Prefeitura de Lages promove seminário com debates e perspectivas para o enfrentamento ao trabalho infantil
02/10/2025 10:45:17
Arte: João Francisco Custódio Maciel
Assistência Social 02/10/2025 10:45:17
Prefeitura de Lages promove seminário com debates e perspectivas para o enfrentamento ao trabalho infantil
Profissionais com expertise na área irão compartilhar reflexões e estratégias para fortalecer a rede de proteção a crianças e adolescentes
A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizará na sexta-feira (10 de outubro), no CCJ da Uniplac, o Seminário PETI – Trabalho Infantil: Desafios e Perspectivas. O seminário reunirá profissionais da assistência social, educação, saúde, direitos humanos e justiça, além de instituições que atuam diretamente na prevenção e combate ao trabalho infantil. Profissionais com expertise na área irão compartilhar reflexões e estratégias para fortalecer a rede de proteção a crianças e adolescentes. A abertura contará com apresentação cultural do grupo Samba Raiz e, ao longo do dia, diversas palestras e debates sobre o tema.
O seminário é promovido pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), vinculado à Diretoria de Proteção Social Especial de Média Complexidade (DPSEMC) e ao Núcleo de Educação Permanente do SUAS (NUMEP), em parceria com a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), Ministério do Trabalho e instituições de estágio e aprendizagem, como a Fundação Carlos Joffre, CIEE e SEST SENAT.
A prefeita de Lages, Carmen Zanotto, ressaltou a importância do diálogo coletivo e da união de esforços para o enfrentamento desse desafio social. “O trabalho infantil não pode ser naturalizado. É um problema que precisa da atenção de toda a sociedade. Ao promovermos esse espaço de diálogo, estamos reafirmando nosso compromisso em proteger nossas crianças e adolescentes, assegurando a elas o direito de sonhar, aprender e crescer em um ambiente saudável”, afirmou a prefeita.
Segundo a secretária de Assistência Social, Inês das Graças Salmória, o seminário será uma oportunidade de aprofundar o conhecimento e qualificar ainda mais os serviços de enfrentamento ao trabalho infantil. “O objetivo é ampliar a capacitação dos profissionais da rede e oferecer instrumentos que fortaleçam as ações de combate ao trabalho infantil. Precisamos olhar para essa violação de direitos de forma integrada, garantindo proteção integral e oportunidades dignas para nossas crianças e adolescentes”, destaca a secretária.
Programação:
08h30min – 09h | Credenciamento 09h – 10h30min | Abertura oficial do evento 10h30min – 12h | Palestra: “Ele já tem nome: trabalhador! ” – Desigualdades de gênero e Contradições do Trabalho Infantil no Cotidiano das Famílias
·Jaiane Freitas Branco – Psicóloga, Professora e Pesquisadora da Uniplac
·Kalebe Klauberg – Psicólogo Clínico, pesquisador em Mundo do Trabalho
12h – 13h30min | Intervalo 13h30min – 15h | Palestra: O que acontece da denúncia até o encaminhamento para a Rede de Proteção?
·Priscila de Abreu Carvalho – Auditora Fiscal do Trabalho
15h – 15h30min | Coffee Break 15h30min – 16h30min | Roda de Conversa: Conversando sobre Aprendizagem e Oportunidades
·Instituições: CIEE, Fundação Carlos Joffre, SEST SENAT