Serviço de Apadrinhamento Acalento realizará chamada pública para inscrições de novos padrinhos na quinta-feira (25)
22/09/2025 11:15:53
Fotos: Divulgação/Serviço de Apadrinhamento Acalento / Samuel Gonçalves
Assistência Social 22/09/2025 11:15:53
Serviço de Apadrinhamento Acalento realizará chamada pública para inscrições de novos padrinhos na quinta-feira (25)
O apadrinhamento afetivo não é adoção, mas sim uma convivência familiar ou comunitária temporária ou periódica
Nesta quinta-feira (25 de setembro), às 19h, no Auditório do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade do Planalto Catarinense – Uniplac, será realizada a chamada pública para novas inscrições no Serviço de Apadrinhamento Acalento, recém-instituído em Lages. O evento marca o início de uma nova etapa do programa, que agora tem respaldo legal para funcionamento pleno.
O que é o Serviço de Apadrinhamento Acalento?
O Serviço de Apadrinhamento Acalento foi instituído por Lei Municipal (Lei nº 4818) sancionada pela prefeita Carmen Zanotto, com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei 8.069/1990) e Portaria n. 06/2017, incorporando dispositivos da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Lages.
O objetivo é garantir às crianças e adolescentes acolhidos no Serviço de Acolhimento Institucional (Saica) o direito à convivência familiar e comunitária. O apadrinhamento afetivo não é adoção, isso se dá por meio de visitas, passeios, participação em eventos, ou fins de semana com padrinhos; além de apoio material ou de serviços, conforme a modalidade de apadrinhamento. Atualmente, o programa conta com 32 padrinhos cadastrados: quatro afetivos, 18 prestadores de serviço e 10 provedores.
A prefeita Carmen Zanotto ressaltou a importância social e humana do programa, afirmando. “O Serviço de Apadrinhamento Acalento é mais do que uma política pública, é um gesto de amor e responsabilidade social. Com essa iniciativa, fortalecemos o direito de cada criança e adolescente de viver em um ambiente de afeto, cuidado e dignidade. Convidamos a comunidade lageana para participar da chamada pública, abraçar essa causa e fazer a diferença na vida de quem mais precisa.” enfatiza a prefeita.
Quais os tipos de serviço de apadrinhamento?
·Afetivo: padrinhos capacitados que mantêm contato regular com a criança ou adolescente, oferecendo companhia em fins de semana, feriados ou férias escolares, com foco no afeto, apoio emocional e convívio.
·Prestador de serviço: profissionais ou entidades que oferecem habilidades especializadas (saúde, educação, lazer, etc.) por meio de projetos ou ações dentro do Saica.
·Provedor: quem contribui com suporte material ou financeiro, seja para suprir necessidades básicas das crianças/adolescentes, ou para financiar cursos, vestimentas, reforço escolar, lazer etc.
A secretária municipal de Assistência Social, Inês das Graças Salmória, salienta sobre o potencial transformador do serviço. “A chamada pública do Serviço Acalento representa um momento importante para sensibilizar e envolver a sociedade. As três modalidades de apadrinhamento permitem que cada pessoa contribua dentro das suas possibilidades, seja com afeto, serviços ou apoio material. Nosso compromisso é garantir vínculos positivos e transformadores para as crianças e adolescentes acolhidos.”
A chamada pública é uma porta aberta para pessoas da sociedade civil interessadas em se tornar padrinhos afetivos, prestadores de serviço ou provedores. O evento no dia 25 de setembro será uma oportunidade de esclarecer dúvidas, conhecer melhor o programa e se inscrever formalmente.
Texto: Samuel Gonçalves Fotos: Divulgação/Serviço de Apadrinhamento Acalento / Samuel Gonçalves Arte: João Francisco Custódio Maciel
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!