Fotos: Arquivo pessoal/Divulgação Ele quer ser jornalista e político. Tem o sonho de ser prefeito de Lages. Seu avô materno é o presidente do seu fã-clube: “Cristão, atleta, estudante, adolescente cheio de planos e propósitos, persistente, muito feliz (...)” - Artur Manassés Pavan
Paradesportista há apenas um ano e seis meses, o garoto Artur Manassés Pavan, de 15 anos, já está provando os primeiros sabores da superação, da emoção e das vitórias proporcionadas pelo esporte. Ainda tem muito pódio para ele aproveitar. O sucesso está só começando em sua vida.
Da área do atletismo, mais precisamente de arremesso de peso e lançamento de dardo e disco, Artur nasceu em Lages, mora no bairro Jardim Celina e é estudante da 1ª série do ensino médio. Seus pais são Andréia, que trabalha como autônoma, e Elizeo, in memoriam. Ele tem dois irmãos - Bruno, 25 anos, engenheiro eletricista, e Jean, 40 anos, cabo da Polícia Militar de Santa Catarina (PM/SC). Sua rotina é preenchida com estudos na escola e a prática de atividades físicas.
Este ano de 2025 será de estreia para Artur. Pela primeira vez estará entre o hall de atletas competidores dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), de 16 a 21 de setembro, evento organizado e promovido pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), do Governo do Estado. Assim como será para Artur, será a primeira vez de Lages também, pois ainda não havia sido cidade sede dos Parajasc, que em 2025 chegará a sua 18ª edição. Em toda a sua trajetória esportiva, de 5 de fevereiro de 2024 até agora, Artur já tem nove ouros.
Recentemente, Artur esteve em uma edição dos Jogos Abertos Paradesportivos Escolares de Santa Catarina (Parajesc), a deste ano, em julho. E logo provou a que veio! Conquistou três medalhas de ouro - (classe F57) - Lançamento de disco (5,65m), arremesso de peso (2,84m) e lançamento de dardo (4,03m). A classe F57 é destinada a atletas com transtorno do movimento de baixo grau em uma das pernas, de grau moderado em ambos os pés ou com ausência de membros.
Lages conquistou 11 ouros nas 11 provas disputadas nos Parajesc de Blumenau:
Geórgia Casagrande de Liz (classe F40): Ouro no lançamento de disco (10,29m) e ouro no arremesso de peso (3,96m);
Laura Faraon da Cruz (classe T/F37): Ouro no lançamento de disco (16,72m), ouro no arremesso de peso (6,37m) e ouro nos 60m rasos;
Lucas Lopes Pellin (classe F34): Ouro no arremesso de peso (4,25m), ouro no lançamento de disco (15,49m) e ouro no lançamento de dardo (7,65m), e
Artur Manassés Pavan (classe F57): Ouro no lançamento de disco (5,65m), ouro no arremesso de peso (2,84m) e ouro no lançamento de dardo (4,03m).
Geórgia, Lucas e Artur fazem parte do Programa Bolsa Atleta, da Fundação Municipal de Esportes (FME), que oferece suporte financeiro para o treinamento e participação dos paratletas em competições.
Mais dos Parajesc
O Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), realizou os Jogos Abertos Paradesportivos Escolares de Santa Catarina (Parajesc) - edição 2025 - entre 4 e 6 de julho, com cinco modalidades - atletismo, natação, bocha paralímpica, tênis de mesa e parabadminton. As provas de atletismo aconteceram em Timbó; as demais, em Blumenau.
Com engajamento de 48 cidades catarinenses, um total de 440 paratletas e 220 técnicos, staffs e acompanhantes, totalizando 640 pessoas envolvidas nos Parajesc. Há classificação para as Paralimpíadas Escolares Nacionais.
O evento acontece de forma simultânea à etapa estadual dos 41ºs Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) na categoria 12 a 14 anos, também agendados para o município de Blumenau entre 4 e 14 de julho. São 3.311 atletas estudantes de 680 escolas situadas em 174 municípios, nas disputas individuais de taekwondo, judô, tênis de mesa, xadrez, atletismo, ciclismo, vôlei de praia, natação e ginástica artística, e nas quatro modalidades coletivas de handebol, basquete, futsal e vôlei - todas nos naipes masculino e feminino, e programação de ginástica rítmica e karatê. As competições individuais encerraram no começo de julho, as coletivas iniciaram no dia 10 de julho. Jesc/Parajesc - 4 a 14 de julho.
Artur, um garoto de fé, disciplina e sonhos maduros
Jesus como seu ídolo, a mãe e Nick Vujicic como fontes de inspiração, Artur tem como time do coração a Associação Esportiva e Paradesportiva (Asespp) de Lages; como filme preferido, “O Extraordinário”; música querida, “Sou um Milagre”, composta por Carlos Alberto Moysés, e Fhop Music como a banda afetuosa, ministério brasileiro de música cristã contemporânea, ligado à Florianópolis House of Prayer, uma casa de oração localizada em Florianópolis.
Cristão, evangélico, Artur gosta da cor azul, tem sua farda militar como a roupa favorita e escolhe o perfume Quasar. Aprecia um bom churrasco e água. Suas medalhas são seu xodó de prêmios. Seu avô materno é um de seus seletos fãs, o senhor Antônio Lucidio Pereira da Silva, mais conhecido como Lucidio, de 81 anos.
Nick Vujicic é autor de um dos livros favoritos de Artur, “Seja Forte”. Nicholas James Vujicic - Nick Vujicic - nasceu em Melbourne, capital costeira do estado de Victoria, no Sudeste da Austrália, em 4 de dezembro de 1982 e é um evangelista, palestrante motivacional e diretor da Life Without Limbs. Nascido sem pernas e braços devido à rara síndrome Tetra-amelia, Vujicic viveu uma vida de dificuldades e privações ao longo de sua infância. No entanto, ele conseguiu superar estas dificuldades e, aos 17 anos, iniciou sua própria organização sem fins lucrativos, chamada Life Without Limbs (em português, Vida sem Membros).
Depois da escola, Vujicic frequentou a faculdade e se formou com uma bi diplomação. Deste ponto em diante, começou suas viagens como um palestrante motivacional e sua vida atraiu mais e mais a cobertura da mídia de massa. Atualmente, ele ministra palestras regularmente sobre vários assuntos, tais como, a deficiência, a esperança e o sentido da vida. Nick tem quatro filhos.
Artur, conte para a gente um pouco da sua história pessoal e no esporte
“Nasci em 21 de dezembro de 2009 na Maternidade Tereza Ramos, com uma deficiência rara que, segundo estudos de meus ortopedistas, é única, chamada agenesia de fêmur bilateral (ausência total de fêmur), hemimelia fibular bilateral (ausência da fíbula) e encurtamento de membros superiores e inferiores, devido à gripe H1N1 que levou minha mãe grávida a ficar em coma por 14 dias e internada por mais algum tempo recebendo tratamento forte para combater a doença. Atualmente, tenho 15 anos, sou estudante da 1ª série no Colégio Policial Militar Feliciano Nunes Pires, e no contraturno treino como atleta da Asespp [Associação Esportiva e Paradesportiva] de Lages.”
Quais são as suas expectativas para os Parajasc de Lages?
“Uma competição que vai trazer muitos atletas para Lages, movimentando a economia local, turismo, comércio e trazendo conquistas históricas para nossa cidade, novos recordes principalmente de nossos atletas locais.”
Como é seu preparo para competições em geral, e a partir de agora, para os Parajasc?
“Muito treino e fortalecimento de musculatura, tanto para os Parajesc, que foram em Blumenau, quanto aos Parajasc, que serão em Lages, e demais competições.”
Um ritual de competição?
“Deus sempre na frente.”
Sua agenda para 2025 e 2026?
“Parajasc em 2025; agenda de 2026, a definir.”
E seu cotidiano, como é?
“Acordo de segunda a sexta-feira às seis horas da manhã, pois às 7h10min entro na aula. Duas vezes por semana faço fortalecimento de musculatura e alongamento. Vou à igreja às terças e quintas-feiras e aos domingos à noite. Treino algumas vezes na semana e participo de aulas complementares.”
Artur, quais seus hobbies? O que gosta de fazer nas horas de lazer, relaxamento, entretenimento, diversão, descanso?
“Estudar inglês, ler, escutar uma boa canção, cantar, assistir e estudar política e comunicação.”
Um desejo?
“Entrar na Seleção Brasileira de Atletismo Paralímpico.”
Projeto de vida?
“Ser jornalista e político brasileiro.”
Uma meta?
“Ser bem-sucedido.”
Um sonho?
“Ser prefeito de Lages.”
Um desejo para Lages?
“Mais acessibilidade, reconhecimento dos atletas do paradesporto.”
Quem é você? Quem é o Artur?
“Cristão, atleta, estudante, adolescente cheio de planos e propósitos, persistente, muito feliz.”
Por que é legal ser um Orgulho Lageano?
“É mais do que legal, é incrível. Percebemos que podemos fazer além daquilo que os olhos veem, pois o impossível só acontece quando acreditamos em nós mesmos e decidimos fazer.”
Vem para os Parajasc em Lages
Os Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina são destinados a atletas com idade a partir dos 15 anos com deficiências física, auditiva, intelectual ou visual. Tem como propósito promover o paradesporto nas instituições e clubes, bem como fortalecer a inclusão social e resplandecer talentos para o esporte adaptado.
Em circunstância dos Parajasc que Santa Catarina se tornou potência no paradesporto, revelando representantes que foram às paralimpíadas e conquistaram vários resultados nos anos mais recentes. Possuem um contexto histórico no Estado e desde 2005 têm o poder de ser um evento referência no Brasil.
Na edição 2025 serão aproximadamente 60 municípios catarinenses participantes. Em torno de 2.200 paratletas estarão reunidos em Lages, junto com técnicos, árbitros e dirigentes esportivos.
Reunirá milhares de atletas do paradesporto catarinense em 14 modalidades: Atletismo, basquetebol com cadeira de rodas, basquetebol di, bocha paralímpica, bocha raffa, ciclismo, futsal da-di, goalball, handebol com cadeira de rodas, natação, tênis de mesa, xadrez, judô e parataekwondo.
Dois meses depois, entre 18 e 29 de novembro de 2025, será realizada, em Chapecó, região Oeste, a 63ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). Parajasc e Jasc são desenvolvidos pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), com apoio das prefeituras das cidades-sede.
A Prefeitura de Lages está empenhada na execução de adequações necessárias para receber as delegações nos ambientes das competições dos Parajasc. Os pontos principais serão o Estádio Vidal Ramos Júnior, Ginásios Municipais de Esporte Ivo Silveira e Jones Minosso e escolas de apoio, alojamento ou sedes de disputa. O Governo do Estado de Santa Catarina repassou R$ 1 milhão para a etapa estadual dos Jogos.
Texto: Daniele Mendes de Melo
Fotos: Arquivo pessoal/Divulgação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!