Professores de Artes do Município participam de encontro do Niep em parceria com o Museu Thiago de Castro
21/10/2025 11:00:17
Fotos: Divulgação
Cultura 21/10/2025 11:00:17
Professores de Artes do Município participam de encontro do Niep em parceria com o Museu Thiago de Castro
Capacitação destacou a importância do Museu e do patrimônio histórico para o aprendizado, a identidade cultural e o sentimento de pertencimento dos alunos
O Núcleo Interdisciplinar de Educação Permanente (Niep), setor vinculado à Secretaria Municipal da Educação, promoveu um encontro com os professores de Artes do Sistema Municipal da Educação, em parceria com o Museu Histórico Thiago de Castro (MHTC) e a Fundação Cultural de Lages (FCL). Quanto ao intuito da capacitação, despertar nos educadores o interesse pela história e pelo patrimônio cultural do município, incentivando o uso do Museu e de outros espaços históricos como ferramentas pedagógicas para ampliar o conhecimento dos alunos e fortalecer o sentimento de pertencimento e identidade cultural das crianças.
Valorizar o conhecimento. “É essencial que os professores se interessem pelo tema e busquem ampliar seus conhecimentos sobre a história de Lages e o acervo do nosso Museu. Quando o educador se envolve, transmite este entusiasmo aos alunos, contribuindo para a preservação da nossa memória coletiva”, analisou a superintendente da Fundação Cultural de Lages (FCL), Carla Zonatto, no ato de abertura do evento.
A professora de História do Sistema Municipal da Educação e museóloga responsável pelo Museu Thiago de Castro, Carla Souza, conduziu a formação abordando a origem e a evolução dos museus no mundo, as diferentes tipologias existentes e o papel educativo destas instituições. Ela também apresentou a história do MHTC, e enalteceu sua relevância para o município.
Em determinado momento do encontro, a equipe do Museu exibiu as atividades desenvolvidas no espaço, tanto as técnicas, quanto as pedagógicas, como o projeto “Mala Viajante”. Uma mala antiga, com fotos e objetos históricos levada às escolas, que desperta a curiosidade e o interesse das crianças. Outras ações incluem visitas guiadas, contação de histórias com musicalização e oficinas educativas direcionadas à comunidade escolar.
Os professores também participaram de uma visita guiada ao Museu e ao Arquivo Histórico, abrigo de um dos maiores acervos documentais da região Sul do Brasil, cuidadosamente preservado e disponível para pesquisas e projetos educacionais.
Preparação prévia feita pelos professores em sala de aula. “Quando o aluno chega ao Museu com algum conhecimento sobre o que vai encontrar, a experiência se torna muito mais rica. Ele observa com outro olhar, entende melhor o que é mostrado e sai com vontade de voltar e compartilhar o que aprendeu com familiares e amigos”, observa o guia do Museu, Paulinho Guazzelli.
Ainda durante o encontro, os participantes realizaram uma visita guiada orientada e norteada pela responsável pelo Patrimônio Histórico e Cultural da FCL, Gessica Coelho. Ela explanou a importância arquitetônica dos prédios históricos da cidade, dirigindo o grupo em um percurso que passou pelo Casarão Juca Antunes e encerrou em frente à Catedral Diocesana de Nossa Senhora dos Prazeres de Lages, um dos marcos mais emblemáticos do centro histórico.
Professores interessados em realizar visitas guiadas com suas turmas podem acessar o site da Fundação Cultural de Lages e preencher o formulário de agendamento disponível em Formulário para visitas de turmas escolares no MHTC.
O Niep já tem o próximo encontro marcado: No dia 13 de novembro, em parceria com a FCL, a formação será voltada aos professores de História e Geografia do Sistema Municipal da Educação, em continuidade às ações de valorização do patrimônio cultural lageano.
Texto: Rafael Araldi
Fotos: Divulgação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!