Prefeitura estuda implantar novo modelo de pavimentações na cidade
08/08/2025 16:21:10
Foto Ilustrativa: Associação Brasileira de Cimento Portland / Divulgação
Obras e Infraestrutura 08/08/2025 16:21:10
Prefeitura estuda implantar novo modelo de pavimentações na cidade
Projeto em análise está averiguando as vantagens do uso de concreto em obras de pavimentação. O primeiro passo foi uma reunião com especialistas, e uma visita in loco está programada para conferir resultados em cidades que já aderiram à modalidade
A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura deu o pontapé inicial aos estudos que podem implementar novas possibilidades de pavimentação no perímetro urbano de Lages. A ideia é buscar alternativas ao tradicional asfalto e conhecer os prós e contras do uso de outros materiais, neste caso o concreto.
O projeto ganhou destaque nos últimos dias com uma reunião de apresentação da técnica pelo gerente da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) Regional Sul, Dejalma Frasson Junior. Engenheiro civil, também participa da Câmara de Transporte e Logística da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e é professor do Instituto de Especialização (IPOS) na disciplina de Pavimento de Concreto nos cursos de Infraestrutura de Transportes, Engenharia de Pavimentação e de Engenharia Rodoviária.
A modalidade foi explanada aos engenheiros Edson Teixeira da Silva, Luiz Ricardo Figueiró Soares e Vinicius Batista Bernardi; ao Diretor de Obras, Franciel Borges de Oliveira; e ao Secretário de Obras e Infraestrutura, Cleber Arruda Machado. “Foi um encontro produtivo, onde pudemos aprofundar conhecimentos técnicos e operacionais, sanar dúvidas, levantar possíveis parcerias e seguir buscando soluções para aprimorar a infraestrutura urbana, com inovação e eficiência”, resume o secretário.
Atualmente o material amplamente difundido em obras de pavimentação, tanto públicas quanto privadas, é o Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), uma espécie de mistura com agregados minerais como, por exemplo, brita e areia, além de material de enchimento (chamado de filler) e ainda um ligante betuminoso conhecido como Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP). Aquecida em altas temperaturas, essa combinação produzida em usinas de asfalto, dá origem ao pavimento.
O objetivo não é substituir esta prática, mas buscar novos mercados, instituir outras matérias-primas e garantir variedade em estruturas para obras públicas no perímetro urbano. Entre as vantagens do uso de concreto (que pode ser de diferentes formas) em pavimentações estão: a alta durabilidade, reduzindo o custo de manutenções; a resistência, evitando deformações e desgastes; a aderência, conferindo segurança ao tráfego; a sustentabilidade; e o custo-benefício ao longo do tempo.
Nos próximos dias, visitas in loco estão programadas para que a equipe de engenharia da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura possa conferir de perto obras já executadas e os impactos na infraestrutura de cidades que já aderiram a este tipo de pavimentação.
Texto: Priscila Dalagnol
Fotos: Secretaria de Obras e Infraestrutura / Ilustrativas:Associação Brasileira de Cimento Portland / Divulgação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!