Fotos: Fábio Pavan Ferramenta digital desenvolvida pela Prefeitura de Lages e OAB local já atendeu dezenas de pessoas e segue inspirando novos modelos de atendimento com foco em inclusão, eficiência e inovação
O Balcão Virtual do Procon de Lages, serviço de atendimento remoto criado para facilitar o acesso do cidadão à defesa do consumidor, acaba de avançar mais uma etapa no Prêmio Innovare – uma das maiores premiações do país voltadas à valorização de boas práticas no setor público. Nesta terça-feira (29 de julho), o serviço recebeu a visita técnica da consultora do Instituto Innovare, Bárbara Wolf, para conhecer de perto o funcionamento da iniciativa e verificar sua execução prática.
A presença da consultora representa uma fase importante do processo de avaliação, que envolve a comprovação de que a prática está ativa, possui impacto real e pode servir de modelo para outras cidades do Brasil. “Nosso intuito é confirmar que o serviço existe, está funcionando e a como é a sua aplicabilidade no cotidiano dos atendimentos. O objetivo é identificar práticas plurais, com potencial de replicação em outros contextos”, explica Bárbara.
Lançado oficialmente em janeiro deste ano, o Balcão Virtual do Procon surgiu com o propósito de tornar o atendimento mais ágil, acessível e humano. A ferramenta permite que o consumidor entre em contato com o Procon por videoconferência, sem sair de casa, evitando deslocamentos, filas e burocracia. Com apoio da Prefeitura e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Lages, o serviço já realizou mais de 45 atendimentos e está avançando para dar foco especial em públicos que enfrentam barreiras no acesso presencial, como idosos, pessoas com mobilidade reduzida e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
De acordo com o executivo do Procon de Lages, Kevin Calbusch, a ideia de inscrever o serviço no Prêmio Innovare surgiu a partir de discussões sobre formas de captar recursos e dar visibilidade a práticas que melhoram a vida do cidadão no funcionalismo público. “O Balcão Virtual do Procon representa um avanço importante. Em apenas sete meses, conseguimos transformar a dinâmica de atendimento, usando a tecnologia como aliada e agora os atendimentos são mais rápidos, personalizados e acessíveis. Tudo isso com custo zero para o Município”, destaca.
Durante a visita foram apresentados dados, fluxos de atendimento e os benefícios já percebidos pela população e pela equipe. A prática se alinha ao tema central da edição 2025 do Innovare: “Tecnologia e Eficiência na Justiça” e está inscrita na categoria “Acesso à Justiça e à Cidadania”. Com mais de 700 iniciativas concorrendo, o prêmio é referência nacional e conta com um corpo de jurados formado por ministros e ex-ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e autoridades jurídicas de todo o país.
Um dos destaques do projeto é sua articulação junto à OAB de Lages, que viabilizou a participação de advogados voluntários no atendimento virtual, garantindo orientação jurídica de qualidade e ampliando a capacidade de resposta do Procon. Além disso, a digitalização dos atendimentos permite o acompanhamento em tempo real, melhora o controle interno e evita que casos simples sobrecarreguem o sistema judiciário. “O Balcão Virtual do Procon é mais do que uma ferramenta tecnológica. Ele é a prova de que é possível modernizar o serviço público com inclusão, eficiência e responsabilidade social e está alinhado ao Plano de Governo da prefeita Carmen Zanotto. Estamos felizes com o reconhecimento que estamos recebendo e otimistas com os próximos passos”, conclui Kevin.
Caso a iniciativa seja selecionada, poderá se tornar referência nacional em atendimento digital no setor público, consolidando Lages como um exemplo de gestão inovadora e centrada no cidadão. O Procon de Lages está localizado na rua Martinho Nerbass, 29, no Centro e para qualquer dúvida sobre seus direitos, o consumidor pode entrar em contato pelo telefone (49) 3019-7459 ou pelo e-mail procon@lages.sc.gov.br.
Sobre o prêmio
Criado em 2004, o Prêmio Innovare está em sua 22ª edição em 2025. De acordo com informações do site do Instituto Innovare, 298 iniciativas já foram premiadas e parte delas já se tornaram políticas públicas.
O Prêmio Innovare tem como objetivo o reconhecimento e a disseminação de práticas transformadoras que se desenvolvem no interior do sistema de Justiça do Brasil, independentemente de alterações legislativas. Mais do que reconhecer, o Innovare busca identificar ações concretas que signifiquem mudanças relevantes em antigas e consolidadas rotinas e que possam servir de exemplos a serem implantados em outros locais. Nesta edição, o Prêmio Innovare destacará uma prática dentre todas as inscrições recebidas que melhor represente o tema Tecnologia e eficiência na Justiça.
Texto: Silviane Brum, com informações do site do Instituto Innovare
Fotos: Fábio Pavan
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