Comunidades de Pelotinhas e Rincão do Perigo recebem proposta de criação das ADRs
19/09/2025 15:22:36
Fotos: Iran Rosa de Moraes
Agricultura 19/09/2025 15:22:36
Comunidades de Pelotinhas e Rincão do Perigo recebem proposta de criação das ADRs
O projeto das ADRs é uma iniciativa da prefeita Carmen Zanotto como alternativa de fomento ao setor rural de Lages
A proposta de criação das Associações de Desenvolvimento Rural (ADRs) foi apresentada, nesta semana, para mais duas comunidades, desta vez na região da Coxilha Rica. No dia 18 de setembro foram visitadas as comunidades de Pelotinhas e Rincão do Perigo, distantes cerca de 60 e 73 quilômetros da sede do município de Lages, respectivamente.
De um total de 14, já foram visitadas 12 comunidades rurais e já está programada visita à comunidade de Santa Terezinha do Salto, na proxima terça-feira, dia 23 de setembro, às 14 horas.
O projeto das ADRs é uma ideia da prefeita Carmen Zanotto como alternativa de fomento ao setor agropecuário de Lages. “Com as ADRs as comunidades rurais têm a oportunidade de se organizarem em associações independentes. Elas terão o apoio da Prefeitura tanto na fase inicial de regularização, como por meio de convênios já a partir do primeiro ano de atividades, com CNPJ”, garante o secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Pedro Donizete de Souza.
A proposta foi bem aceita pelos moradores das comunidades. “A organização do homem do campo em associações é muito importante, pois isso é o futuro, é o que precisamos para alcançar o desenvolvimento socioeconômico no meio rural. Sozinhos, desarticulados, não teremos força para enfrentar os desafios impostos às comunidades rurais”, opina o agropecuarista do Pelotinhas, Carmosino Córdova.
“Acredito na nesta proposta da prefeita Carmen o projeto é promissor. O secretário Pedro Donizete é extensionista da Epagri, com importantes trabalhos já desenvolvidos em prol do homem do campo e nós temos de reconhecer isso e não perdermos a oportunidade para nos organizarmos em torno deste projeto inicial”, enfatizou o produtor rural.
Critérios para firmar convênio com a Prefeitura
Para poder firmar convênio com a Prefeitura, a associação precisa estar legalizada, com CNPJ e pelo menos um ano em atividade. O convênio com a municipalidade será renovado periodicamente, mediante a prestação de contas da associação.
A Prefeitura garante repasse de determinada quantia em recursos para pagamento salarial e encargos trabalhistas do operador de máquinas (tratorista). Para tanto, a ADR receberá máquinas e implementos agrícolas, por meio de termo de “cessão de uso”, contratará o tratorista e administrará os serviços. As horas máquinas cobradas dos associados e não associados ficará no caixa da associação.
Com dois anos em atividades uma ADR poderá fazer convênio com o Governo do Estado e com três anos de CNPJ ativo estará apta a firmar convênio com o Governo Federal.
Textos e Fotos: Iran Rosa de Moraes
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!