Pesquisa do Procon destaca preços de produtos de festa junina
01/07/2025 14:38:45
Foto: Divulgação
Procon 01/07/2025 14:38:45
Pesquisa do Procon destaca preços de produtos de festa junina
O clima das festas de junho continua no mês de julho, com os “arraiás” e festas “julinas”. Para tanto, o Procon de Lages orienta os consumidores sobre os valores dos produtos típicos desta época do ano
Prepara a canjica, o pé de moleque, cocada e quentão que a temporada da festa multicultural que acontece em todo o Brasil não termina em junho e ainda há muito o que celebrar com as já denominadas “festas julinas”. Dada a importância desta época para as vendas dos produtos típicos, o Programa de Defesa do Consumidor de Lages (Procon) divulga pesquisa de preços dos itens mais baratos para este período.
Há cerca de um mês, nos quatro cantos do país, o brasileiro vive intensamente as comemorações das festas juninas relativas aos dias de Santo Antônio, São João e São Pedro, respectivamente celebrados nos dias 13, 24 e 29 de junho. Porém a “festança” é estendida para o mês de julho, quando muitas empresas, escolas, grupos de amigos, entre outros, seguem com as festividades.
Pensando nesta alta procura por produtos base para o preparo das mais diversas guloseimas que garantem a “comilança” dessas festas, o Procon de Lages realizou pesquisa para melhor orientar o consumidor na hora da compra. A pesquisa foi feita em quatro estabelecimentos comerciais de Lages, sendo uma rede de supermercados e três redes atacadistas. “Esse trabalho diferenciado é fundamental para que o consumidor tenha o máximo de informações sobre os preços médios praticados na cidade”, explica o coordenador executivo do Procon, Kevin Gonçalves Calbusch.
Foram avaliados os valores mais em conta em cada estabelecimento de produtos como: milho de pipoca, coco ralado, ovo, chocolate em pó, leite, tomate, cebola, molho pronto, salsicha, óleo de soja, batata palha, cocada, paçoquinha, canjica, massa para bolos, entre outros itens. “É sempre bom que o consumidor fique atento aos preços dos produtos que procura, pois mesmo em período de festa a economia deve sempre ser levada em consideração”, reitera Kevin.
Entre os produtos apresentados, alguns itens não apresentam grande diferença de preços nos estabelecimentos pesquisados, porém há outros em que vale a pena o deslocamento para economizar. É o caso do preço da dúzia de ovos em que variam de R$ 7,98 para o mais barato e R$ 12,69 para o mais caro. Confira a lista completa dos produtos pesquisados na galeria desta matéria.
Texto: Silviane Brum
Foto: Divulgação
Arte: João Francisco Custódio Maciel
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!