Fotos: Fábio Pavan e Arquivo pessoal/Divulgação “É muito legal ser um Orgulho Lageano, pois as pessoas conhecem sua história e podem se inspirar em você.” - Laura Faraon da Cruz
Como toda garota no início da adolescência... não, não, peraí. Esta introdução não está combinando com a história que iremos contar nesta semana na série de matérias especiais Orgulho Lageano. Laura tem 12 anos, está em uma das fases mais bonitas da vida, a de mudanças e descobertas. A gente bem sabe que a vida não é um jogo, com cenários criados por inteligência artificial, ou um game de moedinhas ou uma máquina com garras metálicas de capturar bichinhos de pelúcia. Todavia, é a sede por competitividade, por superar os próprios anseios e recordes, e avançar em diversificados aspectos da vida pessoal e profissional, que move os dias da menina Laura, a Laurinha. Nada de provar nada aos outros ou à sociedade, mas sim ser melhor a cada dia para si mesma. Um “auto-prêmio” diário diante das adversidades.
Laura Faraon da Cruz, chamada carinhosamente pelas pessoas por Laurinha, tem 12 anos e é lageana e sagitariana - pessoas deste signo costumam ter as características de serem vaidosas e bem humoradas. Quem tem Sol no signo de Sagitário enxergam com facilidade o lado positivo de cada situação. Cidadãos do mundo, sagitarianas e sagitarianos geralmente são pessoas extrovertidas, espontâneas e comunicativas, e não gostam nenhum pouco de solidão. Ela mora no bairro Guarujá, um dos mais populosos da cidade.
Sua mãe, Ana Paula, é gerente administrativo e, seu pai Nei, empresário do ramo varejista. Tem três irmãs - Ana Carolina, de 27 anos, trabalha como gerente; Iasmim, 24, é recepcionista, e Juliana, de 20 anos, confeiteira. Orgulho da galera, Laura é a única atleta da família.
Atleta de atletismo, Laura estará no hall de estrelas do maior evento paradesportivo de Santa Catarina, os Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), pela primeira vez na história sediado em Lages, de 16 a 21 de setembro de 2025, a sua 18ª edição.
Praticante das modalidades de arremesso de peso e lançamento de pelota (disco) e 60 metros, Laurinha já participou uma vez dos Parajasc. Coleciona três medalhas de ouro da competição Parajasc, uma medalha de 2º lugar nas Paralimpíadas Escolares - fase nacional e seis medalhas de meetings paraolímpicos. Na prática do atletismo desde criança - oito anos de idade - com a Associação Esportiva e Paradesportiva (Asespp) de Lages, e já participou de quatro competições. Laura nasceu com uma deficiência chamada paralisia cerebral - hemiplegia. Uma alteração neurológica em que ocorre paralisia em um dos lados do corpo, geralmente como consequência de paralisia cerebral, doenças infecciosas ou mesmo Acidente Vascular Cerebral (AVC).
Três ouros nos Jogos Abertos Paradesportivos Escolares de Santa Catarina (Parajesc) neste mês
No começo do mês de julho deste ano, Laura Faraon da Cruz competiu nos Jogos Abertos Paradesportivos Escolares de Santa Catarina (Parajesc), em Timbó, e conquistou três medalhas de ouro - (classe T/F37): Ouro no lançamento de disco (16,72m), ouro no arremesso de peso (6,37m) e ouro nos 60m rasos.
Ritual de oração - Crer no invisível para ficar ainda mais forte
Intensa a sua rotina de preparo a disputas. “Eu me preparo treinando e fortalecendo minha mente, ficando confiante. Antes de competir gosto de fazer uma oração.”
E sobre os Parajasc?
“Minha expectativa para os Parajasc é que seja uma competição excelente, com muitos prêmios.”
Seu planejamento para 2026?
“Minha agenda para o ano que vem é poder ir aos meetings e para as Paralimpíadas.”
Vai lá, Laura, conta mais da sua vida para a gente
“Minha rotina é ir para a escola pelas manhãs e à tarde tenho meus afazeres. Eu amo ler, escutar música e cuidar de mim mesma. Amo a cor azul. Gosto do time Flamengo. Meu ídolo e inspiração é o Ayrton Senna. Meu livro predileto é ‘Fique Onde Está e Então Corra’. O meu filme favorito é ‘Para Todos os Garotos que já Amei’. Gosto muito da música ‘Todo Homem’, do Caetano Veloso. Um cantor que admiro é o Chico Buarque, e adoro a banda AC/DC. Um perfume que gosto é o perfume Liz. Posso dizer que meus fãs são minha família. Meu prêmio predileto é o 2º lugar nas Paralimpíadas Escolares.”
Laura é “pra frente”
“Eu sou uma menina muito animada, que ama ajudar as pessoas em tudo e gosta de ser confiante, mas às vezes gosta de chorar... Também gosto de ter meus momentos sozinha e de calmaria.”
Desejo?
“Meu desejo é um dia poder me formar.”
Seu sonho?
“Meu sonho é um dia conhecer os Estados Unidos.”
Uma meta?
“Minha meta é poder fazer intercâmbio.”
Expectativa para a vida?
“Minha expectativa é ser paratleta mundial.”
Projeto de vida?
“Tenho como projeto de vida construir uma família e poder um dia ser psicóloga.”
E para sua cidade Lages, o que espera?
“Desejo que Lages cresça mais a cada dia.”
E sobre ser Orgulho Lageano?
“É muito legal ser um Orgulho Lageano, pois as pessoas conhecem sua história e podem se inspirar em você.”
Vem para os Parajasc em Lages
Os Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina são destinados a atletas com idade a partir dos 15 anos com deficiências física, auditiva, intelectual ou visual. Tem como propósito promover o paradesporto nas instituições e clubes, bem como fortalecer a inclusão social e resplandecer talentos para o esporte adaptado.
Em circunstância dos Parajasc que Santa Catarina se tornou potência no paradesporto, revelando representantes que foram às paralimpíadas e conquistaram vários resultados nos anos mais recentes. Possuem um contexto histórico no Estado e desde 2005 têm o poder de ser um evento referência no Brasil.
Na edição 2025 serão aproximadamente 60 municípios catarinenses participantes. Em torno de 2.200 paratletas estarão reunidos em Lages, junto com técnicos, árbitros e dirigentes esportivos.
Reunirá milhares de atletas do paradesporto catarinense em 14 modalidades: Atletismo, basquetebol com cadeira de rodas, basquetebol di, bocha paralímpica, bocha raffa, ciclismo, futsal da-di, goalball, handebol com cadeira de rodas, natação, tênis de mesa, xadrez, judô e parataekwondo.
Dois meses depois, entre 18 e 29 de novembro de 2025, será realizada, em Chapecó, região Oeste, a 63ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). Parajasc e Jasc são desenvolvidos pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), com apoio das prefeituras das cidades-sede.
A Prefeitura de Lages está empenhada na execução de adequações necessárias para receber as delegações nos ambientes das competições dos Parajasc. Os pontos principais serão o Estádio Vidal Ramos Júnior, Ginásios Municipais de Esporte Ivo Silveira e Jones Minosso e escolas de apoio, alojamento ou sedes de disputa. O Governo do Estado de Santa Catarina repassou R$ 1 milhão para a etapa estadual dos Jogos.
Lages e seus atletas de ouro nos Parajesc
O município de Lages imprimiu sua marca nos Jogos Abertos Paradesportivos Escolares de Santa Catarina (Parajesc) de 2025. A delegação - cidade conquistou 11 medalhas de ouro nas 11 provas disputadas na competição, contando Laura -
Georgia Casagrande de Liz (classe F40) - Ouro no lançamento de disco (10,29m) e ouro no arremesso de peso (3,96m); Lucas Lopes Pellin (classe F34): Ouro no arremesso de peso (4,25m), ouro no lançamento de disco (15,49m) e ouro no lançamento de dardo (7,65m), e Artur Manassés Pavan (classe F57) - Ouro no lançamento de disco (5,65m), ouro no arremesso de peso (2,84m) e ouro no lançamento de dardo (4,03m).
Georgia, Lucas e Artur fazem parte do Programa Bolsa Atleta, da Fundação Municipal de Esportes (FME), que oferece suporte financeiro para o treinamento e participação dos paratletas em competições.
O Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), realizou os Jogos Abertos Paradesportivos Escolares de Santa Catarina (Parajesc) - edição 2025 - entre 4 e 6 de julho, com cinco modalidades - atletismo, natação, bocha paralímpica, tênis de mesa e parabadminton. As provas de atletismo aconteceram em Timbó; as demais, em Blumenau.
Com engajamento de 48 cidades catarinenses, um total de 440 paratletas e 220 técnicos, staffs e acompanhantes, totalizando 640 pessoas envolvidas nos Parajesc. Há classificação para as Paralimpíadas Escolares Nacionais.
O evento acontece de forma simultânea à etapa estadual dos 41ºs Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) na categoria 12 a 14 anos, também agendados para o município de Blumenau entre 4 e 14 de julho. São 3.311 atletas estudantes de 680 escolas situadas em 174 municípios, nas disputas individuais de taekwondo, judô, tênis de mesa, xadrez, atletismo, ciclismo, vôlei de praia, natação e ginástica artística, e nas quatro modalidades coletivas de handebol, basquete, futsal e vôlei - todas nos naipes masculino e feminino, e programação de ginástica rítmica e karatê.
Texto: Daniele Mendes de Melo
Fotos: Fábio Pavan e Arquivo pessoal/Divulgação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!