Fotos: Ian Martins/Secretaria da Educação A mobilização de pais, estudantes e professores resultou na criação de dois ambientes de conhecimento voltados ao fomento da Educação Fiscal e da Sustentabilidade. Os espaços foram criados a partir da utilização de materiais recicláveis e contaram com a colaboração dos pais dos estudantes
Construir um futuro mais justo e responsável por meio da cidadania e do bom uso dos recursos. Esta é a intenção do Projeto de Educação Fiscal e Sustentabilidade desenvolvido pelas Unidades de Ensino do Sistema Municipal de Educação. Na Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) Professor Osni de Medeiro Régis, localizada no bairro Tributo, a mobilização de pais, estudantes e professores resultou na criação de dois ambientes de conhecimento voltados para o fomento da Educação Fiscal e Sustentabilidade.
Os espaços foram criados a partir da utilização de materiais recicláveis e contaram com a colaboração dos pais dos estudantes na montagem das estruturas. As atividades do Projeto de Educação Financeira envolveram estudantes das duas turmas de 1º Ano do Ensino Fundamental da escola, mas também participaram estudantes de 3º, 4º, 5º e 6º anos. Além das professoras Selma de Oliveira Alves e Vanessa Lopes de Liz, responsáveis pela execução do Projeto, participaram professores de diversos componentes curriculares, como Literatura e Produção Textual, Arte e Educação para Sustentabilidade.
No ambiente interno da escola foram criados o “Mercadinho Osni”, que simula um espaço de compra e venda de produtos, com o objetivo de educar sobre o sistema monetário e o consumo consciente, maquetes sobre o universo em que se passa a história do Porquinho Pipo e a grande descoberta, que introduz conceitos básicos sobre a aplicação de impostos, e jogos de tabuleiros usados na Oficina de Contraturno de Matemática Divertida, adaptados para o contexto da Educação Financeira.
Já no ambiente externo foi criado o Jardim da Diversidade. Dentro de seu espaço, permeada por brinquedos, personagens fantásticos, jogos e trabalhos realizados durante a execução do projeto, foi montada a Trilha do Conhecimento. O destaque do Jardim da Diversidade é a Casinha do Conhecimento, pintada de azul claro, decorada com flores coloridas de papel. A estrutura foi erguida com pallets de madeira doados e contou com a ajuda dos pais na construção. A casinha do Aprender se tornará um espaço lúdico permanente de incentivo à leitura.
A diretora do Departamento de Projetos, Estudos e Pesquisas da Smel, Schayla Pissetti, realçou o engajamento dos estudantes e professores nas atividades do projeto. “Iniciativas como essa demonstram que a educação fiscal, a educação para a sustentabilidade e a educação financeira conseguem ser desenvolvidas desde a educação infantil, desde que bem pensadas, com intencionalidade pedagógica. Podemos verificar aqui na Emeb Osni a criatividade dos professores, o engajamento em realizar essas atividades de cunho educacional e com aplicabilidade cotidiana. A devolutiva do projeto mostra que os conceitos trabalhados podem ser aplicados em diversos momentos da vida dos estudantes, e não só dentro da sala de aula enquanto um componente curricular”, realçou Schayla.
A professora Selma de Oliveira Alves relata como foi a execução do projeto. “A gente observa que a educação não acontece somente entre quatro paredes. Ela acontece embaixo de uma árvore, dentro da casinha, como a que fizemos aqui, fazendo uso também dos materiais recicláveis. Além da Educação Fiscal e Sustentabilidade, o trabalho também foi focado na alfabetização das crianças. Hoje podemos mostrar um pouquinho do trabalho realizado durante o ano e que foi abraçado pela direção, professores, estudantes e pais de várias turmas da escola”, destaca a professora Selma.
As estudantes Beatriz Antunes e Sophia Ribeiro Gonçalves, dos 5º e 3º anos do Ensino Fundamental, respectivamente, participaram da construção das maquetes e da contação de histórias do Porquinho Pipo, aprovaram as atividades do Projeto. “Foi muito bacana ter participado. Podemos nos divertir e ainda aprender sobre a correta utilização dos impostos”, relata Beatriz.
A devolutiva do Projeto junto à comunidade escolar foi realizada no dia 6 de novembro, com a realização de apresentações culturais e contações de histórias.
Texto: Glaucir Borges
Fotos: Ian Martins/Secretaria da Educação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!