Prefeitura de Lages oferece serviços gratuitos à população em ação social no Araucária
26/09/2025 16:16:03
Fotos: Marcos Heitor de Carvalho
Prefeitura 26/09/2025 16:16:03
Prefeitura de Lages oferece serviços gratuitos à população em ação social no Araucária
Diversos setores municipais foram até a comunidade, aproximando o Poder Público de moradores e moradoras da região sul da cidade. Atendimentos de saúde, castração de animais de estimação, distribuição de mudas de hortaliças e recolhimento de itens volumosos para descarte fizeram parte da programação
Mais uma vez a Prefeitura de Lages esteve presente no projeto Clube nos Bairros. Organizado pela Rádio Clube, o evento aconteceu nesta sexta-feira (26 de setembro), na rua Augustinho de Oliveira Córdova, bem próximo à Associação de Moradores do bairro Araucária. A iniciativa atendeu o público das 10h às 12h.
Diversos setores municipais se deslocaram até o bairro, oferecendo serviços gratuitamente à população, que compareceu em busca de atendimento. “Nossa Prefeitura está de portas abertas para atender a todos e a todas. Levar os serviços municipais até os bairros é uma forma de ir ao encontro da comunidade e ouvir os seus anseios. Além de solucionar as demandas com agilidade e evitar deslocamento. Aproximar o poder público e população é uma de nossas prioridades”, classifica a prefeita Carmen Zanotto.
Mudas de hortaliças e recolhimento de entulhos
A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca fez a tradicional distribuição de hortaliças. Desta vez foram três mil mudas variadas entre alface, repolho e couve. Enquanto a Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa) realizou o cadastramento de interessados em aderir à tarifa social, prestou informações à comunidade e fez a coleta de volumosos, tanto de quem levou os itens para descarte até o local do evento, quanto com o caminhão que percorreu o bairro recolhendo entulhos e resíduos de maiores proporções.
Serviços Públicos e manutenções
Já a Secretaria de Serviços Públicos efetuou a poda de árvores, roçada e limpeza do bairro e arredores. A manutenção também se estendeu aos Centros de Educação Infantil Municipal (Ceim’s), Escolas Municipais de Educação Básica (Emeb’s), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Campos de Futebol, não somente do Araucária, mas de bairros adjacentes.
Mais obras nas vias do bairro
Nestes primeiros nove meses do ano, a Secretaria de Obras e Infraestrutura também executou o patrolamento, cascalhamento, distribuição de pedra brita e compactação de material em ruas não pavimentadas do bairro, assim como em toda a região, além dos serviços rotineiros de drenagem e desobstrução. Uma das principais ruas também recebeu a instalação de uma nova rede com tubulação de maior capacidade, para o devido escoamento e curso d´água.
Mutirão de castração
Beneficiando também os bichinhos de estimação do bairro, o Centro de Bem-Estar Animal (Cobea) estendeu suas atividades até o final da tarde, para atender os 54 cães e gatos machos cadastrados para o mutirão de castração. O atendimento foi possível após o cadastramento das famílias interessadas e a presença do castramóvel na região, onde os procedimentos transcorreram com segurança e acompanhamento veterinário.
Foi o caso do morador Lício Freitas, que levou o cachorrinho da família, de três anos, para a cirurgia gratuita. Acompanhado da esposa, Joseni Conceição Pessoa, e do cunhado, Volni Conceição, os três aguardaram a liberação de Bily, cão de porte médio, sem raça definida. “Agora é seguir as orientações para recuperação dele. A castração é muito importante para evitar abandonos e mais animais nas ruas”, opina.
Saúde
Já a Secretaria da Saúde esteve presente com o Carro da Vacina. Apesar da alta procura, não houve filas. Dona Neide Schardozim é pensionista e foi verificar se a carteira de vacinação estava em dia. “Moramos na rua de trás. Ter esse serviço perto da gente ajuda muito. Tomei a vacina da gripe. Acho importante estar monitorando as doses e ter tudo em dia”, resume.
Outros serviços de saúde foram oferecidos pela Unidade de Suporte Básico do SAMU do Município. A dona de casa Simone Cristina Santos da Luz Moraes pôde aferir a pressão arterial e fazer teste de glicemia. “Tenho pressão alta e tomo remédio, por isso costumo monitorar com frequência. Ter a Prefeitura no bairro é importante para ajudar a comunidade”, finaliza.