Quinto dia da Festa Nacional do Pinhão exalta tradições com música, dança e alegria popular
10/06/2025 22:18:29
Fotos: Fernando Moraes e Nilton Wolff
Festa Nacional do Pinhão 10/06/2025 22:18:29
Quinto dia da Festa Nacional do Pinhão exalta tradições com música, dança e alegria popular
Programação movimenta o Recanto do Pinhão Aracy Paim, na Praça João Costa, e o Mercado Público, em uma terça-feira de grandes encontros culturais na edição “Raízes”
A terça-feira (10 de junho) marcou o quinto dia da 35ª Festa Nacional do Pinhão com uma programação recheada de apresentações culturais e musicais de respeito à identidade tradicionalista da edição “Raízes”.
No palco do Recanto do Pinhão Aracy Paim, a manhã iniciou em clima de acolhimento e emoção. O músico Alex Acordeonista e Banda encantaram o público com repertório animado e canções que resgatam o espírito das festas do interior. O show teve presença especial das crianças do Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Miriam Regina de Oliveira Koeche e dos idosos residentes do Lar Menino Deus, que acompanharam a apresentação com entusiasmo.
A partir das 16h30min, o ritmo de baile ganhou a Praça João Costa com a chegada do Grupo Modaço, atraindo casais e famílias para dançar ao som de xotes e vaneras, em mais uma demonstração da força e da alegria da cultura gaúcha compartilhada em solo lageano.
Já ao entardecer, às 18h, os músicos Paulinho Guazzelli e Ana Learth conduziram o público por um passeio sonoro entre clássicos da música nativista e composições regionais que embalam gerações. Logo após, às 19h, o Palco Raízes - montado na rua Nereu Ramos - foi tomado pelo talento das invernadas artística mirim, juvenil e adulta do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Anita Garibaldi. A apresentação trouxe declamação e danças tradicionalistas, reverenciando os costumes que moldam a identidade cultural do Sul.
No Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini, o Palco Entrevero recebeu, às 20h, a cantora Juanita, que manteve a animação com um repertório diversificado para o público presente. No mesmo horário, no palco do Recanto do Pinhão, Rafael Puerta encerrou a noite com show vibrante, que marcou o início da contagem regressiva para o fim de semana de festivais: 31ª Sapecada da Canção Nativa e 23ª Sapecada da Serra Catarinense, agendadas para os próximos dias.
Texto: Allan Borges
Fotos: Fernando Moraes/Divulgação e Nilton Wolff
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!