Fotos: Lucas Centenaro Portugal tem mais de dez milhões de habitantes. Sua economia está alicerceada na agricultura, pecuária, vitivinicultura, piscicultura, horticultura, floricultura e exploração de minérios. Vinhos, azeites, trigo, milho, cereja, girassol, sardinha, cortiça, mármore e cobre, são alguns de seus fortes
Estreitar os laços diplomáticos, econômicos, políticos, sociais e amistosos entre Brasil e o país europeu Portugal. Com este propósito, a prefeita de Lages, Carmen Zanotto, foi a anfitriã do encontro com empresários e professores de Portugal na tarde desta segunda-feira (6 de outubro), no Gabinete do Poder Executivo Municipal. Outra intenção da visita técnica, a divulgação do Seminário Internacional de Agronegócio, Desenvolvimento Regional e Empreendedorismo (Semiare), programado para iniciar em 7 de outubro, esta terça-feira, com sequência até o dia 10 deste mês, sexta-feira, das 19h às 22h, no Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)/Auditório Caverna. Participação em formato híbrido: Transmissão online e presencial. Evento promovido/realização pelo Laboratório de Inovação em Desenvolvimento Regional e Empreendedorismo (Lidere), Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc)/Campus Lages, Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) e Orion Parque Tecnológico. Apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc); apoio estrutural da Associação Rural de Lages e CAV/Udesc Lages, e apoio da Associação Empresarial de Lages (Acil), Associação de Agricultores do Sul (Acos), Comissão Vitivinícola Regional Alentejana, Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral (Nerbe/Aebal) e Pacto pela Aceleração Territorial.
Com o propósito de impulsionar o agronegócio, o desenvolvimento regional e o empreendedorismo, o Semiare estimula a disseminação de conhecimentos científicos e técnicos vinculados à gestão, inovação e sustentabilidade. Um espaço dinâmico de troca de experiências entre pesquisadores, empresários, profissionais e especialistas - tanto do Brasil, quanto do exterior - com ênfase na parceria internacional com a região do Alentejo, em Portugal. Alentejo é uma região portuguesa situada no Sudeste do país. Em 2023 registrou população de 474.701 habitantes.
Beja também é um município centro das conversações. Beja é uma cidade portuguesa do Distrito de Beja, encontrando-se inserida na sub-região do Baixo Alentejo e na região do Alentejo, com 22.362 habitantes.
Portugal está no Sudoeste da Europa, cujo território se situa na zona ocidental da Península Ibérica e em arquipélagos no Atlântico Norte. Delimitado a Norte e Leste pela Espanha e a Sul e Oeste pelo Oceano Atlântico. O país possui mais de dez milhões de habitantes. Sua economia está alicerceada na agricultura, pecuária, vitivinicultura, piscicultura, horticultura, floricultura e exploração de minérios. Vinhos, azeites, trigo, milho, cereja, girassol, sardinha, cortiça, mármore e cobre, são alguns de seus fortes.
As áreas temáticas do Seminário Internacional são as seguintes: Agronegócio e Cadeias Produtivas; Branding de Produtos Locais e Branding Territorial; Desenvolvimento Regional, Territorial e Comunitário; Empreendedorismo e Inovação, e Smart Farm, Sustentabilidade e Environmental, Social and Governance (ESG).
A programação contará com palestras, mesas redondas, workshops e apresentações de pesquisas científicas, e abordagem de temas, como, gestão estratégica no agronegócio, inovação tecnológica, sustentabilidade ambiental e valorização de produtos locais, com evidência para os produtos com Indicação Geográfica (IG). Sessão presencial de Apresentação de Trabalhos Científicos e Sessões paralelas online de Apresentação de Trabalhos Científicos estão no roteiro.
O Semiare 2025 consolida-se como um ambiente propício ao aprendizado e à inovação, e acentua sua relevância para o desenvolvimento sustentável e a valorização das vocações regionais. Serão efetuadas vistas técnicas na região serrana de Santa Catarina como atividades de pré e pós-evento.
Aproximar as regiões da Serra de Santa Catarina e o Alentejo, em Portugal, foi um dos assuntos da reunião. Alentejo consiste em uma região portuguesa situada no Sudeste do país. Possui uma área de 27.330 quilômetros quadrados e registou, em 2023, uma população de 474.701 habitantes, com uma densidade populacional de 17 habitantes por quilômetro quadrado. É a 7ª região mais populosa de Portugal e a região mais extensa do país.
Na ocasião, em Lages, foi anunciada a participação de empresas e produtos da Serra Catarinense na Ovibeja, a maior feira agropecuária do Sul de Portugal, realizada no Alentejo, um ponto de encontro do mundo rural em que se celebram a gastronomia, os produtos e as tradições da região, e serve como uma plataforma para se debater o futuro da agricultura, inclinando-se à sustentabilidade, inovação e preservação ambiental.
Compareceram ao encontro, ao lado da prefeita Carmen Zanotto, o secretário-chefe de Gabinete da Prefeitura de Lages, Samuel Ramos; secretário municipal da Indústria, Comércio e Inovação, Joel Melo Junior; proprietário da Herdade Vale da Rosa, maior produtor de uvas de mesa de Portugal, Comendador António Silvestre Ferreira; Doutor em Engenharia Agronômica pela Universidade de Lisboa, Justino António Ventura Sobreiro; Chief Executive Officer (CEO) do Grupo Inogás/MVPgás, de Portugal, Victor Madeira; professor-doutor e coordenador do Semiare 2025, Thiago Meneghel; professora do Instituto Federal de Santa Catarina (Ifsc), Larisse Kupski; presidente da Associação Empresarial de Lages (Acil), Antonio Wiggers; presidente da Associação Rural e Sindicato Rural de Lages, Márcio Pamplona, e 2ª secretária da Acil, Zilda Elisa Letti Pellizzaro.
A comitiva portuguesa presenteou as autoridades brasileiras com materiais impressos turísticos e econômicos de Portugal, e estiveram em outras instituições com a disseminação do evento.
Passo de excelência. “Lages recebeu os empresários de Portugal com imensa satisfação. Nosso município é dos um mais importantes do Brasil nos setores agrícola e pecuária e tem expertise para ser referência e ter suas vivências multiplicadas mundo afora. Solo de qualidade, plantel de qualidade. O Seminário Internacional será um grande avanço nos diálogos e para abertura ampla dos ângulos de vista”, acentua a prefeita Carmen Zanotto.
Países irmãos. “Gosto do Brasil. Vivi muitos anos no país; por 22 anos, em Maringá. Casei com uma maringaense. Tenho quatro filhos de Maringá, no Paraná. Desejamos plantar uma sementinha destes empreendimentos exemplos do Brasil em Portugal. Melhorar o relacionamento entre os dois países, para que o Brasil possa entrar com seus produtos na Europa via Portugal”, realça o Comendador António Silvestre Ferreira.
Por sua vez, Justino Sobreiro avalia: “Portugal tem desafios que podem ser resolvidos em conjunto com o Brasil e o Brasil tem questões que podem ser elucidadas com Portugal. Em torno de 550 mil brasileiros vivem em Portugal, ou seja, 5% da população é de brasileiros. Temos de nos aproximarmos mais.”
Entretanto, Victor Madeira expôs visão diferente. “A mão de obra brasileira é expansiva em Portugal, sobretudo na hotelaria e em restaurantes. E temos perspectivas de negócios juntos na área rural.”
Intercâmbio de Negócios: Termo de Acordo de Parceria para divulgação da Ovibeja América e Expolages Europa
Ao final desta agenda no Gabinete do Poder Executivo Municipal na segunda-feira (6), houve a assinatura e formalização do Termo de Acordo de Parceria, de instrumentalização, com o desígnio de realização dos eventos Ovibeja América e ExpoLages Europa na Expolages 2025, com vistas à promoção internacional de empresas e produtos das regiões do Baixo Alentejo (Portugal) e da Serra Catarinense (Brasil), visando à geração de novos negócios e o desenvolvimento regional.
A Expolages - A Tradição do Agronegócio, feira multissetorial de movimentação do agronegócio, tecnologia, inovação, empreendedorismo e lazer, será realizada de 7 a 13 de outubro, no Parque de Exposições Conta Dinheiro, em Lages. Realização: Associação Rural de Lages, com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, Prefeitura de Lages, Fundo Estadual de Incentivo ao Turismo (Funturismo), Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Solenidade de abertura oficial nesta quarta-feira (8 de outubro), às 17h, na Pista José Arruda Ramos. Mais em Expolages.
A 42ª edição da Ovibeja, entre 29 de abril e 3 de maio de 2026 e tem o vinho como tema escolhido para o próximo ano.
Novas soluções, feira inclusiva, motor impulsionador de diferentes dinâmicas do setor agrícola e agropecuário, do desenvolvimento tecnológico, da investigação científica, do saber fazer e do saber ser.
A Ovibeja, uma feira agrícola. Da produção. Mas também da transformação, dos serviços. Mostra institucional, um centro de negócios, de apresentação e discussão dos temas da atualidade.
Feira agropecuária de extrema relevância em Alentejo/Portugal, a Ovibeja acolhe grande diversidade de expositores, com ênfase para os stands empresariais e artesanatos, e o pavilhão do gado, com exemplares únicos de raças autóctones de ovinos, caprinos, suínos e bovinos. Música com a presença de artistas de renome nacional e internacional, música regional com a participação de artistas locais, os sempre incríveis restaurantes de carnes certificadas e diversos espaços de “comes e bebes” de produtos regionais, street food e bares. A Ovibeja conta anualmente com mais de mil expositores e cerca de 200 mil visitantes.
Ao longo da Expolages, a Ovibeja América estará representada em um stand cedido pela Associação Rural de Lages e pela Associação Empresarial de Lages (Acil) para a divulgação de produtos e empresas selecionadas pela Associação de Agricultores do Sul (Acos) e pela Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral (Nerbe).
A organização e operacionalização da Ovibeja América será de responsabilidade do Laboratório de Inovação em Desenvolvimento Regional e Empreendedorismo (Lidere), que cuidará da exposição dos materiais fornecidos pelas associações ou empresas portuguesas selecionadas.
Mais em:
Site - Ovibeja
Instagram - Ovibeja
Facebook - Ovibeja
X [ex-Twitter] - Ovibeja
YouTube - Ovibeja ACOS
O termo “Expolages Europa”, uma combinação da Expolages - o tradicional evento de agronegócio em Lages, o maior do segmento na Serra Catarinense e um dos mais especiais de Santa Catarina, região Sul e Brasil -, com uma referência à Europa, no contexto de negócios e participações internacionais. O continente europeu se sobressai em produtos agrícolas, como a França, a maior produtora agrícola da União Europeia.
Para 2025, a Expolages contará com a participação de empresários portugueses e a organização prevê a ampliação do evento para o mercado europeu, inclusive com a ida de empresários lageanos a Portugal em 2026.
Participação Portuguesa: A Expolages 2025 confirmou a participação de um estande com empresários de Portugal, que já estiveram presentes na edição de 2024.
A ExpoLages Europa equivalerá a um stand cedido pela Acos à divulgação de produtos e empresas selecionadas pela Associação Rural de Lages e pela Acil, durante a Ovibeja.
Organizada e de operacionalização pelo Lidere, protegendo a exposição de materiais fornecidos pelas associações ou empresas brasileiras selecionadas à ExpoLages Europa.
O Lidere se compromete a disponibilizar equipe qualificada para atuar nos stands e pulverizar a divulgação dos produtos e empresas conforme informações disponibilizadas previamente.
Paralela e simultaneamente à organização e operacionalização dos stands, o Lidere poderá promover palestras, mesas redondas e outras atividades nos eventos, em articulação com as entidades promotoras, concentrada em desenvolvimento regional e empreendedorismo.
O Termo de Acordo de Parceria está celebrado pelas seguintes instituições e autoridades:
Associação de Agricultores do Sul (Acos) - Presidente Rui Manuel Inácio Garrido
Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral (Nerbe) - Presidente David da Costa Simão
Associação Rural de Lages - Presidente Márcio Cícero Neves Pamplona
Associação Empresarial de Lages (Acil) - Presidente Antonio Wiggers
Laboratório de Inovação em Desenvolvimento Regional e Empreendedorismo (Lidere) - Diretores Thiago Meneghel Rodrigues (Instituto Federal de Santa Catarina - Ifsc), Cristina Keiko Yamaguchi (Orion Parque Tecnológico), Maria Inês de Campos de Sousa Faria (Instituto Politécnico de Beja - IPBeja) e Fernando José Calado e Silva Nunes Teixeira (IPBeja)
Testemunhas: Pefeita do município de Lages, Carmen Emília Bonfá Zanotto; presidente do IPBeja, Maria de Fátima Nunes de Carvalho; reitor do Ifsc, Zízimo Moreira Filho, e o presidente do Instituto Orion, Thiago Mazuhy Andrade.
O Seminário Internacional oferecerá palestras ministradas por sete especialistas renomados em seus segmentos:
Agronegócio sem Fronteiras: Parcerias Estratégicas entre a Serra Catarinense e o Alentejo, por Comendador Silvestre Ferreira - Proprietário da Herdade Vale da Rosa, maior produtor de uvas de mesa de Portugal
Comendador António Silvestre Ferreira é médico veterinário de formação, tendo iniciado muito cedo o seu envolvimento com a produção de uvas de mesa, na herdade então gerida pelo seu pai. Com uma visão inovadora e espírito empreendedor, foi o grande responsável por transformar a Herdade Vale da Rosa no maior produtor de uvas de mesa de Portugal, consolidando-a como uma das mais modernas e avançadas empresas agrícolas do país.
No contexto português, marcado historicamente pelo déficit na balança comercial alimentar, a Herdade Vale da Rosa enaltece-se como um caso exemplar de sucesso: Atualmente, uma em cada quatro toneladas de uvas produzidas na herdade é exportada para mercados estrangeiros. Este feito notável é fruto direto da liderança e da visão estratégica do Comendador António Silvestre Ferreira.
Empreender no Agronegócio e Contribuir para Combustíveis mais Sustentáveis, por Victor Madeira - Chief Executive Officer (CEO) do Grupo Inogás/MVPgás, de Portugal
Formado em Solicitadoria/Direito pelo Instituto Politécnico de Beja. Com mestrado em Direito e Gestão pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, capital de Portugal. É CEO do Grupo Inogás/MVPgás, com atuação no setor de Petróleo e Gás. Neste evento representará a Associação Empresarial do Baixo Alentejo e Litoral (Nerbe) e a Associação do Agricultores do Sul [de Portugal] (Acos).
Empreendedorismo em Regiões de Baixa Densidade Populacional, por Fernanda Pereira - Diretora da Incubadora de Empresas do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja)
Possui licenciatura em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa, pós-graduação em Administração Pública e Desenvolvimento Regional pela Universidade de Évora (Évora, capital da região Centro-Sul de Portugal, o Alentejo) e mestrado em Ciências Empresariais pela Universidade do Algarve. Diretora da Incubadora de Empresas do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) e professora de Ciências Empresariais na mesma instituição. Autora de diversos trabalhos científicos publicados.
Lançamento do Livro “Estudos e Práticas de Marketing”, Organização de Problemas e Caminhos em Empresas Familiares do Agronegócio e Roda de Conversa, por Edith Wagner - Alemã radicada do Brasil, consultora de grandes empresas, como, Ambev - Fabricante de Bebidas; a multinacional alemã, Basf (Badische Anilin- und Sodafabrik) - maior empresa da indústria química mundial, e Coca-Cola
Formada em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP), com pós-graduação e mestrado em Marketing e Finanças pela mesma Escola e onde foi professora dos programas de pós-graduação. Atuou como executiva de Planejamento de Marketing para clientes, junto à DPZ Agência de Publicidade - iniciais dos sócios Roberto Duailibi, Francesc Petit e Roberto Zaragoza - e Lage & BBDO - empresa de publicidade brasileira, uma parceria entre a Agência de Publicidade Lage e a BBDO (Batten, Barton, Durstine & Osborn).
Foi assessora exclusiva da presidência da Mannesmann S.A. [Mannesmann é um nome associado a um grupo industrial alemão com longa história, atualmente presente em diferentes ramos], tendo trabalhado também na Alemanha e nos Estados Unidos (EUA). Atua há 30 anos como gerente geral da Pró-Marketing Inteligência de Mercado, atendendo a clientes, como, Ambev, Basf, Coca-Cola, Editora Abril, Filtros Mann, Hospital Israelita Albert Einstein e Itaú Seguros.
Histórias da Marmelos Aurora - A Fruta do Coração, por Jorge Serafim - Comediante português de reconhecida atuação na televisão e eventos culturais
Português, Jorge Serafim é essencialmente um contador de histórias tradicionais e um promotor do livro e da leitura. Como humorista, tornou-se conhecido do grande público em Portugal pela participação regular em diversos canais de televisão aberta. É autor de várias obras, entre as quais, “O Corvo Branco” (teatro para a infância), “O Amor é Solúvel na Água” (teatro), “A. Ventura” (poesia), “A Sul de Ti” (poesia), “Estórias do Serafim” (poesia), “Sonhar ao Longe” (literatura infantil) e “A Minha Boca Parece um Deserto” (literatura infantil).
Sócio da empresa Marmelos Aurora - A Fruta do Coração, exerceu intensa atividade associativa entre 2007 e 2020, período em que presidiu a Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas (FPCG). Durante os seus mandatos, pontuam-se a criação e institucionalização do Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa (último domingo de maio) e a realização de inúmeras ações em defesa dos produtos nacionais.
Mulheres: Ciência e Carreira no Agronegócio, por Letícia Scopel - Lageana, listada como uma das 100 pesquisadoras brasileiras mais relevantes no Agronegócio pela Revista Forbes em 2023
Letícia Scopel Camargo, doutora em Ciência do Solo pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e doutora em Ecologia pela Universidade de Coimbra - Portugal. Possui pós-doutorado em Ecossistemas Agrícolas e Naturais na Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).
Está listada como uma das 100 pesquisadoras brasileiras com pesquisas mais relevantes do Agronegócio na revista Forbes em 2023. Orientadora de projetos nacionais e internacionais, com forte atuação em comunicação científica e mais de dez anos de experiência na área de Solos e Ecologia.
Atualmente é especialista em Avaliação de Risco Ambiental de Pesticidas e Ecotoxicologia para a América Latina na multinacional alemã, Basf (Badische Anilin- und Sodafabrik) - maior empresa da indústria química mundial.
Evolução dos Pomares de Oliveira no Alentejo: um case de sucesso empresarial, por Justino Sobreiro - Doutor em Engenharia Agronômica pela Universidade de Lisboa
Justino António Ventura Sobreiro é doutor em Engenharia Agronômica pela Universidade de Lisboa, capital de Portugal. Possui mestrado em Gestão Integrada de Pragas e licenciatura em Fitotecnia.
É professor da Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) e pesquisador no Centro de Investigação Científica e Tecnológica em Sistema Terrestre e Energia (Create) - Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia para o Sistema Terra e Energia (Create).
Foi também professor da Universidade Católica Portuguesa (UCP) e pesquisador na Universidade Nova de Lisboa. Trabalhou em empresas privadas como consultor de campo (Associação dos Produtores Agrícolas da Sobrena - Apas - Cadaval, Portugal, e Unirocha Comercalização de Hortofrutícolas, em Silveira, Portugal), especialista sénior em pós-colheita e desenvolvimento de projetos (Van Amerongen - Tecnologia de AC/ULO para o armazenamento de frutas e vegetais - Holanda) e gestor sénior de I&D - Investigação e Desenvolvimento (Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional - COTHN, Alcobaça, Portugal, e RochaCenter Centro de Pós-Colheita e Tecnologia, em Bombarral, Portugal). Publicou vários artigos em revistas científicas e técnicas, bem como livros e capítulos de livros.
Agenda Seminário Internacional de Agronegócio, Desenvolvimento Regional e Empreendedorismo (Semiare)
- 7 de outubro
Abertura - 19h
Histórias dos Marmelos
Aurora - A Fruta do Coração - 20h30min
- 8 de outubro
Empreender no Agronegócio e Contribuir para Combustíveis mais Sustentáveis - 19h
Evolução dos Pomares de Oliveira no Alentejo: Um Case de Sucesso Empresarial - 20h30min
- 9 de outubro
Sessão presencial de Apresentação de Trabalhos Científicos - 16h
Lançamento do livro “Estudos e Práticas de Marketing” e Roda de Conversa com Edith Wagner - 18h
Organização de Problemas e Caminhos em Empresas Familiares do Agronegócio - 19h
Agronegócio sem Fronteiras: Parcerias Estratégicas entre a Serra Catarinense e o Alentejo - 20h30min
- 10 de outubro
Sessões paralelas online de Apresentação de Trabalhos Científicos - 16h
Empreendedorismo em Regiões de Baixa Densidade Populacional - 19h
Mulheres: Ciência e Carreira no Agronegócio - 20h30min
Horários em Seminário Internacional de Agronegócio, Desenvolvimento Regional e Empreendedorismo (Semiare). Inscrições e informações adicionais em Laboratório de Inovação em Desenvolvimento Regional e Empreendedorismo (Lidere)/Semiare. No Instagram - @lidere_semiare.
Texto: Daniele Mendes de Melo, com cooperação da Assessoria de Imprensa do Seminário Internacional de Agronegócio, Desenvolvimento Regional e Empreendedorismo (Semiare)/jornalista Ari Junior
Fotos: Lucas Centenaro
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!