Matias: o Guia de Turismo que ajudou a construir o Turismo Rural em Lages
21/10/2025 11:28:21
Fotos: Fábio Pavan
Turismo 21/10/2025 11:28:21
Matias: o Guia de Turismo que ajudou a construir o Turismo Rural em Lages
A gravação do documentário que celebra as quatro décadas do Turismo Rural em Lages traz à cena o guia de turismo e historiador Matias Liz dos Santos, um dos protagonistas da história que fez da Princesa da Serra o ponto de partida de um movimento que conquistou o mundo
Nos campos de cima da Serra, onde o vento sopra histórias de um povo aguerrido e hospitaleiro, a luz da câmera se acende mais uma vez. Em cada depoimento há a intenção de guardar o tempo e transformar lembrança em legado. Assim começa a ganhar forma o documentário que celebrará os 40 anos do Turismo Rural em Lages, cidade que abriu as porteiras de suas fazendas e agregou valor à simplicidade da vida no campo como um atrativo turístico.
A produção, realizada pela Secretaria Municipal de Turismo em parceria com a Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura, está costurando em imagens e depoimentos a trajetória de um movimento que nasceu da hospitalidade serrana e do amor pelas origens. Foi com essa paixão que o historiador e guia turístico Matias Liz dos Santos se tornou o mais novo personagem dessa narrativa.
O local da gravação não poderia ser mais propício: as dependências da Biblioteca Pública Carlos Dorval De Macedo, lugar em que, há 40 anos, o primeiro grupo de entusiastas do que no futuro levaria o nome de “Turismo Rural”, reunia-se semanalmente para levantar informações e destacar o que Lages tinha de melhor para atrair turistas e visitantes. Era a Comissão Municipal de Turismo (hoje Conselho Municipal de Turismo) que dava os primeiros passos para levar o nome de Lages para o mundo. Em meio a empresários da rede hoteleira e agentes públicos, lá estava o Guia de Turismo Matias Liz dos Santos.
Nascido em Correia Pinto e criado na Princesa da Serra, Matias carrega nas palavras o jeito lageano de ser e nos olhos o brilho de quem ajudou a construir a história do Turismo Rural. Ele se define como “historiador por destino e guia por vocação”, mas é, sobretudo, um guardião de memórias, daquelas que atravessam décadas e se confundem com a própria identidade lageana. “Desde menino, eu já tinha essa vontade de mostrar Lages para o mundo. Conduzia visitantes pela cidade, remava no tanque para os casais de namorados, como um gondoleiro serrano e, quando viajava, tratava logo de levar alguns cartões-postais para mostrar a minha cidade. Esse era o meu jeito de apresentar nossa terra”, recorda.
Matias lembra que, nos anos 1980, o turismo em Lages começava a dar seus primeiros passos organizados e das reuniões semanais na Biblioteca Pública, nasciam ideias e gestos simples, sementes que germinariam em um novo modelo de turismo. “Queríamos que o turista ficasse mais tempo por aqui. Que Lages deixasse de ser apenas ponto de passagem, como faziam os tropeiros, e se tornasse destino. Começamos então a elencar o que Lages tinha de mais valioso como as paisagens, o frio, o ar puro, as araucárias, o nosso ‘lageanês’, a hospitalidade e a cultura campeira. Tudo isso podia ser experiência, vivência, troca”, conta ele.
Foi assim que se decidiu criar um movimento e levar um grupo de pessoas à Fazenda Pedras Brancas para viver o primeiro ‘Dia na Fazenda’. Ordenha de leite, cavalgadas, chimarrão, fogo de chão. Um encontro entre o homem da cidade e o homem do campo. Assim iniciava uma história que atravessaria o tempo e tornaria Lages referência nacional em Turismo Rural.
Para a secretária de Turismo, Ana Vieira, a gravação do documentário é uma homenagem à identidade serrana. “Queremos manter viva a história de hospitalidade e receptividade do nosso povo, repassada de geração em geração. O documentário é uma forma de reconhecer o protagonismo de Lages e de quem acreditou que o campo também podia ser destino, experiência e encantamento. O Turismo Rural nasceu em Lages e aqui continua pulsando”, destaca.
Entre tantos depoimentos, o documentário sobre os 40 anos do Turismo Rural promete relembrar o passado e eternizar a essência do povo lageano. Em breve, mais uma fazenda centenária comporá o cenário das gravações para contar mais um capítulo dessa história.
Texto: Silviane Brum
Fotos: Fábio Pavan
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!