Famílias de Chapecó, Indaial e Anita Garibaldi arrasaram! Desfilaram elegantes por Lages, embelezaram o evento e esbanjaram simpatia, carisma e alto astral
A temperatura agradável da noite deste antepenúltimo dia da 35ª Festa Nacional do Pinhão - Edição Raízes - Tradição que se renova em Festa, tentadora para lageanos, visitantes de cidades vizinhas e turistas de outros municípios da região Sul - Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná e de mais longe. Feriado nacional prolongado de Corpus Christi, ideal para viagens e desbravar novas experiências.
Os 13ºC da noite de sexta-feira (20 de junho), bem na data de fim do outono e início da estação inverno foram convidativos ao público, quando o principal show da programação criou amplas expectativas. César Oliveira & Rogério Melo foram ovacionados por crianças, casais e famílias inteiras.
Com intenso fluxo de pessoas no espaço gastronômico da Rua Coberta - Rua Nereu Ramos, área central de Lages, e na Praça João Costa, amantes do tradicionalismo e simpatizantes da Serra Catarinense passearam e se divertiram sem pressa neste fim de semana, o último do maior evento da região serrana e um dos maiores históricos, culturais, artísticos, folclóricos e gastronômicos do Sul do Brasil. A Festa do Pinhão geram renda extra também a lageanos e lageanas vendedores de guloseimas, como pipocas salgada e doce, churros, morangos cobertos com chocolate, espetinhos de carne e algodão doce, balões e brinquedos, como os que produzem bolhas de sabão.
Um evento que abriga a todos os tipos de público, a exemplo de realezas de outras festas típicas, a Festa Nacional do Pinhão abre seus braços para sua divulgação, a exemplo da rainha e princesas da 28º Festa Nacional da Cebola [Expofeira Nacional da Cebola] em Ituporanga, em abril de 2026, e da 17ª Festa da Gila e 10ª Festa do Queijo Artesanal Serrano, em julho de 2025, no município gaúcho Bom Jesus.
Gaúcha residente em Chapecó se rendeu às belezas da Festa do Pinhão pela primeira vez
Diretamente de Chapecó, a microempresária Karina Paula Rodrigues, estreou na Festa Nacional do Pinhão e estava acompanhada do esposo, Celso Roberto Teixeira, do filho de 15 anos, a filha de cinco anos e um casal de amigos.
O grupo chegou em Lages nesta quinta-feira (19 de junho), e permanecerá até este domingo (22 de junho). Depois irão partir para Urubici, onde estarão por mais uma semana, desfrutando das riquezas da Serra.
A empresária Karina é natural de Nonoai, Rio Grande do Sul, morou na capital gaúcha, Porto Alegre por 22 anos, e está em Chapecó há dez. Portanto, tem know-how sobre amor ao campeirismo. Um de seus amigos que está nesta aventura pela Festa do Pinhão também, pois é de São Borja, região de fronteira entre o Brasil e Argentina.
Encantamento e alegria são os sentimentos que resumem a passagem de Karina pela primeira vez na Festa Nacional do Pinhão. “Vim especialmente conhecer a Festa do Pinhão. Ontem [quinta], eu simplesmente amei o show de Os Fagundes, meus conterrâneos do Rio Grande. E hoje assistimos César Oliveira & Rogério Melo, que dispensam comentários de tão geniais que são. Esta Festa assim, neste lugar, então, tranquila e confortável. Valeu muito a pena ter vindo. Lages está de parabéns.”
Hospedados em uma casa alugada pela plataforma digital de reserva de hospedagem Airbnb, o grupo de amigos degustou a culinária já na Festa, nos estandes das entidades filantrópicas. Farofa de pinhão (como chamam a paçoca de pinhão), pastel de pinhão, porções de pinhão cozido, quentões e ponches (vinho quente com merengue e gemada) caíram no gosto dos chapecoenses de coração.
Família de Indaial proporciona experiência do campeirismo ao pequeno Oliver, de dois anos
O friozinho gostoso da Serra deixou Oliver, de dois aninhos, ainda mais contente. Ele veio de Indaial para conhecer esta tão famosa Festa Nacional do Pinhão. Enquanto ele assistia a desenhos animados infantis pela Internet no aparelho celular, seus pais aproveitavam as porções de paçoca de pinhão bem quentinhas.
Felipe Branco de Córdova trabalha como gerente de frota e sua esposa, Patricia Selhorst, é técnica de enfermagem. Patricia já havia vindo a Lages na Festa do Pinhão, e Felipe lembra ter frequentado em torno de dez edições. A família chegou à cidade na quinta-feira (19 de junho) e vai embora para casa no domingo (22).
Para o casal, uma Festa do Pinhão nota 10. “Para nós está ótimo. Pois com o pequeno é melhor. Ele é novinho e se fosse um ambiente mais movimentado ou com mais aglomeração e barulho alto não teria como aproveitarmos. Por isto não seria viável irmos ao Estádio. Aqui está excelente para a nossa família. A Festa lá no Parque de Exposições [Conta Dinheiro] também é legal.” Patricia complementa: “A Festa neste local ficou bom. A cobertura foi boa ideia. Independentemente de chuva ou frio, estamos protegidos e seguros. Formato aprovado.”
A família, hospedada no Hotel Afford, provou entrevero, paçoca de pinhão e pastel de pinhão. Ingredientes típicos, carnes diversas, temperos predominantes, sabor inigualável.
Com tradicionalismo latente nas veias, família de Anita Garibaldi ensina e cultiva tradicionalismo à filha Bárbara, de 11 anos
Mãe, pai e filha estavam a caráter. Coisa linda de se ver. Totalmente pilchados e em respeito às artes e cultura sulinas, saíram de Anita Garibaldi à tarde nesta sexta (21), com trajeto e tempo calculados para caminhar pela área gastronômica, reencontrar amigos em Lages e assistir ao espetáculo dos ídolos, César Oliveira & Rogério Melo.
Bárbara Sofia Ferri Dutra tem apenas dez anos, mas já domina uma variedade de assuntos relacionados ao tradicionalismo. Os olhos brilham quando conversa sobre o mundo simples da vida no campo.
De poncho e chapéu, a garota esteve na Festa Nacional do Pinhão junto à mãe, a microempresária Francinny Ferri Dutra, e o pai, Michelângelo Dutra, que atua em Anita na função de motorista. Esta foi a primeira vez da moça em uma edição da Festa do Pinhão, uma estreia transbordada em emoção. Há um ano como integrante do Projeto Fábrica de Gaiteiros, idealizado pelo músico Renato Borghetti, Bárbara toca gaita e já dançou em invernada do projeto de seu colégio.
A Fábrica de Gaiteiros é um projeto de resgate social e cultural e possibilita o acesso de crianças e jovens de sete a 15 anos ao aprendizado do acordeão “gaita de oito baixos”, gratuitamente, em suas 22 unidades, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Uruguai.
E como a fruta não cai longe do pé, os pais de Bárbara são apaixonados e assíduos da parte campeira [rodeios] do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Laço da Amizade. “Eu sinto felicidade de expressar minha paixão e valor ao tradicionalismo por meio da música e da dança. É mágico”, confessa Bárbara, em que seu pai emenda: “Meu pai é de Pinhal da Serra, antiga Esmeralda. Fomos incentivados a cultuar o campeirismo desde cedo. Somos muito fãs de César Oliveira & Rogério Melo. Viemos especialmente para vê-los.” Francinny conclui: “Meus avós são de Barracão, Rio Grande do Sul. Gosto demais de viver tudo isto aqui. Uma noite memorável, linda.”
A família degustou ponche e pastel de carne e batizou o novo formato da Festa do Pinhão. “Legal porque a gente tem criança, e os shows acontecem em bons horários, aí fica bom para voltar cedo para casa, já que a gente mora relativamente perto, mas ‘pega’ estrada para voltar.”
O casal e a menina “curtiram” a noite ao lado de um casal de amigos também de Anota Garibaldi, que chegaram à Festa do Pinhão um pouco mais tarde. Com estes mesmos amigos assistiram ao show de Luan Santana na 34ª Festa Nacional do Pinhão, em 2024.
Vem ‘pra’ Lages, porque tem muita Festa do Pinhão!
É feriado! Mais dois dias de alegria! Maior evento da Serra Catarinense e um dos maiores dos segmentos históricos, culturais, artísticos, folclóricos e gastronômicos da região Sul do Brasil, com um dos maiores festivais de música nativista da América Latina, a Sapecada da Canção Nativa que, em 2025, quando a Festa Nacional do Pinhão chega a sua 35ª edição - Raízes - Tradição que se renova em Festa, alcança sua 31ª edição, paralelamente a 23ª Sapecada da Canção Nativa. Com o formato de resgatar as tradições da cultura e identidade regionais, a Festa de 2025 acontece de 6 a 22 de junho, com quatro ambientes: No convencional endereço do Recanto do Pinhão Aracy Paim, seu Palco Recanto do Pinhão para talentos tradicionalistas locais, regionais e nacionais, na Praça João Costa; Palco Raízes, de enobrecimento à produção cultural dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), na Rua Coberta - Rua Nereu Ramos; Palco Entrevero, no Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini, com espaço a artistas de estilos ecléticos, do pop ao rock; do sertanejo ao romântico, da Música Popular Brasileira (MPB) ao gosto infantil, e Palco Leão Baio, no Estádio Municipal Vidal Ramos Júnior, e seus cinco shows nacionais - Guilherme & Benuto, Fernando & Sorocaba, Ondastral e Dazaranha, Yasmin Santos e Corpo & Alma no feriado nacional prolongado de Corpus Christi - 18, 19, 20, 21 e 22 de junho, respectivamente. E o Festival de Arte e Cultura Planalto Serra na agenda da Festa.
Toda a programação da Festa Nacional do Pinhão será gratuita ao público. Serão 17 dias de festividades, com mais de 100 atrações e esperadas mais de 100 mil pessoas como espectadoras somente nos shows nacionais.
Suas realezas são as mulheres, rainha Amanda Aparecida Bianchini Moraes, e princesas, Lariane Rodrigues e Alice Cunha Ramos, e as garotas, rainha Lavínia Moraes Amaral, 1ª princesa, Ana Beatriz de Jesus Matias, e 2ª princesa, Maria Luiza Machado.
A 35ª Festa Nacional do Pinhão - Edição Raízes - Tradição que se renova em Festa é promovida pela Prefeitura de Lages com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lages, com patrocínio de Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), Havan, Sicoob, Tirol, Seara, Fort Atacadista, London Associação de Benefícios/Proteção Patrimonial e Minusa; apoio de Ingresso Nacional, Léia Salão, Arezzo, Reunidas, Divina Cafeteria e Ingresso Nacional, e midia partner de SBT, NSC e Band FM Lages 94,3.
Comida boa, fresquinha, de qualidade. Bebidas quentes saborosas e gente contente para conhecer, conversar e com quem dar risada
Gastronomia e solidariedade caminham juntas na Festa Nacional do Pinhão. Nos estandes das nove entidades filantrópicas da Rua Coberta - Rua Nereu Ramos podem ser comprados, por preço tabelado, quentão; ponche com e sem teor alcoólico; chocolate quente; água com e sem gás; cerveja; refrigerante; cachorro-quente; pastel frito com recheios de paçoca de pinhão, queijo, carne de gado, frango e frango com catupiry; paçoca de pinhão; pinhão cozido; pinhão moído congelado, e doces em geral, como barras de chocolate, doce de gila, doce de abóbora, pé de moça e pé de moleque. Por critérios de justiça e concorrência leal, os valores/preços são tabelados.
As instituições são: Associação Serrana dos Deficientes Físicos (Asdf); Associação dos Deficientes Visuais do Planalto Serrano (Adevips); Associação de Pais e Amigos de Surdos (Apas); Associação Lageana de Assistência Social para Crianças e Adolescentes em Situação de Vulnerabilidade Social (Alam); Sociedade de Assistência Social, Educacional e de Apoio aos Desamparados de Lages (Saseadla); Irmandade Nossa Senhora das Graças; Associação Bom Samaritano; Cáritas Diocesana, e Lions Clube Copacabana. Todos os recursos financeiros arrecadados são investidos nas atividades de rotina de assistência aos públicos-alvo e revertidos à execução de programas e projetos atuais e futuros.
Agenda deste último fim de semana de Festa Nacional do Pinhão - dias 21 e 22 de junho
Não dá ‘pra’ perder. A Festa Nacional do Pinhão ainda tem fartura a ofertar.
Sábado {21 de junho}
Festival de Arte e Cultura Planalto Serra
9h - Palco Recanto do Pinhão Aracy Paim -
Danças tradicionais: Categorias Mirim e Juvenil
Casarão Juca Antunes - Rua Benjamin Constant - Centro -
Declamação: Categorias Prenda, Veterana, Xirú e Adulta
Declamação: Categorias Peões, Veterano, Xirú e Adulto
Palco Raízes - Rua Coberta - Rua Nereu Ramos -
Instrumental: Veterano (a), Xirú e Adulto (a)
Solista Vocal: Veterano (a), Xirú e Adulto (a)
13h30min - Palco Recanto do Pinhão Aracy Paim -
Danças tradicionais: Categorias Mirim e Juvenil
Palco Raízes - Rua Coberta - Rua Nereu Ramos -
Chula: Veterano, Vaqueano, Xirú e Adulto (a)
18h30min - Show Campeando Horizontes
20h - Show Elton Saldanha
Domingo {22 de junho}
9h - Palco Recanto do Pinhão Aracy Paim -
Danças tradicionais: Categorias Veterana, Xirú e Adulta
Palco Raízes - Rua Coberta - Rua Nereu Ramos -
Instrumental: Mirim e Juvenil
Solista Vocal: Pré-Mirim, Mirim e Juvenil
Casarão Juca Antunes -
Declamação: Categorias Pré-Mirim, Mirim e Juvenil
Declamação: Categorias Peões, Pré-Mirim e Juvenil
13h30min - Palco Recanto do Pinhão Aracy Paim -
Danças tradicionais: Categorias Veterana, Xirú e Adulta
Palco Raízes - Rua Coberta - Rua Nereu Ramos -
Chula: Pré-Mirim, Mirim e Juvenil
Casarão Juca Antunes -
Declamação: Categorias Prenda Pré-Mirim, Mirim e Juvenil
Declamação: Categorias Peões Pré-Mirim, Mitim e Juvenil
18h - João de Almeida Neto
Palco Entrevero - Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini
Sábado {21 de junho}
18h30min - Cantilenas - Música Regional para Crianças
20h30min - Madeira de Lei
Domingo {2 de junho}
18h - Clynton
Shows ao meio-dia - “Vem almoçar no Mercado Público - Voz e Violão”
Sábado {21 de junho}
12h - Aryane Duarte
Domingo {22 de junho}
12h - Márcio Rosa
Show Nacional -
Palco Leão Baio - Estádio Municipal Vidal Ramos Júnior
Sábado {21 de junho}
18h - DJ Ali_live
20h - Show nacional Yasmin Santos
Domingo {22 de junho}
18h - DJ Ali_live
20h - Show nacional Corpo & Alma
Texto: Daniele Mendes de Melo
Fotos: Fábio Pavan
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!