Socorristas são especialistas em cuidados imediatos e tomadas de decisões rápidas em situações de urgência e emergência, para que o atendimento chegue o mais rápido possível a quem precisa
Em Lages, a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ferramenta essencial à disposição da sociedade, tem como objetivo o atendimento rápido e eficiente a vítimas de acidentes, incidentes e crimes.
De janeiro a julho deste ano (início deste mês, até esta data), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Lages registrou mais de 3.100 ocorrências. Com agilidade, preparo e dedicação, os 19 profissionais do Samu do município prestam, em média, 480 atendimentos por mês (recentes 488).
No mesmo período em Santa Catarina (pouco mais de seis meses) o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência registrou 96.715 ocorrências com a atuação direta dos profissionais das Unidades de Suporte Básico (USB) e Unidades de Suporte Avançado (USA).
O Samu opera 24 horas por dia, todos os dias, por meio do acionamento da Central 192, com discagem telefônica gratuita, contando com uma rede de profissionais médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores (de ambulâncias) socorristas.
Os profissionais do Samu costumam ser os primeiros a chegar em um local em que aconteceu um acidente, emergência de saúde ou situação provocada por violência. Os socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) são os profissionais responsáveis por prestar os primeiros socorros.
Neste 11 de julho, Dia do Socorrista, o Governo do Estado pontua o compromisso e a coragem destes trabalhadores. “Nestes 20 anos de serviços prestados à população houveram muitas conquistas e vitórias, porque nosso objetivo maior é salvar vidas, reduzir o tempo de resposta e diminuir a dor e as sequelas de todas as pessoas que procuram por nós”, ressalta o diretor do Atendimento Pré-Hospitalar Móvel da Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC), Dionísio Medeiros.
O trabalho dos socorristas exige rapidez e controle físico e emocional. William Lima de Liz atua como socorrista há dez anos e define como gratificante a sua jornada. “Comecei minha carreira no Samu em 2015. De lá para cá, vivi histórias que marcaram minha alma. Vi lágrimas, ouvi gritos, presenciei silêncio. E mesmo depois de dez anos na ‘lida’, sigo com o mesmo brilho no olhar, a mesma emoção no peito, e uma certeza: Esta missão é parte de quem eu sou.”
Quem são os socorristas?
Os socorristas são profissionais atuantes em situações de emergência e resgate. Podem ter formação em técnico de enfermagem, enfermagem, medicina ou bombeiros. Além disto, os motoristas de ambulância também precisam fazer um curso de direção especializada para veículos de emergência.
Os socorristas também trabalham na Central de Regulação, no Canal 192, pela qual oferecem serviço por telefone, e de imediato acionam as ambulâncias e direcionam o pedido de socorro. Junto aos médicos reguladores e rádio reguladores, acolhem o chamado, identificam se é uma situação de urgência e orientam o solicitante como proceder até que a ambulância chegue para seguir com o atendimento.
Como funciona o Serviço Móvel de Urgência
Após ligar ao 192, o cidadão é atendido por um técnico auxiliar de Regulação Médica, direcionando o caso para um médico regulador que, após verificar a urgência do procedimento, acionará um rádio operador, o qual ativará a ambulância mais próxima ou adequada e, dependendo da gravidade da situação, define se irá utilizada uma USB ou uma USA. Quando há o código vermelho, no qual o risco de morte é iminente, o objetivo é atingir cerca de um minuto e 30 segundos - do atendimento do rádio operador até a ambulância.
Unidades de Suporte Básico (USB)
Cada Unidade Móvel de Suporte Básico (USB), além de material de consumo, como medicamentos, conta com rede de oxigênio, prancha longa de madeira para imobilização da coluna, colares cervicais, cilindro de oxigênio (O2), talas de imobilização de fraturas e ressuscitador manual adulto e infantil.
Unidades de Suporte Avançado (USA)
Já a Unidade Móvel de Suporte Avançado (USA) possui material de consumo, uma incubadora para transporte de recém-nascido, um aspirador cirúrgico para ambulância, um respirador a volume, um monitor multiparâmetro, um oxímetro digital e bomba de infusão para seringas, bem como todo o material para imobilização e medicamentos de cuidados intensivos.
Texto: Silvana Mateus
Fotos: Divulgação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!