Prefeitura de Lages dá sequência a ciclo de capacitações em Unidades Básicas de Saúde para qualificar atendimento às mulheres em situação de violência
16/07/2026 09:58:33
Foto: Fábio Pavan
Políticas para a Mulher e para a Pessoa Idosa 16/07/2026 09:58:33
Prefeitura de Lages dá sequência a ciclo de capacitações em Unidades Básicas de Saúde para qualificar atendimento às mulheres em situação de violência
Proposta é preparar equipes de saúde e demais servidores para identificar sinais de violência, acolher mulheres de forma humanizada e realizar encaminhamentos adequados à rede municipal de proteção
A Prefeitura de Lages segue com o ciclo de capacitações voltado aos profissionais que atuam nas 26 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. A iniciativa, desenvolvida de forma integrada pela Secretaria de Políticas para a Mulher e para a Pessoa Idosa e Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (APS), já realizou quatro formações e tem apresentado resultados positivos.
Além da atualização dos protocolos de atendimento, as capacitações têm proporcionado um espaço de diálogo entre os profissionais, permitindo a troca de experiências e o compartilhamento de situações vivenciadas no dia a dia das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
A proposta é preparar as equipes de saúde e demais servidores para identificar sinais de violência, acolher as mulheres de forma humanizada e realizar os encaminhamentos adequados à rede municipal de proteção. “A violência contra a mulher exige uma atuação integrada e preparada de toda a rede pública. Ao investir na capacitação contínua das equipes das Unidades Básicas de Saúde, estamos qualificando o atendimento e oferecendo mais segurança para que as mulheres encontrem acolhimento e orientação quando precisarem. Cada profissional preparado representa uma oportunidade de interromper o ciclo da violência e garantir o acesso aos serviços de proteção”, destaca a prefeita Carmen Zanotto.
Durante as formações são abordados os diferentes tipos e ciclos da violência contra a mulher, os fluxos de atendimento da rede municipal, as atribuições dos órgãos envolvidos, os serviços oferecidos pela Secretaria de Políticas para a Mulher e para a Pessoa Idosa e os procedimentos previstos na legislação vigente.
A secretária de Políticas para a Mulher e para a Pessoa Idosa, Suzana Duarte, ressalta que a participação das equipes tem sido um dos principais diferenciais do projeto. “Os profissionais têm contribuído de forma muito participativa durante os encontros, compartilhando experiências, esclarecendo dúvidas e enriquecendo as discussões. Este retorno demonstra o interesse das equipes em aprimorar o atendimento e torna as capacitações ainda mais produtivas para toda a rede.”
As capacitações são conduzidas pela diretora de Articulação de Políticas Públicas e Enfrentamento à Violência contra a Mulher, Marina Liz Pereira, que apresenta os protocolos e orienta as equipes sobre os procedimentos adotados no município para garantir um atendimento adequado às mulheres em situação de violência.
Cronograma das próximas capacitações
As formações ocorrem sempre das 15h às 17h, em horário reservado às equipes das Unidades Básicas de Saúde.
Julho
16/07 - Unidade Básica de Saúde (UBS) bairro Santa Mônica
17/07 - UBS Promorar
20/07 - UBS Frei Rogério
22/07 - UBS Petrópolis
23/07 - UBS São Francisco
24/07 - UBS São Cristóvão
Agosto
06/08 - UBS Santa Helena
07/08 - UBS Guarujá
10/08 - UBS Universitário
12/08 - UBS São Pedro
13/08 - UBS Penha
14/08 - UBS Santa Catarina
18/08 - UBS Centro
19/08 - UBS Habitação
20/08 - UBS Conta Dinheiro
21/08 - UBS Centenário
24/08 - UBS Vila Nova
25/08 - UBS Tributo
26/08 - UBS Coral
27/08 - UBS São Miguel
31/08 - UBS Popular
Setembro
1º/09 - UBS Vila Mariza
Texto: Ari Junior
Foto: Fábio Pavan
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!