Uma série de trabalhos desenvolvidos pela equipe técnica de cultivo de alimentos da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca foram apresentados em relatório do mês de abril de 2025
No mês de abril, o programa Cultivar, que consiste na distribuição de mudas de hortaliças produzidas no Horto Municipal, participou de três eventos comunitários, atendendo, ao todo, 350 moradores de 41 bairros de Lages. Além disso, foram realizadas quatro edições do programa Cultivar, às quintas-feiras, na sede da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, onde foram distribuídas 7.596 mudas para 200 pessoas residentes em 26 bairros.
No dia 12 de abril, durante o evento Meu Bairro é Massa, realizado pela Rádio Massa FM, no bairro Pisani, 158 pessoas receberam 6.600 mudas e mais 120 pés de alface prontos para o consumo. No dia 16 de abril, durante a Feira do Peixe Vivo, 95 pessoas levaram para casa 4.070 mudas. E no dia 25 de abril, no bairro Penha, no programa Clube nos Bairros, realizado pela Rádio Clube FM, teve a distribuição de 3.395 mudas para 97 pessoas, além de 120 pés de alface e 30 maços de rúcula prontos para consumo.
Ainda no mês de abril foi feita a semeadura de diversas espécies de hortaliças, iniciando-se o cultivo de 75.400 novas mudas de hortaliças, no Horto Municipal.
Balcão do Horto
Neste local foram distribuídas 10.618 mudas de hortaliças. Esta ação atingiu 239 pessoas, abrangendo 36 bairros do município, com o objetivo de promover a agricultura urbana e rural e incentivar práticas sustentáveis no cultivo de alimentos. Um total de 2.109 mudas e hortaliças já prontas para o consumo foram distribuídas para entidades beneficentes, diretamente no Balcão do Horto.
Banco de Alimentos
No dia 29 de abril ocorreu uma entrega de produção excedente do Horto ao Banco de Alimentos do município de Lages. Este repassou os alimentos para instituições cadastradas e famílias em vulnerabilidade social. Foram entregues 62 pés de alface crespa e 50 maços de rúcula.
Visitas ao Horto
O Horto Municipal está aberto a visitações de instituições e produtores interessados. Para isso, as visitas devem ser agendadas previamente na Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca. “Durante as visitas são observados os sistemas de produção de mudas e hortaliças, além da infraestrutura disponível no local. Também são realizadas práticas como plantio em sementeiras e transplantio (operação de transferência de uma planta adulta de um local para outro) de mudas para canteiros definitivos, por exemplo”, explica a engenheira agrônoma, Josie Moraes Mota.
No dia 24 de abril os alunos e professores da Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Professor Pedro Cândido conheceram as estruturas do Horto. Também visitaram o Horto, no dia 30 de abril, seis acadêmicos do 8º semestre do Curso de Agronomia, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC – Campus de Curitibanos), acompanhados pelo Prof. Dr. Rogério Manoel Lemes de Campos.
Texto e fotos: Iran Rosa de Moraes
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!