Casal de Gralhas Azuis, mascotes da Festa Nacional do Pinhão e músicos locais levam alegria ao Lar Vicentino
25/06/2025 17:45:00
Fotos: Rafael Araldi
Cultura 25/06/2025 17:45:00
Casal de Gralhas Azuis, mascotes da Festa Nacional do Pinhão e músicos locais levam alegria ao Lar Vicentino
Ação promovida pela Fundação Cultural de Lages proporcionou uma tarde de música e emoção aos idosos da instituição
Na tarde desta quarta-feira (25 de junho), os moradores do Lar Vicentino, em Lages, viveram momentos de grande emoção e alegria. O casal de gralhas azuis, mascotes oficiais da Festa Nacional do Pinhão, visitou a instituição ao lado dos músicos Ana Learth e Paulinho Guazzelli. O encontro foi marcado por muita música, interação e sorrisos, em uma ação promovida pela Fundação Cultural de Lages.
Acompanhados pelas canções e pelo carisma dos artistas, os idosos cantaram, bateram palmas e participaram com entusiasmo da tarde festiva. A presença dos mascotes encantou não apenas os residentes, mas também os profissionais que atuam diariamente na instituição. Para muitos, foi um momento de reviver memórias, celebrar a vida e sentir-se ainda mais parte da comunidade lageana.
Para Evanilse Zanoni, assistente administrativa do Lar Vicentino, a visita teve um valor especial para os idosos. “Essa visita reforça a cultura deles, é a identidade deles. Eles participaram muitas vezes da Festa do Pinhão, e com essa visita eles se sentem interagindo e incluídos na sociedade. Foi uma tarde muito agradável para todos, reforçando a cultura que eles tanto gostam” destacou.
O Lar Vicentino é uma instituição sem fins lucrativos, que acolhe atualmente 83 idosos com idades entre 60 e 112 anos. Mantido por doações da sociedade, pela festa anual em honra a São Vicente de Paulo, pela aposentadoria dos residentes (conforme previsto no Estatuto do Idoso – Lei nº 10.741/2003) e por convênio com o poder público.
A estrutura da instituição conta com alas separadas para homens e mulheres, cada uma com refeitório e sala de recreação com TV, sofás e mesas, proporcionando conforto e convivência aos idosos. O cuidado com os residentes é assegurado por uma equipe multidisciplinar formada por psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta, enfermeira, médico, educadores físicos, assistente social, entre outros profissionais contratados. Estagiários de diversas áreas da saúde e assistência social também integram o quadro de apoio.
Além dos cuidados básicos, o Lar Vicentino busca constantemente parcerias que levem bem-estar e qualidade de vida aos seus acolhidos. A visita desta quarta-feira reforçou a importância da cultura e da arte como instrumentos de humanização e inclusão.
A Fundação Cultural de Lages segue promovendo atividades que aproximam os símbolos culturais da cidade da população, especialmente daqueles que mais precisam de atenção e carinho. A tarde no Lar Vicentino foi, sem dúvida, um exemplo vivo de como pequenas ações podem transformar dias comuns em momentos inesquecíveis.
Texto e Fotos: Rafael Araldi
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!