Gestores municipais da Serra Catarinense participam de ciclo de palestras sobre o PNAE
22/08/2025 10:29:45
Foto: Marcos Heitor de Carvalho
Agricultura 22/08/2025 10:29:45
Gestores municipais da Serra Catarinense participam de ciclo de palestras sobre o PNAE
Técnicos especializados no Programa de Alimentação Escolar (PNAE) prestaram orientações gerais aos gestores municipais interessados em aderirem ao programa, marcando o encerramento da Semana da Agricultura Familiar da Serra Catarinense
Agricultores familiares, gestores municipais e estaduais do Programa de Alimentação Escolar (PNAE), entre os quais nutricionistas e responsáveis pelos processos de licitação e chamadas públicas, prefeitos, secretários municipais, técnicos e extensionistas rurais, participaram de um ciclo de palestras na sede social Pinheirinho, em Lages, na quinta-feira (21 de agosto). O evento marcou o encerramento da Semana da Agricultura Familiar da Serra Catarinense 2025, realizado em Lages de 19 a 21 de agosto.
Os principais tópicos abordados neste ciclo de palestras foram: Diagnóstico da Agricultura Familiar na Serra Catarinense – produção, produtos, movimentação financeira e destinação atual da produção; e o PNAE hoje em números e o panorama regional.
Além disso, ainda no período da manhã de quinta-feira, técnicos especializados no PNAE prestaram orientações gerais aos gestores municipais interessados em aderirem ao programa. No período da tarde, um grupo gestor foi formado para discussão sobre os problemas e desafios enfrentados pelos municípios serranos em relação ao PNAE. Este grupo vai elaborar carta de intenção que será enviada agora para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
A prefeita Carmen Zanotto, presente na abertura do evento, disse que a responsabilidade do desenvolvimento do setor agropecuário da região da Serra Catarinense não é somente dos prefeitos, mas deve ser assumido por todos. “Precisamos de uma política de Estado e não de governo, para o desenvolvimento do meio rural serrano. Os projetos elaborados nos municípios pelas prefeituras e instituições educacionais, precisam de continuidade e garantias de recursos e, para isso, é imprescindível haver uma boa política de Estado para o setor”, diz a prefeita.
Na ocasião a prefeita indagou sobre a necessidade de pensar no progresso da agricultura da região de forma coletiva e não individualizada. “Nós gestores, técnicos e representantes de instituições somos todos responsáveis pelo desenvolvimento deste setor e precisamos ter o nosso olhar voltado aos produtores rurais e garantir os subsídios necessários para que eles possam se fortalecer. Assim poderemos, juntos, buscar soluções, construir e deixar um legado de ações concretas e efetivas para o aumento da produtividade e, como resultado, o aumento da receita destes produtores”, enfatiza a prefeita Carmen.