Prefeitura está à frente da criação do 1º Laboratório de Inovação Pública de Lages
25/04/2025 11:24:24
Fotos: Leonardo Machado
Políticas para a Mulher 25/04/2025 11:24:24
Prefeitura está à frente da criação do 1º Laboratório de Inovação Pública de Lages
O Workshop foi realizado no Mercado Público, marcando o início do projeto que visa transformar políticas voltadas às mulheres e idosos
Esta semana Lages deu um passo importante rumo à inovação no setor público, com a realização de um workshop no Mercado Público Municipal, voltado à implementação do primeiro Laboratório de Inovação da cidade. A iniciativa será desenvolvida na Secretaria de Políticas para a Mulher e para o Idoso e tem como objetivo transformar a maneira de como as políticas públicas são pensadas e executadas, focando na humanização e eficiência dos serviços.
O encontro reuniu representantes de diferentes setores da sociedade – governo, iniciativa privada e sociedade civil – compondo as chamadas “hélices da inovação”. A prefeita Carmen Zanotto destacou a relevância da iniciativa para a gestão pública municipal. “O Laboratório de Inovação será uma ferramenta fundamental para aproximar ainda mais o poder público da realidade das pessoas. A cidade de Lages ganha um espaço que vai repensar processos, escutar as demandas da população e encontrar soluções mais eficientes e humanas para os desafios sociais”, afirma.
Segundo a secretária Suzana Duarte, a proposta do laboratório nasceu da necessidade de enfrentar com mais efetividade os crescentes casos de violência contra a mulher e os desafios estruturais enfrentados por mulheres e idosos em Lages. “A violência, a desigualdade, o preconceito e a falta de oportunidades ainda fazem parte do cotidiano de muitas lageanas. Este Laboratório nasce com o compromisso de inovar nas políticas públicas e fortalecer o atendimento à população que mais precisa”, destaca Suzana.
A assessora parlamentar, mestre em Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Inovação, e doutoranda no Programa de Engenharia, Gestão e Mídia do Conhecimento da UFSC, Deise Carolina de Souza, também participou do encontro. Ela ressalta o caráter transformador da proposta. “Promover a inovação no setor público é colocar o cidadão no centro das decisões. Esse laboratório será um instrumento para alavancar a cultura da inovação, promover melhorias nos serviços e aprimorar a gestão interna”, aponta.
A criação do laboratório de inovação em Lages surge em um momento crucial, diante dos alarmantes índices de violência contra a mulher em Santa Catarina – foram registrados 51 feminicídio no estado em 2024, conforme os dados do Observatório de Violência contra a Mulher do Estado (OVM-SC), o que representa uma média de um caso a cada seis dias. Para as mulheres lageanas, essa iniciativa representa mais do que inovação: é um compromisso concreto com a criação de políticas públicas mais eficazes, humanas e adaptadas à realidade local. O laboratório será um espaço de escuta, desenvolvimento de soluções e fortalecimento da rede de proteção, com foco em transformar desafios cotidianos em ações que promovam segurança, dignidade e igualdade.
Além de Deise Carolina de Souza, estiveram à frente do workshop a diretora de Articulações de Políticas Públicas e Enfrentamento à Violência contra a Mulher, Marina de Liz; e a Gerente de Políticas para a Mulher, Fabiane Nunes.
Texto e fotos: Leonardo Machado
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!