária, com a comunidade, pois são aceitas doações da sociedade para que o Programa possa obter êxito.
Os materiais arrecadados são incorporados em residências cuja família não possui condições financeiras de adquiri-los, como portas, janelas, telhas, fiação e pia de banheiro, e em casas de madeiras construídas pela Prefeitura e entregues aos cidadãos. Itens devem estar em bom estado de conservação para reutilização. A triagem é realizada pela Coordenação Habitacional.
O ponto de coleta está na própria sede administrativa da Coordenação Habitacional, situada na rua Frei Gabriel, nº: 489, Centro, próxima à empresa de segurança Orsegups. O atendimento é prestado de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Até a doação, os materiais permanecem armazenados em um espaço localizado junto à estrutura física do Centro de Convivência do Idoso Dom João Oneres Marchiori, no bairro Várzea.
Administração pública e população de Lages em ações de favorecimento às pessoas do município. “Com o auxílio da população podemos amenizar esta parte da problemática habitacional e evidenciar a dignidade das famílias para que possa ter de volta, por completo, a segurança que somente um lar pode dar”, analisa o executivo da Coordenação Habitacional e Regularização Fundiária, Thiago Bettú.
Podem ser doados os seguintes artigos:
Elementos excedentes de obras, de reformas e demolições
Telhas de fibrocimento
Madeirais (vigas, caibros, tábuas, assoalhos)
Portas
Janelas
Ferragens (dobradiças, trincos, fechaduras)
Ripas e sarrafos
Rodapés e sancas (moldura ou rebaixamento de gesso ou outro material, utilizada na junção entre a parede e o teto para fins decorativos ou de iluminação)
Fios de energia elétrica
Tomadas e interruptores
Canos e conexões de PVC (Policloreto de Vinila) para instalações hidráulicas de condução de água fria, resíduos sanitários e outros fluidos
Torneiras
Pias
Louças sanitárias
Tintas e vernizes
Ferramentas de construção
Texto: Daniele Mendes de Melo
Fotos: Fábio Pavan
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!