Serra Catarinense desenvolve Semana da Agricultura Familiar
19/08/2025 17:22:28
Fotos: Divulgação
Agricultura 19/08/2025 17:22:28
Serra Catarinense desenvolve Semana da Agricultura Familiar
O evento será realizado de 19 a 21 de agosto, com um ciclo de palestras abordando a realidade atual das atividades rurais familiares e o Programa Nacional de Alimentação Escolar
Um Dia de Campo voltado às práticas sustentáveis e eficientes ao manejo de pastagens e à pecuária marcou o início da Semana da Agricultura Familiar da Serra Catarinense, evento organizado por meio da parceria entre a Prefeitura de Lages (Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca), Governo do Estado (Epagri), Amures e Cisama, com o apoio do Sicredi.
O Dia de Campo reuniu mais de 60 pessoas, a partir das 13h30, na Estação da Epagri, no Morro do Posto em Lages, entre eles produtores, técnicos rurais e gestores das áreas agropecuárias de municípios da região da Amures.
Divididos em três grupos, os participantes conhecerem projetos de pesquisa desenvolvidos pela Epagri, participando também de rodas de conversas, com especialistas e pesquisadores, abordando, por exemplo, questionamentos e explicações sobre as técnicas de adubação nitrogenada para pastagem de azevém e avaliação da silagem de bagaço de maçã para a nutrição animal.
Para esta quarta-feira (20 de agosto), às 8h30, inicia o Dia de Turismo na Rota de Lambedor, quando produtores rurais e empreendedores do ramo turístico, além de pessoal técnico, secretários e executivos de Turismo, reúnem-se em uma Pousada Rural, na localidade de Lambedor, interior do município de Lages.
E no dia 21 de agosto, quinta-feira, a Semana da Agricultura Familiar da Serra Catarinense prossegue com um ciclo de palestras com participação de agricultores, gestores municipais e estaduais do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PENAE), nutricionistas, técnicos em licitações e chamadas públicas, extencionistas rurais/sociais da Epagri. Neste ciclo será feito um Diagnóstico da Agricultura Familiar – PNAE estadual e municipal.
As Palestras ocorrem na sede social Pinheirinho, a partir das 8h30, com intervalo para o almoço. E às 13h30, haverá discussão com grupo gestor sobre os problemas e desafios enfrentados pelos municípios da Amures. “As pesquisas e projetos desenvolvidos pelos organismos de fomento às atividades agropecuárias e ao Agro como um todo, é de vital importância para os municípios, Estados e a União, pois sabemos que hoje o Agro é responsável por 7% do PIB brasileiro. E aqui em Lages e na Serra Catarinense, os municípios, em parceria com a Epagri, têm um suporte essencial ao desenvolvimento sustentável econômico-social das comunidades rurais”, destacou o secretário de Agricultura Pecuária e Pesca, da Prefeitura de Lages, Pedro Donizete de Souza.
A pesquisadora da Epagri, Marlise Nara Ciotta, disse que hoje, na Epagri-Regional de Lages, são desenvolvidos cerca de 40 projetos, dentre os quais aquele que ela apresentou no Dia de Campo: Teores de nitrogênio mineral no solo, sob diferentes manejos da adubação nitrogenada em azevém-anual.
Texto: Iran Rosa de Moraes
Fotos: Divulgação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!