Fotos:Marcos Heitor de Carvalho Investimento permanente na infraestrutura viária rural ocasiona incremento na economia, pois, otimiza o acesso dos produtores às propriedades e a logística de seus negócios, reduz prejuízos provocados por fatores meteorológicos e certifica que culturas agrícolas e pecuárias cheguem aos mercados consumidores com segurança e regularidade
A Prefeitura de Lages mantém um trabalho planejado e contínuo de melhoria e preservação das estradas da região rural do município, com a finalidade de oferecer melhores condições de trafegabilidade, principalmente em razão do escoamento da produção agrícola em todas as épocas do ano, e mais qualidade de vida às comunidades residentes. As ações são executadas por equipes próprias do Município e por empreiteiras terceirizadas, sob coordenação da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Pesca.
O investimento constante na infraestrutura viária rural gera um incremento na economia local, pois, facilita o acesso dos produtores as suas propriedades, reduz prejuízos causados pelas intempéries e assegura que culturas agrícolas - grãos, leite, hortifrutigranjeiros - e pecuárias e demais produtos cheguem aos mercados consumidores com segurança e regularidade.
Dados da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Pesca apontam que, entre outubro e dezembro de 2025, foram monitorados aproximadamente 621 quilômetros de estradas rurais. No mesmo período, foram aplicadas cerca de 2.975 toneladas de material pétreo, como, pedras, cascalho e brita para reforço das vias. O serviço de patrolamento (máquina motoniveladora) totalizou mais de 277 quilômetros neste intervalo.
Atualmente, as frentes de trabalho estão concentradas nas localidades Raposo, Morrinhos, Santa Terezinha do Salto Caveiras (Passo dos Fernandes), Potreiros, Rancho de Tábuas, Cadeados e Gramados.
De acordo com o secretário-adjunto da Agricultura, Pecuária e Pesca, Ronaldo Duarte, o trabalho técnico segue etapas fundamentais para se manter a durabilidade das estradas. “A conservação começa com a conformação da pista, realizada com a patrola, que faz o abaulamento, ou seja, deixa o centro da estrada mais alto que as laterais, além da retirada de buracos. Em seguida é feita a compactação com rolo compactador”, explica.
Na sequência, entram as máquinas retroescavadeiras para a limpeza de valas e drenagens pluviais, incluindo saídas de água e os dispositivos bocas de lobo e caixas de contenção. Sempre que necessário também é realizada a construção e instalação de novas bocas de lobo, essenciais para o correto escoamento das águas das chuvas e à preservação das vias rurais. “Contamos com sete equipes que atuam diretamente na conservação das estradas do interior, sendo três equipes próprias e quatro terceirizadas. A orientação da prefeita Carmen Zanotto é clara: Manter um trabalho constante e rotineiro, para termos condições adequadas de trafegabilidade aos produtores rurais e as suas famílias”, destaca o secretário-adjunto.
Em paralelo às estradas, a Prefeitura trabalha de forma frequente na conservação de pontes e estruturas complementares. “Temos equipes responsáveis pela manutenção de pontes, ‘mata-burros’ e bocas de lobo. Realizamos ainda, com equipe própria e conforme a legislação municipal, os serviços de manutenção relacionados ao ‘Porteira Adentro’ nas propriedades rurais. Assim, cumprimos a missão da administração municipal em incentivar e a produção agrícola, com segurança no transporte, e alcançamos melhores condições de vida para quem vive e trabalha no interior do município, e desenvolvimento econômico para Lages”, conclui Ronaldo Duarte.
Texto: Ari Junior
Fotos: Marcos Heitor de Carvalho
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!