Secretaria da Assistência Social promove sensibilização sobre pessoas em situação de rua junto à Secretaria da Educação
09/07/2025 17:58:54
Fotos: Iago Matias
Assistência Social 09/07/2025 17:58:54
Secretaria da Assistência Social promove sensibilização sobre pessoas em situação de rua junto à Secretaria da Educação
O evento teve como foco a conscientização e o debate sobre o atendimento e emancipação das pessoas atingidas pela condição de rua. No decorrer do segundo semestre será implementado um polo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Centro Pop, do bairro Copacabana
A Secretaria Municipal da Educação promoveu, na manhã desta quarta-feira (8 de julho), um momento de sensibilização sobre as pessoas em situação de rua no município de Lages. Promovido no auditório da Secretaria, o evento teve como foco a conscientização e o debate sobre o atendimento e emancipação das pessoas atingidas por este tipo de vulnerabilidade.
A conversa, que teve um público formado majoritariamente por educadores, está prevista no Eixo da Educação do Plano Municipal de Atendimento à Pessoa em Situação de Rua. O assistente social e coordenador do Centro Pop e da abordagem social de Lages, Wander Fernandes, demonstrou como é realizado o atendimento especializado à população em situação de rua no município. O mestre Psicólogo Clínico e Gerente do Programa de Saúde Mental (CAPSs) da Secretaria de Saúde de Lages, Paulo Zulmar Panatta, tratou da importância da saúde mental para a superação da condição de rua.
Em uma parceria das Secretariais Municipais da Educação e da Assistência Social, no decorrer do segundo semestre será implementado um polo da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Centro Pop, do bairro Copacabana.
Para o secretário Municipal da Educação, professor Dr. Cristian de Oliveira, o polo da EJA no Centro Pop contribuirá para a diminuição das desigualdades sociais no município. “A EJA precisa ser uma política de educação permanente no nosso município. Termos um polo no Centro Pop, nessa parceria com a Secretaria da Assistência Social, será fundamental para alterarmos o cenário de analfabetismo e carência social em nosso município”, enfatizou o secretário Cristian.
Para a secretária adjunta da Assistência Social, Carollina Batista, a implantação do polo da EJA no Centro Pop do bairro Copacabana é uma ação que pode garantir a emancipação de parte da população em situação de rua. “Nosso compromisso com a população em situação de rua, no qual estão incluídas as demais pastas, é trabalhar a longo prazo para que estas pessoas saiam desta condição. Não é o incômodo do espaço físico, é o incômodo de ver um ser humano. Ter um espaço de educação, que será o polo da EJA no Centro Pop, é uma garantia de prestar um serviço de constância a essa população, uma possibilidade de lhes conferir autonomia”, realçou a secretária adjunta Carollina.
Texto: Glaucir Borges Fotos: Iago Matias
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!