Do Rock à MPB, passando pelas vaneiras de uma boa música tradicionalista e gauchesca, além do modão sertanejo e um concurso gastronômico, a programação do Mercado Público está repleta de excelentes atrações para agradar todos os gostos durante a 35ª Festa Nacional do Pinhão
Uma intensa programação foi pensada para agradar todos os públicos na 35ª Festa Nacional do Pinhão com o palco Entrevero, do Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini, que trará atrações musicais diárias a partir desta sexta-feira (6 de junho), até o encerramento do evento, no dia 22.
Com a proposta do novo formato para o evento, tendo o intuito de resgatar a cultura do povo serrano e a história da Festa, a edição Raízes – Tradição que se renova em festa – terá mais de 100 atrações em palcos espalhados em vários pontos da cidade. O palco do Recanto do Pinhão Aracy Paim, instalado do Calçadão da praça João Costa, será o reduto nativista e tradicionalista com a presença de artistas renomados deste estilo musical. No palco do Recanto também acontece a 23ª Sapecada da Serra Catarinense e a 31ª Sapecada da Canção Nativa nos dias 13, 14 e 15 de junho (sexta, sábado e domingo), a partir das 18h30min.
Ainda no entorno do Calçadão, seguindo pela rua Nereu Ramos, uma megaestrutura coberta de 103 metros de comprimento foi instalada para acomodar as entidades filantrópicas e beneficentes que comercializarão pratos típicos à base de pinhão, bebidas como ponche e quentão, entre outros. Essa estrutura também abrigará o palco Raízes que terá várias apresentações culturais dos Centros de Tradições Gaúchas (CTG) como danças, declamações, vozes e instrumental com o Festival de Arte e Cultura Planalto Serra, no dia 21 de junho.
E para enaltecer os artistas locais com ritmos alternativos, o Mercado Público estará de portas abertas especialmente ao longo dos 17 dias da 35ª Festa Nacional do Pinhão, de 6 a 22 de junho, com atrações diárias no palco Entrevero. O espaço já é considerado o ponto de encontro para muitos lageanos, sendo uma ótima opção para confraternizar com amigos e família.
A liberdade dos estilos musicais, gastronomia típica, bebidas artesanais fazem do Mercado um lugar ímpar na cidade e agora, com a Festa, há mais motivos para frequentar o local. “Percebemos a necessidade atender outros estilos musicais durante a Festa do Pinhão, daí vem a denominação do nosso palco Entrevero, em alusão a essa mistura de ritmos e ao evento principal da cidade. Teremos a presença de artistas locais todos os dias no período noturno, além de shows de voz e violão no horário de almoço”, comenta o Diretor Mercado Público, Célio Antunes Bueno Junior.
A novidade do palco Entrevero, com atrações diárias, promete movimentar o Mercado Público. “Nossa expectativa é de casa cheia em todos os dias de Festa e a programação foi especialmente pensada para que todos os púbicos tenham opções de lazer e entretenimento durante o evento, contribuindo, assim, com o aquecimento da economia da cidade”, explica Célio.
Concurso Gastronômico para enaltecer o protagonista da Festa
Além dos lanches, petiscos, porções, pratos executivos, refeições de buffet, doses e drinks oferecidos nos boxes e restaurantes do Mercado Público, haverá no dia 12 de junho, contemplando a programação do evento, o Concurso Gastronômico da Festa Nacional do Pinhão, com pratos produzidos à base da semente-fruto que brilha em Lages e na Serra Catarinense durante a temporada de inverno.
Com promoção da prefeitura, a apreciação dos pratos inscritos no concurso iniciará às 14h com a apresentação de duas amostras do prato, sendo uma delas para exposição e outra para a degustação dos jurados. Cada concorrente deverá levar seus próprios utensílios e materiais.
Integrando o Calendário de Eventos Gastronômicos de Lages, o concurso visa incentivar a criatividade, valorizar e divulgar as raízes culturais, usos e costumes do povo serrano. “Essa iniciativa vai alavancar a procura pela gastronomia típica à base de pinhão e colocará em evidência os demais estabelecimentos que compõem o Mercado Público, o que é muito bom para todos”, salienta Célio.
Stammtisch do Pinhão
Organizado pelo Núcleo de Negócios Cervejeiros da Associação Empresarial de Lages (Acil), o Stammtisch do Pinhão acontece no dia 14 de junho, na rua lateral do Mercado Público. O encontro começa cedo, a partir das 13h, encerrando à noite com a programação musical do palco Entrevero.
Stammtisch é uma tradição alemã que se refere a uma reunião regular de amigos, geralmente em um bar ou restaurante, onde eles se reúnem para comer, beber e conversar. Em português, pode ser traduzido como "mesa cativa" ou "mesa habitual. Em Lages, o Núcleo já promoveu outras edições do tradicional evento de cervejas artesanais, que agora recebe nome especial para compor a programação da Festa do Pinhão.
Confira a programação completa do Mercado Público na Festa do Pinhão
Sexta-feira (06/06): 18h - Leandro Sutil / 20h - Vinicius Porto
Sábado (07/06): 18h - Victor Colombo & Andrei Sasso / 20h - On Jack
Domingo (08/06): 18h - Anjos de Plantão
Segunda-feira (09/06): 20h - Tomarock
Terça-feira (10/06): 20h - Juanita
Quarta-feira (11/06): 18h - Welinton Graeff / 20h - Dani Porto
Quinta-Feira (12/06) 14h - Concurso Gastronômico do Pinhão / 20h - Álvaro Xavier
Sexta-feira (13/06): 20h - Gugah Mendes
Sábado (14/06): 13h – Stammtisch do Pinhão / 14h - Dianekine / 16h - Marcos Kalbus / 19h - Sax’n Roll / 21h - Malbec Trio
Domingo (15/06) - 18h - Péricles
Segunda-feira (16/06) - 20h - Beto Castro & Carla Torres
Terça-feira (17/06): 18h - Thais Piva
Quarta-feira (18/06) 20h - Leander Sá
Quinta-Feira (19/06) 16h30min - Natascha Panda - Tarde Infantil / 20h - Vinicius Teodoro
Sexta-feira (20/06): 18h - Marlon Antunes / 20h - Trio Rock
Sábado 21/06 - 18h30min - Cantilenas - Música Regional para Crianças / 20h30min - Madeira de Lei
Domingo (22/06): 18h – Clynton
Shows ao meio-dia - “Vem almoçar no Mercado Público - Voz e Violão”
Sábado (07/06): 12h - Gabriell Silva
Domingo (15/06): 12h - Márcio Nunes
Quinta-Feira (19/06): 12h - Cézinha
Sexta-feira (20/06): 12h - Aline Amorim
Sábado (21/06): 12h - Aryane Duarte
Domingo (22/06): 12h - Márcio Rosa
Texto: Silviane Brum
Arte: João Francisco Custódio Maciel
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!