Com 750 pessoas inscritas foi a hora de vestir uma camiseta leve, bermuda, tênis confortável e o boné, embarcar na bike, hidratar-se e queimar um pouco das calorias dos pinhões em um desafio de superação pessoal aliada à, claro, animação, entretenimento e palmas e gritos de incentivo aos amigos
O Sol meio tímido, com muitas nuvens ao longo do dia e longos períodos de céu nublado, e temperaturas variáveis entre 10ºC e 15ºC foram os parceiros perfeitos para os atletas amadores, profissionais e simpatizantes de atividade física, longevidade a partir dos cuidados com a saúde, exercícios ao ar livre e contato com a natureza, na tarde de véspera do último dia da 35ª Festa Nacional do Pinhão, sábado, 21 de junho, em Lages. A Corrida do Pinhão chegou a sua 2ª edição em 2025 e celebra o maior evento da Serra Catarinense e um dos mais exponenciais em história, cultura, arte, folclore e gastronomia da região Sul do Brasil com empolgação, diversão, leveza, bem-estar, interação, paixão e maestria.
Com a participação de 750 pessoas inscritas, foi a hora de vestir uma camiseta leve, bermuda, tênis confortável e o boné, embarcar na bike, hidratar-se e queimar um pouco das calorias dos pinhões em um desafio de superação pessoal aliada à, claro, animação, entretenimento e palmas e gritos de incentivo aos amigos.
Cinco quilômetros de trajeto, entre a rua Humberto de Campos e a avenida Luiz de Camões, e a chance de participação também a crianças e adolescentes, na categoria Kids. Engajaram-se competidores nas categorias Masculino e Pessoa com Deficiência (PCD) Competição Misto (feminino e masculino); categorias Feminino e Pessoa com Deficiência (PCD) Participação Misto (feminino e masculino) e Kids.
Eram 12 as faixas etárias das categorias:
Dois a 13 anos
14 a 24 anos
25 a 29 anos
30 a 34 anos
35 a 39 anos
40 a 44 anos
45 a 49 anos
50 a 54 anos
55 a 59 anos
60 a 64 anos
65 a 69 anos
A partir de 70 anos de idade
Evento esportivo de pulverização da conscientização da comunidade sobre os impactos de hábitos saudáveis não restritamente a datas especiais, mas no dia a dia, com disciplina, constância e determinação, a Corrida do Pinhão propôs o Ginásio Municipal de Esportes Ivo Silveira como ponto de largada e chegada dos competidores.
Como atitude entusiasta, premiação com troféu aos três primeiros lugares da classificação Faixa Etária e troféu aos cinco primeiros lugares na classificação geral Masculino e Feminino. E se não bastasse, os melhores resultados de homens e mulheres foram agraciados com premiação extra por meta - 1Km, 2Km, 3Km e 4Km. Premiação de R$ 6 mil em dinheiro. Todos os concluintes da prova, inclusive as crianças e adolescentes, receberam medalhas. Ponto de hidratação, frutas e até pinhões para a “galera” repor as energias depois da Corrida.
Uma Festa do Pinhão completa em todos os sentidos. “Nossa proposta foi trazer o lageano de volta para o seu alicerce de origem, para que se reconheça e a Festa do Pinhão sirva como um espelho de sua força perante as conquistas em dois séculos e meio de história. A Corrida do Pinhão é uma ideia animada e saudável de selarmos a edição 2025 do nosso mais amado evento e iniciarmos o inverno com o pé direito. Viva Lages! Viva a nossa gente!", exclama a prefeita Carmen Zanotto, presente na cerimônia de premiação.
Corrida do Pinhão 5K - Evento promovido por Squadra dialex Eventos Esportivos, com apoio da Prefeitura de Lages/Fundação Municipal de Esportes (FME)/Diretoria de Trânsito (Diretran) e patrocínio de K2 Store.
Eder Elais - 1º lugar na categoria de 45 a 49 anos - Das lavouras de Bocaina do Sul para as pistas de Lages
Corredor há três décadas, o agricultor e atleta amador, Eder Elais Jumes se desafiou em mais um evento esportivo neste dia 21 de junho, na Corrida do Pinhão 5K.
Por algumas horas, deixou as atividades na lavoura de milho, feijão e mandioca em sua propriedade, na comunidade Dois Irmãos, em Bocaina do Sul, para se dedicar ao hobby que faz espairecer os pensamentos. Um lazer que ajuda a cuidar da saúde e entrete. Enfrentou o frio e o pouco calor do Sol, que resolveu sair do meio para o fim da tarde. E “partiu” correr.
Acostumado com o pódio, não veio à toa. Foi vitorioso em 1º lugar na sua categoria - 45 a 49 anos - e 15º na classificação geral. Em 2024, Eder Elais foi 3º lugar em sua categoria - 40 a 44 anos, e 34ª na classificação geral, na 1ª edição da Corrida do Pinhão 5K. Estes resultados comprovam sua evolução dentro de 12 meses, pois melhorou seu tempo em 59 segundos. Antes mesmo da largada deste 21 de junho, já previu não aceitar nada menos: “Eu quero pódio.”
Nos últimos 30 dias vinha treinando mais intensamente. Em média, costuma fazer cinco quilômetros em 00:19:59.
Orgulhoso, contabiliza algumas de suas demais conquistas - 1º lugar na Corrida da Festa do Município Bocaina do Sul em 2000; 1º lugar na classificação geral na Corrida da 30ª Mostra do Campo, em sua cidade, no ano de 2010; 2º lugar na classificação de sua categoria (45 a 49 anos) e 12º na classificação geral na 3ª Meia Maratona Animi, de Lages, em fevereiro de 2025, no trajeto de cinco quilômetros. Ele corre também por dez quilômetros, mas gosta mais dos cinco.
Seu irmão viajou de Bocaina para Lages junto com Eder para lhe dar força. Alvanei Jumes foi corredor amador por dez anos, de 1985 a 1995. Obteve ótimos resultados em Santo Antônio do Sudoeste, no Paraná. Todavia, precisou interromper as corridas em razão de um problema de desgaste no quadril.
Fã número 1 do irmão, rasgando seda sem enrolação. “Vai dar tudo certo na disputa de hoje. Ele se prepara bem. Ah, o prato preferido dele é mandioca com carne [vaca atolada]”, comenta Alvanei.
Para Eder Elais é um prazer ser um dos convidados para esta celebração da Festa do Pinhão 2025. “Achei muito bonito, muito lindo a Corrida comemorar mais uma edição da Festa do Pinhão. Gosto dos shows gaúchos, tradicionalistas e sertanejos. São muito bons.”
Mayara e Emanuel - o casal velocista
Os “namoridos” lageanos, Mayara Pereira Rodolfi, profissional de educação física, e Emanuel Sanches, também profissional de educação física, são atletas amadores e participantes da 2ª Corrida do Pinhão 5K. O casal mora no bairro Bom Jesus e estavam concentrados e em movimentos de alongamento prévios à competição, em frente ao Ginásio Ivo Silveira.
O casal é “fera” em garantir lugar privilegiado nos pódios - 3º e 4º lugares na categoria são “fichinha” para estes dois. Estão sempre no TOP 10. Em sua memória, um evento de evidência, Corrida da Polícia Civil.
Em 2025, na Corrida do Pinhão 5K, Emanuel conquistou o 9º lugar na classificação da categoria de 45 a 49 anos e 55º na classificação geral. Mayara, 3º na categoria de 35 a 39 anos, e 32º na geral.
Na 1ª edição da Corrida do Pinhão 5K, em 2024, Mayara participou de sua primeira corrida oficial depois de se recuperar de uma fratura e de um quadro de trombose, quando alcançou cinco quilômetros em 00:29:45. Uma superação pessoal com efeitos na Corrida do Pinhão da 35ª Festa Nacional do Pinhão - Edição Raízes.
Para 2025, Mayara e Emanuel cumpriram treinos de duas a três vezes semanais, percorrendo cinco quilômetros. Aos fins de semana [domingos], de oito anos dez quilômetros. Emanuel estimula a prática de esportes, na medida do possível, entre os filhos, de oito e dez anos de idade.
Sobre a Corrida do Pinhão 5K, alusiva a maior Festa da Serra Catarinense e uma das maiores de Santa Catarina e da região Sul do Brasil, só elogios. “Incentivo à modalidade. Boa iniciativa do Poder Público e de parcerias em juntar a Festa, saúde e esporte”, defende o atleta Emanuel. Mayara justifica: “Interessante e animador. A gente gostou da ideia e não poderíamos faltar. Bem legal.”
De Bom Retiro para o mundo - 80 anos e mais de 200 corridas no currículo, das quais 19 Corridas Internacionais de São Silvestre
Ele não é fraco, não. Com uma faixa enorme segurada pelas duas mãos, o senhor Vilton Luiz Nunes, de 80 anos, “fez bonito” na Corrida do Pinhão 5K. Direto de Bom Retiro, percorreu os cinco quilômetros vigoroso e sorridente. Foi 3º lugar na sua categoria - a partir de 70 anos, e 214ª na geral, dando um banho de lição de vida.
Com oito décadas de vida, o sapateiro aposentado, senhor Vilton, tem uma forma física de chamar a atenção, assim como a faixa que levou para a pista, em uma demonstração de amor a sua cidade.
Nascido em 23 de outubro de 1944, o atleta amador enche o peito para contar que geralmente completa cinco quilômetros em 35 minutos, e dez em 01:15:00/01:20:00.
São mais de 200 corridas feitas, das quais, 19 edições da Corrida Internacional de São Silvestre seguidas, principal prova de rua da América Latina [15 quilômetros], e atrai milhares de atletas de todo o mundo, tradicionalmente realizada no dia 31 de dezembro de cada ano, na capital paulistana.
Bem humorado, não perde uma oportunidade de brincar e fazer as pessoas rirem. “Eu treino um dia sim, no outro também. Estou brincando. Treino de duas a três vezes por semana e não ‘faço’ academia.”
E a Festa do Pinhão? “Corrida para comemorar com pinhão, é? A gente tem é que comemorar com cerveja, com vinho”, brinca o atleta. “Foi bem legal esta mobilização. Eu me divirto e cuido da saúde me movimentando, ao mesmo tempo.”
E para terminar, senhor Vilton avisa: “Eu estou com a agenda bem cheia para este ano. Já fui na 1ª Trilha das Bruxas, em São Pedro de Alcântara, e na Corrida de Curitibanos. Não podemos nunca parar. É isto aí.”
Vencedores Corrida do Pinhão 5K -
Classificação geral Masculino
1. Douglas Silva
2. Jardelino Doss Santos Flech
3. Igor Oliveira Ribeiro
4. Wellinton Felipe da Silva
5. Ruan Carlos Oliveira
Classificação geral Feminino
1. Daiane Furlan
2. Daniele da Silva
3. Maiana Secco
4. Andressa Dolberth Machado de Souza
5. Scheila Cavalheiro Amaral
TODOS OS RESULTADOS, INCLUINDO POR CATEGORIAS, DEVEM SER CONSULTADOS EM https://eventooficial.com.br/resultados/g-live.html?f=eventos/2025/2-CORRIDA-DO-PINHAO-5K/2-CORRIDA-DO-PINHAO-5K.clax.
Vem ‘pra’ Lages, porque tem muita Festa do Pinhão!
É feriado! Feriado nacional prolongado de Corpus Christi. Mais um dia de comemoração! Maior evento da Serra Catarinense e um dos maiores dos segmentos históricos, culturais, artísticos, folclóricos e gastronômicos da região Sul do Brasil, com um dos maiores festivais de música nativista da América Latina, a Sapecada da Canção Nativa que, em 2025, quando a Festa Nacional do Pinhão chega a sua 35ª edição - Raízes - Tradição que se renova em Festa, alcança sua 31ª edição, paralelamente a 23ª Sapecada da Canção Nativa. Com o formato de resgatar as tradições da cultura e identidade regionais, a Festa de 2025 acontece de 6 a 22 de junho, com quatro ambientes: No convencional endereço do Recanto do Pinhão Aracy Paim, seu Palco Recanto do Pinhão para talentos tradicionalistas locais, regionais e nacionais, na Praça João Costa; Palco Raízes, de enobrecimento à produção cultural dos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), na Rua Coberta - Rua Nereu Ramos; Palco Entrevero, no Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini, com espaço a artistas de estilos ecléticos, do pop ao rock; do sertanejo ao romântico, da Música Popular Brasileira (MPB) ao gosto infantil, e Palco Leão Baio, no Estádio Municipal Vidal Ramos Júnior, e seus cinco shows nacionais - Guilherme & Benuto, Fernando & Sorocaba, Ondastral e Dazaranha, Yasmin Santos e Corpo & Alma no feriado nacional prolongado de Corpus Christi - 18, 19, 20, 21 e 22 de junho, respectivamente. E o Festival de Arte e Cultura Planalto Serra na agenda da Festa.
Toda a programação da Festa Nacional do Pinhão será gratuita ao público. Serão 17 dias de festividades, com mais de 100 atrações e esperadas mais de 100 mil pessoas como espectadoras somente nos shows nacionais.
Suas realezas são as mulheres, rainha Amanda Aparecida Bianchini Moraes, e princesas, Lariane Rodrigues e Alice Cunha Ramos, e as garotas, rainha Lavínia Moraes Amaral, 1ª princesa, Ana Beatriz de Jesus Matias, e 2ª princesa, Maria Luiza Machado.
A 35ª Festa Nacional do Pinhão - Edição Raízes - Tradição que se renova em Festa é promovida pela Prefeitura de Lages com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lages, com patrocínio de Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), Havan, Sicoob, Tirol, Seara, Fort Atacadista, London Associação de Benefícios/Proteção Patrimonial e Minusa; apoio de Ingresso Nacional, Léia Salão, Arezzo, Reunidas, Divina Cafeteria e Ingresso Nacional, e midia partner de SBT, NSC e Band FM Lages 94,3.
Comida boa, fresquinha, de qualidade. Bebidas quentes saborosas e gente contente para conhecer, conversar e com quem dar risada
Gastronomia e solidariedade caminham juntas na Festa Nacional do Pinhão. Nos estandes das nove entidades filantrópicas da Rua Coberta - Rua Nereu Ramos podem ser comprados, por preço tabelado, quentão; ponche com e sem teor alcoólico; chocolate quente; água com e sem gás; cerveja; refrigerante; cachorro-quente; pastel frito com recheios de paçoca de pinhão, queijo, carne de gado, frango e frango com catupiry; paçoca de pinhão; pinhão cozido; pinhão moído congelado, e doces em geral, como barras de chocolate, doce de gila, doce de abóbora, pé de moça e pé de moleque. Por critérios de justiça e concorrência leal, os valores/preços são tabelados.
As instituições são: Associação Serrana dos Deficientes Físicos (Asdf); Associação dos Deficientes Visuais do Planalto Serrano (Adevips); Associação de Pais e Amigos de Surdos (Apas); Associação Lageana de Assistência Social para Crianças e Adolescentes em Situação de Vulnerabilidade Social (Alam); Sociedade de Assistência Social, Educacional e de Apoio aos Desamparados de Lages (Saseadla); Irmandade Nossa Senhora das Graças; Associação Bom Samaritano; Cáritas Diocesana, e Lions Clube Copacabana. Todos os recursos financeiros arrecadados são investidos nas atividades de rotina de assistência aos públicos-alvo e revertidos à execução de programas e projetos atuais e futuros.
Agenda deste último fim de semana de Festa Nacional do Pinhão - dias 21 e 22 de junho
Não dá ‘pra’ perder. A Festa Nacional do Pinhão ainda tem fartura a ofertar.
Sábado {21 de junho}
Festival de Arte e Cultura Planalto Serra
9h - Palco Recanto do Pinhão Aracy Paim -
Danças tradicionais: Categorias Mirim e Juvenil
Casarão Juca Antunes - Rua Benjamin Constant - Centro -
Declamação: Categorias Prenda, Veterana, Xirú e Adulta
Declamação: Categorias Peões, Veterano, Xirú e Adulto
Palco Raízes - Rua Coberta - Rua Nereu Ramos -
Instrumental: Veterano (a), Xirú e Adulto (a)
Solista Vocal: Veterano (a), Xirú e Adulto (a)
13h30min - Palco Recanto do Pinhão Aracy Paim -
Danças tradicionais: Categorias Mirim e Juvenil
Palco Raízes - Rua Coberta - Rua Nereu Ramos -
Chula: Veterano, Vaqueano, Xirú e Adulto (a)
18h30min - Show Campeando Horizontes
20h - Show Elton Saldanha
Domingo {22 de junho}
9h - Palco Recanto do Pinhão Aracy Paim -
Danças tradicionais: Categorias Veterana, Xirú e Adulta
Palco Raízes - Rua Coberta - Rua Nereu Ramos -
Instrumental: Mirim e Juvenil
Solista Vocal: Pré-Mirim, Mirim e Juvenil
Casarão Juca Antunes -
Declamação: Categorias Pré-Mirim, Mirim e Juvenil
Declamação: Categorias Peões, Pré-Mirim e Juvenil
13h30min - Palco Recanto do Pinhão Aracy Paim -
Danças tradicionais: Categorias Veterana, Xirú e Adulta
Palco Raízes - Rua Coberta - Rua Nereu Ramos -
Chula: Pré-Mirim, Mirim e Juvenil
Casarão Juca Antunes -
Declamação: Categorias Prenda Pré-Mirim, Mirim e Juvenil
Declamação: Categorias Peões Pré-Mirim, Mitim e Juvenil
18h - João de Almeida Neto
Palco Entrevero - Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini
Sábado {21 de junho}
18h30min - Cantilenas - Música Regional para Crianças
20h30min - Madeira de Lei
Domingo {2 de junho}
18h - Clynton
Shows ao meio-dia - “Vem almoçar no Mercado Público - Voz e Violão”
Sábado {21 de junho}
12h - Aryane Duarte
Domingo {22 de junho}
12h - Márcio Rosa
Show Nacional -
Palco Leão Baio - Estádio Municipal Vidal Ramos Júnior
Sábado {21 de junho}
18h - DJ Ali_live
20h - Show nacional Yasmin Santos
Domingo {22 de junho}
18h - DJ Ali_live
15h - Show nacional Corpo & Alma
Texto: Daniele Mendes de Melo
Fotos: Fábio Pavan
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!