Fotos: Divulgação Iniciativas da capital gaúcha servem de referência para o desenvolvimento de novos projetos tecnológicos e, com isso, Lages abre caminhos para parcerias e soluções que podem impulsionar o ecossistema de inovação na cidade. Essa socialização de experiências buscou fortalecer o Orion Parque para colocar Lages em destaque no setor
O município de Lages está atento às transformações do mundo da inovação e busca caminhos para ampliar sua participação nesse cenário. Pensando nisso, o secretário de Indústria, Comércio e Inovação, Joel Melo Júnior, esteve recentemente em Porto Alegre (RS), para conhecer as iniciativas voltadas ao fortalecimento de ecossistemas de inovação e à integração entre governo, empresas e universidades.
A visita fez parte de uma agenda estruturada pelo Ecossistema Local de Inovação (ELI), modelo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) voltado a mapear e fortalecer ambientes inovadores em municípios brasileiros. O secretário explica que a intenção da viagem foi, sobretudo, aprender com experiências já consolidadas e buscar inspiração em projetos que possam ser adaptados à realidade de Lages. “Nosso objetivo foi entender os avanços de Porto Alegre nesse setor e identificar práticas que possam ser aplicadas em conjunto com o Orion Parque Tecnológico, fortalecendo ainda mais o papel de Lages no cenário catarinense”, destaca.
Além do aprendizado, a visita abriu espaço para diálogo institucional entre as secretarias das duas cidades, com vistas a possíveis cooperações futuras. Joel reuniu-se com o secretário de Inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto, um dos idealizadores do Pacto Alegre, movimento que uniu diferentes setores em torno da inovação e hoje é reconhecido como referência nacional.
Visita ao Inova Poa e à Semana Caldeira
A agenda em Porto Alegre incluiu participação na Semana Caldeira, realizada em um hub de inovação – ambiente que reúne diferentes atores do ecossistema como startups, empresas, investidores, universidades e pesquisadores, para promover a colaboração, a troca de ideias e a criação de soluções inovadoras – que funciona em modelo semelhante ao Orion Parque, mas em escala mais abrangente, com intensa participação do setor privado. O evento é considerado uma das maiores referências do setor na capital gaúcha e foi palco de palestras, painéis e encontros entre empreendedores, líderes comunitários e grandes empresas, promovendo conexões e novas oportunidades de negócios.
O secretário Joel também conheceu oficialmente o Inova Poa, gabinete da prefeitura criado para alinhar a política pública de inovação às necessidades do município e que se consolidou como peça-chave no planejamento estratégico da cidade. Segundo ele, esse foi um primeiro contato institucional que deverá ter continuidade com novas conversas, no intuito de avaliar que tipo de práticas poderão ser incorporadas a Lages e até mesmo gerar ações em conjunto.
Compromisso público e apoio privado
O secretário destacou ainda que o que mais chamou sua atenção em Porto Alegre foi o engajamento do governo municipal aliado ao setor privado. “Grandes empresas não apenas participam da governança, mas também investem financeiramente em projetos, criando um ambiente sólido para que a inovação prospere”, comenta.
Essa união de esforços, segundo Joel, resultou em conquistas rápidas. Porto Alegre, que enfrentava problemas como a perda de mão de obra especializada para outras cidades, conseguiu reverter o cenário e hoje atrai novamente talentos e empresas.
Planejamento de longo prazo
Outro ponto observado foi a continuidade das políticas públicas. “Em poucos meses já foi possível perceber resultados concretos. Existe um plano de governo estruturado, com prazos definidos e que já está rendendo prêmios nacionais para Porto Alegre”, destaca Joel. Essa experiência serve de exemplo para que Lages também adote uma visão de médio e longo prazo na construção de seu ecossistema de inovação.
Lages no mapa da inovação
Para o secretário, a visita mostrou a necessidade de Lages estar inserida mais fortemente nas redes de cidades inovadoras, como Porto Alegre, Florianópolis e Joinville. “Queremos que Lages seja protagonista nesse processo, aproveitando o potencial que já temos com o Orion Parque, pioneiro em Santa Catarina como ecossistema de inovação”, salienta.
Segundo ele, o Orion será o grande articulador local, com o apoio institucional da Secretaria de Indústria, Comércio e Inovação, para atrair novas empresas, incubar startups e oferecer condições competitivas para que se desenvolvam em Lages.
Benefícios para empresas e região
Hoje a Secretaria de Indústria, Comércio e Inovação já atua de forma regionalizada com serviços como o Banco do Emprego, Balcão Cidadão e Sala do Empreendedor, atendendo inclusive pessoas e empresas de municípios vizinhos. O próximo passo é ampliar esse alcance também na área da inovação.
Nesse sentido, Lages já possui diferenciais importantes, como terrenos disponíveis para empresas de base tecnológica, benefícios fiscais no Imposto sobre Serviços (ISS) e a estrutura do Orion Parque Tecnológico, que abriga iniciativas e empresas em crescimento. “Queremos mostrar que nossa cidade tem condições de se equiparar com polos consolidados e atrair investimentos que gerem desenvolvimento para toda a Serra Catarinense”, finaliza o secretário.
Texto: Silviane Brum
Fotos: Divulgação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!