Após etapa preparatória no final de julho, com o chamado ensaio de deflexão para avaliação técnica das pistas de rolagem, trabalhos avançam para nova fase. Ação conjunta também envolve as Secretarias de Serviços Públicos e do Planejamento Urbano
Equipes da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura se deslocaram nesta quarta-feira (6 de agosto) para o início das obras de recapeamento asfáltico na avenida Belisário Ramos, a Carahá. Desde cedo o trabalho se concentrou na etapa de fresagem, ou seja: A retirada do pavimento deteriorado com maquinário específico, o que antecede a nova base e camadas asfálticas.
A prefeita Carmen Zanotto esteve no local e acompanha o projeto de perto. “A nossa Carahá é uma avenida de enorme importância. Além de passar por 15 bairros, é uma via que remete à identidade de Lages. Temos muito trabalho a fazer para que as condições ideais de tráfego e segurança sejam retomadas. É com alegria que iniciamos este processo na data de hoje, com o trabalho conjunto de nossas Secretarias”, destaca.
Realizada pela própria Prefeitura, a obra tem recursos financeiros públicos do Governo do Estado, na ordem de R$ 4 milhões. O planejamento prevê a execução de intervenções pelos próximos dois meses. O serviço será executado por etapas, em um dos sentidos, alcançando a extensão total entre a rua Frei Gabriel e a avenida Dom Pedro II. Neste primeiro momento, que deve durar cerca de dez dias, o trabalho se concentra no trecho entre a rua Frei Gabriel e a avenida Presidente Vargas.
Até então a Prefeitura já havia efetuado diversas melhorias na Carahá, como contenção de encostas e operações tapa-buraco. “Nossa avaliação é de que a Belisário Ramos necessita de reparos mais amplos. Por isto estamos fazendo a recomposição do pavimento asfáltico em um dos sentidos. E, futuramente, teremos outros projetos, como a revitalização completa, com novas redes de drenagem, dispositivos de escoamento pluvial, contenção dos frequentes desmoronamentos e nova camada asfáltica total”, enfatiza o secretário de Obras e Infraestrutura, Cleber Arruda Machado.
Nesta quarta-feira (6 de agosto), o sentido oposto no cruzamento da Avenida Carahá com a rua Frei Gabriel também precisou ser bloqueado, para a retirada das faixas elevadas em frente à Praça dos Motoristas. O trabalho é executado pela Secretaria de Obras e Infraestrutura, em parceria com a Secretaria do Planejamento Urbano (Seplam), para a instalação de um semáforo inteligente no local. “O planejamento urbano é complexo. Envolve repensar a cidade em muitas áreas, viabilizando alternativas inovadoras não só para o trânsito, mas para o deslocamento de todos, com acessibilidade, sinalização e ocupação democrática dos espaços públicos”, exemplifica o secretário do Planejamento Urbano, Malek Ráu Dabbous.
O equipamento identificará a presença de veículos, ajustando o tempo de abertura e fechamento mediante o fluxo, em tempo real. A tecnologia visa reduzir as filas nos horários de pico, e deverá contribuir para a mobilidade em toda a região. “Já preparamos as bases e fixamos as colunas nas calçadas. Os próximos passos são a secagem do concreto e a montagem da estrutura, que deve ocorrer na próxima semana. Iniciaremos de modo intermitente (luz piscante), para que os motoristas possam se adaptar. E a previsão é que o semáforo inteligente entre em operação plena no dia 25 de agosto”, detalha o diretor de Mobilidade Urbana da Seplam, Ricardo Fonseca Nerbass.
A Secretaria de Serviços Públicos também participou da ação conjunta. As equipes vêm realizando a limpeza de diversas vias urbanas e intensificaram o serviço na Avenida Carahá. No trecho onde as obras foram iniciadas, duas frentes de trabalho estão em curso: Tanto com a utilização de maquinário, como a mini carregadeira/varredeira, quanto com a roçada manual nas margens do rio Carahá e embaixo de pontes. Junto à iniciativa ainda se soma a retirada de entulhos acumulados no trajeto. “Nosso foco é a prevenção. Este tipo de manutenção deve ser frequente. Para evitar possíveis alagamentos e o descarte irregular de lixo, contribuir com a proteção do meio ambiente e a própria imagem e higiene da cidade. Com a aquisição dos equipamentos corretos viabilizada este ano, temos conseguido ampliar nossa atuação e o atendimento das demandas da população”, resume o secretário de Serviços Públicos, Jean Corbellini.
Texto: Priscila Dalagnol
Fotos: Fábio Pavan
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!