ACESSE O MENU DO SITE
Logo PML
Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Contato
Serviços Ícone
NOTÍCIAS
MUNICÍPIO DE LAGES


Alunos da rede municipal participam da etapa final do Soletrando  - 2019-08-14 14:14:01
Legenda: O maior prêmio é o conhecimento / Fotos: Marcelo Pakinha / Credito:
DOWNLOAD DA IMAGEM
Educação 14/08/2019 14:14:01

Alunos da rede municipal participam da etapa final do Soletrando

Os estudantes soletram palavras sorteadas e previamente selecionadas dos contos estudados em sala de aula: “As mãos de meu filho”, de Érico Verissimo e “O homem que sabia javanês
Iran Rosa de Moraes


Com o objetivo de incentivar os estudantes da rede municipal de ensino à leitura e consequentemente à escrita, a Prefeitura de Lages, através da Secretaria da Educação promove o projeto Soletrando, o qual tem a etapa final sendo desenvolvida nesta quarta-feira (14 de agosto), no Teatro Marajoara, com a participação de 36 concorrentes, de 18 unidades escolares. São dois estudantes por escola, correndo nas categorias “6º e 7º Ano” e “8º e 9º Ano”.

Iniciativa da Diretoria de Ensino, da Secretaria de Educação, e coordenado pelo Setor de Língua Portuguesa, por intermédio do NEP 2, o Soletrando segue os moldes do programa de mesmo nome implantado pela Rede Globo de Televisão e já veiculado no programa Caldeirão do Huck.

O diretor de Ensino e professor, Carlos Eduardo Canani (Cadu), que participou de etapa do Soletrando Global, como professor orientador de aluno lageano concorrente, atua hoje na etapa final do projeto municipal como um dos três julgadores desse processo educativo.

A secretária de Educação, Ivana Michaltchuck, disse durante a abertura oficial da competição que se desenvolve no Marajoara e é transmitida ao vivo através do Facebook da Prefeitura de Lages, que “o ato de competir foi apenas um pretexto dentro deste processo, utilizado para fazer nascer dentro dos alunos a grande magia da leitura”.

Ivana citou palavras do escritor português Saramago para destacar a importância do projeto Soletrando: “sem ler ninguém escreve”. Mais adiante, ela completou a sua fala com citação de Humberto Queiroz: “a leitura é caminho para o conhecimento”.

Já a coordenadora do Soletrando, Vanessa Goulart Branco, se reportou aos alunos concorrentes afirmando que “o maior prêmio é o conhecimento”. Ela disse ainda que esse projeto engrandece a todos, tendo como ponto chave “a nossa encantadora língua portuguesa”.

Em nível municipal, esta é a primeira edição do Soletrando. O concurso iniciou às 9h30min (com intervalo para o almoço) e prosseguirá a partir das 14 horas, no Marajoara, por tempo indeterminado. A duração do Soletrando depende do desempenho individual de cada competidor.

O concurso movimenta cerca de três mil estudantes do 6º ao 9º ano, ao longo das três etapas realizadas de maio a agosto deste ano, as duas primeiras desenvolvidas no ambiente escolar.

Nesta etapa final, os estudantes soletram palavras sorteadas e previamente selecionadas dos contos estudados em sala de aula: “As mãos de meu filho”, de Érico Verissimo e “O homem que sabia javanês”, de Lima Barreto.

Premiação

  • 1º lugar: medalha de ouro para o aluno e o professor de Língua Portuguesa; Smartphone para o aluno e o professor de Língua Portuguesa; troféu para a escola;
  • 2º lugar: medalha de prata para o aluno e o professor de Língua Portuguesa; Smartphone para o aluno e o professor de Língua Portuguesa; troféu para a escola;
  • 3º lugar: medalha de bronze para o aluno e o professor de Língua Portuguesa; Smartphone para o aluno e o professor de Língua Portuguesa e troféu para a escola.

Devido à necessidade de silêncio no local foi acordado pela equipe técnica da Secretaria da Educação que cada escola poderá levar dez alunos para assistirem à competição. Os demais professores das escolas envolvidas, bem como os familiares dos finalistas, se desejarem, também poderão prestigiar o evento.

Fotos: Marcelo Pakinha

Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD

DEIXE O SEU COMENTÁRIO







COMENTÁRIOS


Foto - 1565802839507.jpg
Quadras de basquete do complexo esportivo do Jones Minosso recebem novos aros
Foto - 1565802839507.jpg
Ponte que oferecia perigo à comunidade foi substituída por tubos no bairro Santa Helena
Foto - 1565802839507.jpg
Entroncamento das ruas Professor Simplício e Heitor Villa Lobos terá rótula
Foto - 1565802839507.jpg
Especialistas da Assistência Social são instruídos especificamente no acolhimento de pessoas fragilizadas em relação a própria vida
Foto - 1565802839507.jpg
Previsão de alto volume de chuva para a região coloca Defesa Civil Municipal em alerta
Foto - 1565802839507.jpg
Bairro Penha recebe a 38ª horta do Programa Colheita Feliz
Foto - 1565802839507.jpg
Limpeza no córrego no bairro Sagrado Coração de Jesus executada pela Defesa Civil previne eventuais alagamentos

 

AGORA FICOU MAIS FÁCIL E RÁPIDO ENCONTRAR O QUE VOCÊ PRECISA!

 
Destaque 1 Destaque 2 Destaque 3 Destaque 4


Logo PML
Prefeitura de Lages - (49) 3221-1000
Horário de atendimento: 08:00 às 12:00 e 14:00 às 18:00 horas
Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Contato
PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGES 2019. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Logo Estúdio Sul