Fotos: Arquivo pessoal/Divulgação “Superação silenciosa, disciplina no anonimato e inspiração que nasce de um exemplo real, de gente comum que pode fazer coisas extraordinárias com dedicação e humildade (...) Mais do que performance, acredito no poder da constância, do recomeço e da motivação real. Quero inspirar outras pessoas, especialmente acima dos 40.”
Quer conhecer uma pessoa de bem com a vida, grata pela existência e que já dá pra começar a seguir amanhã como um baita exemplo de força? Então embarque nesta viagem pelo atletismo - Clévison é atleta de corrida e constância é palavra de prática diária em seu vocabulário. Ele agora mira no triathlon e treina intenso para ser forte em natação, ciclismo e corrida
Jamais parar, jamais se acomodar, jamais pensar que alcançou seu limite. Auto desafiar-se na procura por corpo são e mente sã. Tocar desafios, encará-los e vencê-los. Encontrar razão, sentido e amor em tudo o que faz, sem esquecer de se priorizar. A mente comanda o corpo e, com este mantra, Clévison apostou suas fichas em uma escolha certeira: Cuidar da saúde, se sentir bem e forte e ser feliz por meio do esporte.
O atleta multimodalidade e ativo assíduo em provas de corrida, Clévison Wolff de Liz, tem 49 anos e, pertinho de completar meio século de vida, dá um banho de vigor, animação e energia em gente que tem bem menos do que a metade da sua idade.
Bacharel em Administração, o lageano atualmente reside no bairro Petrópolis e trabalha como coordenador de Planejamento e Controle de Produção (PCP) na empresa Seara Alimentos, comemorando 27 anos de carreira profissional no segmento da indústria.
Já atuou em grandes companhias e multinacionais, como a Companhia de Bebidas das Américas (Ambev), em que iniciou na função de auxiliar de serviços gerais, passando pelo almoxarifado, conferente, supervisor de armazém, coordenador de armazém e até chegar a coordenador de transporte.
Ao seguir cronologicamente, na empresa Mercado Livre foi coordenador de Cross Docking {estratégia logística de minimização ou eliminação do tempo de armazenamento de mercadorias, cujo procedimento agiliza a cadeia de suprimentos, reduz custos e diminui o risco de roubo, e exige um planejamento logístico rigoroso e sistemas integrados para funcionar}. Já na Rodalog, especializada em transporte e logística, desempenhou o papel de coordenador de Operações.
Embora seja experiente mas pistas de corrida, a prática da atividade física entrou na sua vida pelo futebol. “Desde adolescente sempre fui envolvido com o esporte - futebol, voleibol, handebol, basquete e tênis de mesa. A corrida passou a fazer parte da preparação física quando estava nas categorias de Base do Internacional de Lages. Voltei a correr em 2013. Já perdi as contas de quantas competições de corrida disputei; são inúmeras.” E como todo bom amigo que se preze, os de Clévison foram implacáveis na hora de inventar um apelido para ele; ele atende por “Cabelo”.
Uma marca para guardar no coração - Ininterruptamente, chovesse ou ventasse, Clévison correu todos os dias do ano de 2024, que era bissexto e, portanto, tinha um dia a mais - 366. Ao todo foram percorridos 1.600 quilômetros em 159 horas. Em 2024 correu a distância equivalente a 11 meia maratonas - 21,1 quilômetros, contabilizados, então, 232,1 quilômetros. Foram 11 meia maratonas o ano todo - uma por mês, exceto no mês de julho, quando completou uma maratona (sim, bem isto que você leu!). Em uma destas corridas de meia maratona, Clévison fez 21,1 quilômetros em 1h44min, com ritmo de 4,58 quilômetros por hora.
Você acha que acabou? Clévison tem fôlego de para dar e vender. Pois rolou maratona também. O atleta passou dos 42,195 quilômetros de uma maratona; foram 42,2, concluídos em 4h40min, com ritmo de 6,39 Km/h.
Seu pódio mais recente foi em 2022, na Corrida Rústica dos Jogos Comunitários de Lages (Jocol) - edição 2022 - promovidos pela Prefeitura de Lages/Fundação Municipal de Esportes (FME), conquistando o 5º lugar na sua categoria. Clévison garantiu troféu, com seu número 607 no peito. Ele fez 7,3 quilômetros em 35min40s em um ritmo de 4,50 Km/h.
Quase meia centena de medalhas na coleção - Todas queridas do coração
“Atualmente no quadro de medalhas são 46, mas algumas outras já se perderam no tempo.”
Ao lado de sua amada, as melhores experiências
“Corro todas as provas ao lado da minha esposa, desta forma, abro mão da competição com atletas da minha categoria. Corremos juntos todas as provas lado a lado. Minha companheira de aventuras.”
Qual sua corrida preferida?
“O desafio Beto Carrero é, sem dúvida, a mais especial de todas. São quatro provas em três dias, correndo dentro do Parque, em que os personagens das atrações interagem com os corredores.”
“*42 Km de pura diversão!
Foram 3 dias incríveis no Desafio Beto Carrero 2025
Pelo 3º ano consecutivo participamos da corrida mais encantadora e divertida de todas.
Cada prova foi uma celebração do esforço e da dedicação constante em ter um estilo de vida voltado para o esporte.
Nos divertimos como crianças num parque de diversões, porque é isso que a corrida representa pra gente: Um espaço de liberdade, risos, apoio superação e propósito.
E ao meu lado, como sempre, minha companheira de aventuras @anapaulaschemes ❤️🍿🫶.
Juntos, seguimos correndo, não para provar algo a alguém, mas para lembrar quem realmente somos e o quanto isso nos faz bem.
Valeu @tatischemes e @eng.edervcosta pela parceria nestes dias.
Ano que vem tem mais!
Queria ter postado antes, mas a vida anda ‘corrida’ 😁😁” - 9 de agosto de 2025, na rede social Facebook.
O atleta Clévison refere-se ao Desafio Beto Carrero World, no município Penha, nos dias 1º, 2 e 3 de agosto de 2025, evento com cinco, seis, dez e 21 quilômetros, totalizando uma maratona - 42 quilômetros, e três quilômetros Family Run. Organizada por Corre Brasil. Uma maratona possui a distância oficial de 42,195 quilômetros. Esta medida foi estabelecida pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF, em inglês, International Association of Athletics Federations) e é baseada na distância percorrida nos Jogos Olímpicos de Londres em 1908.
“Passo a passo, cada treino me aproxima de um sonho maior!” Clévison quer mais, agora se prepara para se tornar triathleta, e encontra gás justamente nos malabarismos que faz para dar conta dos compromissos do dia a dia
“Atualmente estou treinando para me tornar triathleta. É sempre batalha conciliar trabalho com treinos e descanso.”
“Sempre fui movido pelo esporte. Futebol, futsal, voleibol, handebol, basquete... e a corrida sempre esteve presente, como coadjuvante na manutenção da forma física. Mas hoje, ela significa muito mais. Ela se tornou meu teste pessoal, meu desafio diário para provar que o impossível é apenas um limite ainda não superado.
Agora, um ano antes de completar meio século de vida, a jornada de treinos se intensifica. Após os 366 dias consecutivos de corrida, e completar a primeira maratona.
O desafio passa a ser a preparação para o primeiro triathlon, e a montanha à frente parece imensa.
Mas não importa o tamanho do desafio, e sim a força da vontade que nos leva adiante. Cada quilômetro percorrido é uma vitória contra as dúvidas, contra o cansaço, contra qualquer voz que tente me convencer a parar.
Não faço isso apenas por mim. Faço para honrar meus filhos, @naswliz, @nattliz, @nalitawolff e @natan.swl, mostrando a eles que a determinação vence qualquer obstáculo.
Faço para retribuir o apoio incansável da minha companheira de aventuras @anapaulaschemes que me incentiva a ser melhor todos os dias.
Faço para inspirar quem, como eu, acredita que nunca é tarde para ir além.
Se há um sonho, há um caminho. Se há um desafio, há uma superação. A idade não define nossos limites, somos nós que escolhemos até onde queremos ir.
E eu decidi ir além”
Triathlon - Palavra grega que designa um evento atlético composto por três modalidades. Atualmente, o nome triatlo é em geral aplicado a uma combinação de natação, ciclismo e corrida, nesta ordem e sem interrupção entre as modalidades. Exceto o Ultraman, feito em três dias.
Clévison e suas hashtags nas redes sociais - #TriathlonIniciante #AmadorComOrgulho #CorreComigo #DisciplinaNaVeia #TriathlonDoZero #ProjetoTriatleta #DiárioDeTreino #StravaBrasil #MotivaçãoEsportiva #SuperaçãoDiária #JuntosNoProcesso
O Instagram de Clévison é @clevisonwolff
Diariamente, treinos disciplinados, constantes e compensadores
“Treinos de fortalecimento duas vezes por semana, acompanhado de um cardápio individualizado, baseado no ressuprimento calórico de acordo com o gasto diário; Corrida três vezes por semana; Natação duas vezes por semana, e Bicicleta três vezes por semana. De 45 a 60 minutos em cada dia. Optei por ter um treinador para a natação, que é a modalidade na qual preciso me desenvolver tecnicamente.”
De corrida são de cinco a 21 quilômetros percorridos a cada período/dia de treino
“São treinos variados, de cinco, dez, 15 e 21 quilômetros. Corro nas ruas da cidade, cruzando sempre pela Avenida Carahá.”
Carga nutricional de todo dia
“Suplementação básica com creatina e whey protein.”
A sede por mais e mais
“Já fiz o percurso de maratona, mas não foi em prova oficial. Sensação única de orgulho e superação. Mas, aí veio aquela voz dizendo: ‘Fechou os 42 Km, e agora?’ Foi após finalizar o percurso da Maratona que decidi partir para o Triatlhon.”
“Seja onde for, completar os 42,195 metros de uma maratona sempre será especial.”
Um sonho?
“Correr uma São Silvestre.”
100 anos de São Silvestre
A quase centenária Corrida Internacional de São Silvestre segue quebrando barreiras. O evento idealizado pelo jornalista Cásper Líbero em 1925 foi ganhando cada vez mais força com o passar dos anos, até se tornar o principal evento do gênero no Brasil e na América Latina. Desde então, somente foi interrompida em 2020, em decorrência da pandemia do novo coronavírus - Covid-19.
A Prova chegou aos seus 100 anos de história em 2024 e irá completar a sua 100ª edição em 2025, com o slogan “Celebre essa Tradição”. São dois anos para celebrar o esperado centenário de uma competição marcada por inovações, famosa por reunir atletas amadores e profissionais em um espaço esportivo.
Seu prestígio e importância para os corredores fica evidente com a grande procura que provoca a cada edição, tornando-se uma meta para os corredores de todos os Estados do Brasil e do exterior no fechamento do ano esportivo. Tradicionalmente, acontece no último dia de cada ano - 31 de dezembro - a poucas horas do Réveillon, a Virada de Ano - Ano Novo, mais um motivo como incremento às festividades de fim de ano e férias.
O percurso total da Corrida Internacional de São Silvestre é de 15 quilômetros. A largada acontece na Avenida Paulista (entre as ruas Frei Caneca e Augusta), próximo ao número 2.084, e a chegada ocorre em frente ao prédio da Fundação Cásper Líbero, também na Avenida Paulista, nº: 900. Trajeto clássico por pontos históricos e simbólicos de São Paulo. Para os pequeninos existe a São Silvestrinha.
Inspiração francesa
1924
O jornalista Cásper Líbero idealizou a São Silvestre após acompanhar, em 1924, uma corrida noturna francesa em que os competidores carregavam tochas de fogo durante o percurso. O êxito das Voltas de São Paulo (1918) e de Piracicaba (1919), além de outras competições do início do século XX, foram acrescidas como inspiração ao criador da prova.
Os campeões da 99ª edição da Corrida de São Silvestre - 2024
Wilson Too
Naturalidade: Quênia
Horário da Largada: 7h30min
Tempo: 44min21s
Percurso: 15 Km
Agnes Keino
Naturalidade: Quênia
Horário da Largada: 7h40
Tempo: 51min25s
Percurso: 15 Km
Fonte informações: Site Oficial Corrida Internacional de São Silvestre - ww.saosilvestre.com.br.
O futuro triathleta Clévison e sua rica história
Ídolo dos seus filhos, inspirado no piloto Ayrton Senna e tendo o seu pai Neri como ídolo, o palmeirense idolatra uma figura do atletismo de Lages, o Professor Caju, como ele próprio menciona, uma lenda lageana, amante de corrida. Em décadas passadas, Professor Caju, flamenguista fanático pelo time carioca, fundou a torcida organizada FlaCaju e era tão alucinado pelo clube que chegou a ir em jogo no Estádio Jornalista Mário Filho, Maracanã ou, carinhosamente, Maraca, no Rio de Janeiro, com faixa e tudo mais. E presenciou o espetáculo dos “imortais do futebol”, Arthur Antunes Coimbra e Leovegildo Lins Gama Júnior, o Zico e Maestro Júnior, respectivamente, em um amistoso em um jogo amistoso em Lages no Estádio Municipal Vidal Ramos Júnior. Professor Caju corria pelas ruas sem camisa, todavia, quando com camisa, era com o manto rubro-negro sobre a pele, tamanha a dimensão da sua paixão.
Geminiano, Clévison tem traços deste 3º signo do Zodíaco, inerentes às pessoas nascidas entre 21 de maio e 20 de junho; regido por Mercúrio e caracterizado por comunicação, curiosidade, inteligência, agilidade mental e versatilidade. Os geminianos são conhecidos por sua mente ágil e adaptabilidade.
E sua agenda de competições para 2025 e 2026?
“Em 2025 vamos finalizar o ano com três provas locais. Para 2026, o plano é participar da maratona de POA, em maio, e do Challenge em Floripa (Triatlhon), em novembro.”
A 41ª Maratona Internacional de Porto Alegre será realizada em 30 e 31 de maio/Clube dos Corredores de Porto Alegre (Corpa), a partir de 6h - Maratona, Meia Maratona, Desafio Gaúcho, Corrida Rústica - Corridas Individuais de cinco quilômetros e dez quilômetros e Corrida Infantil “Maratoninha”. Deverá ser um marco, reunindo 30 mil corredores em diversas modalidades, ou seja, com provas para todos os níveis e idades.
As distâncias das modalidades são as seguintes:
- Maratona - 42.195 metros
- Meia Maratona - 21.097 metros
- Corridas Participativas (Rústicas cinco quilômetros e dez quilômetros)
- Corrida Infantil Individual - “Maratoninha” - com distâncias e idades variadas em caráter não competitivo (participativo) -
3 a 4 anos - 50 metros
5 a 6 anos - 60 metros
7 a 8 anos - 80 metros
9 a 10 anos - 100 metros
11 a 12 anos - 200 metros
13 a 14 anos - 400 metros
- Desafio Gaúcho: Meia Maratona individual (30/05/2026) em caráter competitivo e Maratona individual (31/05/2026) em caráter competitivo
Enquanto o Challenge Florianópolis geralmente envolve dez mil atletas de 15 países e aproximadamente 200 voluntários. Conta com Natação - 750 metros, Ciclismo - uma volta - 30 quilômetros e Corrida - uma volta - sete quilômetros. Sprint Distance, Half Distance e Challenge Junior. Há, aliás, o Challenge Fortaleza, no Ceará, e em outras partes do mundo. Em Florianópolis, a edição 2025 será no dia 30 de novembro e irá abalar Jurerê Internacional.
O Challenge Florianópolis trata-se de uma competição esportiva técnica de caráter internacional, inclinada à participação de atletas amadores e profissionais, e regida pelas normas da Challenge Family e pelas regras técnicas do triatlo.
Um evento com enfoque na prática desportiva individual, com objetivo competitivo, envolvendo ranking, classificação e premiação. Não é caracterizado como espetáculo, show esportivo ou evento cultural de entretenimento, mas, sim, como prova técnica de competição, exclusivamente de performance esportiva dos atletas.
Quais seus planos pessoais, profissionais e no esporte para o futuro?
“Seguir conciliando o esporte com a vida profissional, chegar o mais longe possível com este estilo de vida, incentivando outras pessoas a se desafiar.”
Agora, vamos conhecer a família do Clévison, e sobre seus gostos?
O atleta Clévison é filho de Maria, dona de casa, e de Neri, vigilante. De três rapazes, é o filho do meio; seu irmão mais velho, José, tem 53 anos, e o irmão mais novo, Christian, 30.
Casado com Ana Paula, que trabalha como analista de Operações de Risco na Ambev. Suas riquezas são os quatro filhos - Natalie, Natália, Nalita e Natan; já são independentes e trabalham, exceto Natan, que está finalizando o ensino médio. “Meus filhos, meus motivos”, confessa Clévison, um pai orgulhoso, apaixonado e exemplar. Clévison tem três enteados - Guilherme, de 20 anos, e os gêmeos são Felipe e Gabriela, de 11 anos. “A família é grande. É uma turma”, brinca o atleta.
Uma galera inteira da família “fissurada” no esporte
“Todos no mundo da corrida. Natália e Nalita desde cedo competiram pela Avofel {Associação de Voleibol Feminino de Lages}; hoje jogam por hobby com amigos. Natan compete futsal desde os sete anos. Foi selecionado em duas ‘peneiras’ pelo Joinville Futsal. Mas, preferiu ficar em Lages para concluir os estudos. A sogra Eurelia, a cunhada Tatiane e o cunhado Eder também correm. O sogro Willian pratica boxe. Gabriela faz escolinha de vôlei na Avofel e, Felipe, escolinha de futsal na Marka. A turma gosta de um agito.”
O que “curte”, além de correr?
“Gosto de ouvir música, bom rock e ‘maratonar’ séries com a esposa.”
Seu livro favorito é A Arte da Guerra, dos gêneros “tratado” e “não ficção”, de Sun Tzu; Extraordinário, o filme, dos gêneros “Infantil”, “Familiar”, “Melodrama”, “Drama”, “Amadurecimento” e “Comédia”, de autoria de Raquel Jaramillo Palacio - R.J. Palacio, e direção de Stephen Chbosky; música My Hero, da banda Foo Fighters, e banda Offspring, americana, de punk rock, fundada há 41 anos.
Clévison gosta da cor verde, da fragrância do perfume Malbec Bleu e de usar bermuda. Quando o assunto é culinária, um prato bonito de bife com fritas. Bebida, cerveja.
Sua crença?
“Creio em Deus Pai e em Jesus, seu único Filho.”
Lugar inesquecível já visitado?
“Gramado é especial.”
Uma viagem?
“Itália até Suíça.”
Um lugar desejado para conhecer
“Inglaterra.”
Um dia inesquecível?
“09/09.”
Um treino?
“O próximo.”
Uma meta?
“Completar um triathlon.”
Um desejo?
“Seguir evoluindo como atleta e como pessoa. Mostrar que nunca é tarde para começar - ou recomeçar - algo grande.”
Qual seu projeto de vida?
“Transformar minha jornada como atleta amador em uma ponte para motivar outras pessoas a viverem com mais saúde, propósito e disciplina. Quero criar conteúdos, participar de eventos e, futuramente, desenvolver projetos que incentivem o esporte entre trabalhadores, pais, pessoas acima dos 40. Todos que acham que ‘não dá mais’. Dá sim. Eu sou prova disso.”
Sua esperança?
“Que mais pessoas descubram no esporte um caminho de superação e saúde - e não apenas competição. Que cada passo, mesmo pequeno, seja valorizado.”
Um lema?
“Paciência é uma virtude.”
Uma frase?
“Você nunca sabe a força que tem, até que sua única alternativa é ser forte. (Jhonny Deep)”
Um desejo para o esporte de Lages?
“Que o esporte seja mais acessível, com estrutura para quem quer começar e visibilidade para quem já inspira. Lages tem atletas incríveis que só precisam de espaço e incentivo.”
Desejo para o esporte do Brasil?
“Que o esporte amador seja valorizado como ferramenta de transformação. O Brasil precisa olhar além do pódio e reconhecer quem move a base; quem inspira na rua, no parque, no treino solitário.”
Seu desejo para a cidade de Lages
“Que Lages abrace a cultura esportiva como parte do seu desenvolvimento. Mais eventos, mais apoio, mais incentivo ao movimento.”
Conselho seu para a juventude e um conselho para a humanidade
“Para a juventude: Comece antes de achar que está pronto. A vida não espera e o hábito vence o talento quando este não se dedica.
Para a humanidade: Que possamos valorizar mais o processo do que a aparência, porque é na rotina e não é no pódio, que se constrói a transformação. Respeite a história das pessoas, não conhecemos seus motivos nem suas lutas.”
Afinal, quem é você? Quem é o Clévison? Como pode se descrever?
“Clévison é um atleta amador que encontrou no esporte um caminho de superação, disciplina e propósito. Pai, profissional e apaixonado por desafios, equilibra a rotina de trabalho com treinos intensos rumo ao triathlon.
Mais do que performance, ele acredita no poder da constância, do recomeço e da motivação real, aquela que nasce mesmo nos dias difíceis.
Seu projeto de vida é inspirar outras pessoas, especialmente trabalhadores, pais e atletas acima dos 40, a descobrirem que nunca é tarde para transformar o corpo, a mente e a vida por meio do movimento.”
As circunstâncias de ser um Orgulho Lageano
“Porque representa o reconhecimento sobre a superação silenciosa, a disciplina no anonimato e a inspiração que nasce de um exemplo real, de gente comum que pode fazer coisas extraordinárias com dedicação e humildade. Além de poder inspirar outras pessoas a ter um compromisso com a saúde, ter um propósito e constância sem se preocupar em competir com os outros, e sim, para ser cada dia melhor.”
Texto: Daniele Mendes de Melo
Fotos: Arquivo pessoal/Divulgação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!