A Conferência busca incentivar a participação social na formulação e avaliação de políticas públicas urbanas, estimular o debate sobre os desafios enfrentados pelas cidades brasileiras, mobilizar a sociedade na criação de metas, agendas e planos de ação concretos
Aconteceu na quarta-feira (25 de junho) o primeiro dia da 7ª Conferência Municipal das Cidades em 2025 com o tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, no Auditório do Centro de Inovação Luiz Henrique da Silveira - Orion Parque Tecnológico e integra a Orion Week 2025 e é co-construída com o Pacto pela Aceleração Territorial.
O Orion Week conta ainda com a coorganização da Fapesc - Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, da Secretaria de Estado, Ciência e Tecnologia e Inovação de Santa Catarina e da Prefeitura de Lages, por meio das Secretarias de Turismo, de Planejamento Urbano e de Indústria, Comércio e Inovação de Lages.
O objetivo central da conferência é de promover o diálogo entre gestores públicos das esferas municipal, estadual e federal e os diversos segmentos da sociedade, com foco na construção e fortalecimento da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU).
Na primeira noite tivemos a leitura do regimento e a palestra internacional de abertura com Josep Piqué com vasto conhecimento e experiência em desenvolvimento no conceito de "Knoledge Cities on Smart Cities" O caso de 22@Barcelona, refere-se à transformação de áreas urbanas em centros de conhecimento e inovação, integrando tecnologia e desenvolvimento econômico para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. O projeto 22@Barcelona é um exemplo bem-sucedido de revitalização urbana que transformou uma área industrial abandonada em um distrito inovador, com foco em tecnologia, conhecimento e economia criativa.
Josep Piqué é Doutor em Ecossistemas de Inovação, vem da Espanha para compartilhar sua bagagem no desenvolvimento de territórios. Ex-CEO do Distrito de Inovação 22@Barcelona, Diretor de Setores Estratégicos da Agência De Desenvolvimento Local, Presidente da Rede de Parques Científicos e Tecnológicos da Catalunha e Vice Presidente da Associação de Parques Científicos e Tecnológicos da Espanha. Também presidiu e integra o Conselho da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação.
As palestras continuam nesta quinta-feira (26 de Junho) das 8h às 20h30 com a seguinte programação e palestrantes:
Painéis temáticos e palestras (Eixos 01, 02 e 03);
Grupos de trabalho para debate e construção de propostas;
Plenária geral e eleição dos delegados;
Palestra de encerramento.
Palestra do Eixo 1: Articulação Entre os Principais Setores Urbanos e com Planejamento das Políticas Públicas - Dia 26/06:
Ricardo Fonseca Nerbass, Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com especialização em Infraestrutura de Transporte e Rodovias. Possui ampla experiência na área de transportes, atuou como Coordenador da Autopista Planalto Sul S.A, e consultor na área de Gestão de Transporte Coletivo, atualmente é professor e coordenador do curso de Engenharia Civil da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) e Diretor de Mobilidade Urbana na SEPLAM.
Rafael Guedes Spindler. Engenheiro Civil, MBA Gestão Empresarial e Pós Graduado em Engenharia de Saneamento, Engenheiro de Operações e Manutenções do Sistema de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Lages.
Palestra do Eixo 2: Gestão estratégica e Financiamento - Dia 26/06:
Paulo Roberto Forbici dos Santos, Bacharel em direito pela Uniplac, advogado, especialista em Direito Processual Civil, Direito Constitucional Aplicado e Direito Público. Conselheiro da OAB Lages de 2013 a 2018. Voluntário do Observatório Social de Lages desde 2016. Ex-presidente da instituição nas gestões 2019-2021 e 2021-2023. Atualmente, exerce as funções de diretor administrativo do conselho de administração do OSB-Lages.
Palestra do Eixo 3: Grandes Temas Transversais - Dia 26/06:
Kareenn Diener, Doutoranda em Ambiente e Saúde; Mestre em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense - (UNIPLAC), Pós-Graduação em Teoria e Restauro; Pós-graduação em Arte Educação, pela FURB, Graduação em Arquitetura e Urbanismo - (UNIPLAC). Docente no Programa da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores, ministrando as disciplinas de Projeto, Conforto Termoacústico e Conforto Ambiental. Ênfase em Sustentabilidade e Eficiência Energética na Arquitetura.
Palestra de encerramento - Dia 26/06:
Santiago Uribe, Diretor do Escritório de Resiliência de Medellín, Fundação Rockfeller – Prefeitura de Medellín, além de atuar como Pesquisador e Gestor de Políticas Sociais com 20 anos de experiência em criação, direção e avaliação de programas e projetos de desenvolvimento socioeconômico, visando estratégias de resiliência, desenvolvimento urbano e rural, prevenção da violência e resolução de conflitos.
A Conferência busca incentivar a participação social na formulação e avaliação de políticas públicas urbanas, estimular o debate sobre os desafios enfrentados pelas cidades brasileiras, mobilizar a sociedade na criação de metas, agendas e planos de ação concretos, e fortificar as conferências como instrumentos legítimos de gestão democrática nos âmbitos municipal, estadual e nacional.
A prefeita Carmen Zanotto enfatiza a importância de uma cidade mais moderna e dotada de melhor mobilidade urbana. “Quando falamos em cidade, temos que pensar nos espaços públicos adequados, para todas as faixas etárias, esta conferência tem desafios gigantes, temos que elencar objetivos claros para a nossa cidade e ir de encontro com o que a população quer, ouvir a sociedade, tendo decisões assertivas, e com diretrizes da conferência colocar em prática”, observa a prefeita Carmen Zanotto.
O secretário do Planejamento Urbano (Seplam), Malek Ráu Dabbous, enfatiza a importância deste evento para o município de Lages. “Nós precisamos ser inovadores, no pensar a nossa Lages, buscar alternativas de forma conjunta, por isso a Conferência é fundamental, quando coloca tantos setores, autoridades e cidadãos pensando nos eixos temáticos e buscar soluções para a nossa população que também é muito criativa.”
Texto: Samuel Gonçalves
Fotos: Marcos Heitor de Carvalho
Arte: João Francisco Custódio Maciel
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!